Publicidade:

13 boas razões para fazer Erasmus

Existem várias razões para fazer Erasmus. Na verdade, esta é uma aventura que jamais esquecerá e que lhe poderá trazer muitas vantagens.

13 boas razões para fazer Erasmus
Saiba por que razões deve embarcar nesta aventura

Viver uma experiência de Erasmus é algo de incrível, uma experiência que certamente levará consigo para toda a vida! Em primeiro lugar, o simples facto de viver noutro país que não o seu traz uma enorme aprendizagem e crescimento pessoal. Mas há várias outras razões para fazer Erasmus, que não pode deixar de conhecer. Leia, pois, com atenção a informação que se segue e mergulhe nesta aventura que poderá ter um verdadeiro impacto no seu futuro.

Conheça 13 excelentes razões para fazer Erasmus


erasmus

1. Conhecer-se melhor a si mesmo

Uma experiência deste tipo ajudá-lo-á a conhecer-se melhor, a dar-se conta dos seus pontos fortes e das suas fragilidades, assim como a aprender a ultrapassar as barreiras que se colocam no seu caminho e a contornar os obstáculos.

2. Aprender a virar-se sozinho

Não vai ter os cuidados e os mimos da mãe ou do pai e, perante isto, terá de se desenrascar sozinho! Pode parecer uma realidade dura, mas, no final, sairá muito mais fortalecido! Efetivamente, quando está sozinho aprende a conhecer os seus limites e medos e a ter coragem para enfrentar os sozinho os desafios que a vida coloca no caminho.

3. Tornar-se fluente numa outra língua que não a sua

Dentro das razões para fazer Erasmus, encontra a possibilidade de se tornar fluente numa outra língua que não a sua. Seja o inglês, francês, italiano, espanhol, entre outros idiomas, a verdade é que terá de falar diariamente uma língua estrangeira, e isso poderá, no futuro, trazer enormes vantagens profissionais e ser uma mais-valia no seu curriculum.

4. Aumentar a sua rede de contactos

Fazer um programa de Erasmus aumenta a sua rede de contactos, sem dúvida! Vai conhecer muitas pessoas, vindas de vários países diferentes, o que lhe pode trazer imensas vantagens, pessoais e profissionais.

5. Abrir portas para trabalhar ou visitar o estrangeiro

O programa de Erasmus pode, de facto, abrir portas para trabalhar no estrangeiro ou, simplesmente, ter amigos que o acolherão em suas casas e farão de guias turísticos quando visitar o país onde vivem! Só pontos positivos!

6. Enriquecer o seu Curriculum Vitae

Uma experiência deste tipo no seu CV poderá destacá-lo entre vários candidatos a uma determinada posição no mercado de trabalho. Na verdade, os especialistas em recrutamento consideram que esta seja uma experiência crucial para quem quer marcar a diferença no momento de conseguir um trabalho, não somente pelos conhecimentos adquiridos, mas também porque quem faz Erasmus é visto como alguém com a “mente mais aberta”.

7. Tornar-se uma pessoa ainda mais interessante

Quem embarca num programa de Erasmus, torna-se, sem dúvida, uma pessoa ainda mais interessante, mais tolerante, mais paciente, mais multifacetada e desenrascada.

8. Aprender a relativizar os problemas da vida

Os problemas que lhe pareciam enormes antes de fazer Erasmus vão parecer-lhe bem mais relativos, e vai aprender coisas que nunca aprenderia na faculdade. Será também alguém com imensas histórias para contar e com capacidade de olhar a mesma situação por vários prismas.

9. Conhecer uma país e cultura diferentes

Fazer Erasmus permite-lhe conhecer um outro país, com uma nova cultura, do ponto de vista de quem lá vive diariamente, podendo até mudar de ideias relativamente ao que primeiramente pensava em relação ao mesmo.

10. Saber gerir as suas finanças pessoais

Esta experiência fará com que também aprenda a gerir bem as suas finanças pessoais e o seu orçamento mensal, o que será uma aprendizagem muito útil para a vida!

Como pode verificar, são várias as razões para fazer Erasmus. É, sem dúvida alguma, uma experiência que não deverá deixar de fazer, caso tenha oportunidade para tal.

11. “Ganhar mundo”

Como é que ganham mundo a fazer Erasmus na Suíça, por exemplo? É só um país, dirão. Não é. O campus de cada universidade é um pequeno mundo onde farás amigos de todos os continentes. Nem só de Erasmus vivem as universidades Europeias!

A Alemanha, por exemplo, é um dos principais destinos de estudo do mundo. Facilmente terá colegas do México à Índia, dos Estados Unidos à Austrália ou do Quénia à China.

Só por viver e conviver com pessoas de diferentes culturas já será, no final desta aventura, uma pessoa mais rica, mais tolerante à diferença e disponível para novas experiências.

12. Conhecerás outras formas de ensino e de aprendizagem

Assim como matérias e perspetivas novas. Por exemplo, será muito interessante conhecer o outro lado da História de Portugal, ou seja, a História de Espanha. Talvez ingresses numa universidade com regras rigorosas, no que diz respeito aos horários, ao vestuário ou ao comportamento. Serás, como consequência, mais atento, curioso, disciplinado e responsável.

13. Por fim, um bónus: uma casa de férias em vários cantos do mundo

Os teus amigos, agora, são internacionais. E, dependendo do quão sociável és, isso pode tornar possível o sonho de visitar meio mundo. Em regime de estadia grátis e guia incluído. Além disso, quando entrares no mundo do trabalho, amigos por todo o mundo, podem ser-te muito úteis.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.