Publicidade:

4 razões para fazer um seguro de vida

Conheça as principais razões para fazer um seguro de vida. Solteiro, casado, com ou sem dependentes, mais vale prevenir do que remediar, já diz o ditado.

4 razões para fazer um seguro de vida
Proteção financeira para qualquer eventualidade

Precisa de razões para fazer um seguro de vida? Então, gostará de saber que um seguro de vida funciona na base da prevenção face a um caso de infortúnio, de morte inesperada ou mesmo no caso de precisar de uma almofada financeira em caso de incapacidade.

Segundo a Autoridade de Seguros e Fundos de Pensões, um seguro de vida “é um seguro que garante, como cobertura principal, o risco de morte ou de sobrevivência (ou ambos) de uma ou várias pessoas seguras. Pode também incluir, como coberturas complementares, o risco de invalidez, de acidente ou de desemprego.”

4 razões para fazer um seguro de vida

Um seguro de vida que tenha como principal cobertura o risco de morte, o segurador paga ao beneficiário, definido pelo segurado, o capital acordado, caso o falecimento ocorra durante o período de vigência do contrato. Desta forma terá as seguintes salvaguardas:

1. Proteção familiar

4-razoes-para-fazer-um-seguro-de-vida

Assegurar que o seu cônjuge e dependentes se encontram protegidos em caso de morte inesperada é sem dúvida uma das principais razões para a contratação deste tipo de seguro, especialmente se estes dependem dos seus rendimentos para sobreviver.

2. Pagamento de despesas médicas e de funeral

4-razoes-para-fazer-um-seguro-de-vida

No caso de a sua família ter de enfrentar este infortúnio, as despesas médicas ou mesmo as despesas com o funeral são, por norma, bastante elevadas. Se o seu seguro de vida tiver estas coberturas associadas permitirá colmatar estas despesas.

3. Liquidação de impostos e dívidas

4-razoes-para-fazer-um-seguro-de-vida

Esta é sem dúvida uma questão relevante e uma das principais razões para fazer um seguro de vida: evitar que os seus familiares, conjugue ou dependentes vejam a sua vida dificultada face a dividas por si contraídas em vida, nomeadamente, e a título de exemplo, com o crédito habitação.

4. Prevenção financeira

4-razoes-para-fazer-um-seguro-de-vida

Outra das principais razões para fazer um seguro de vida é a prevenção financeira face ao risco de invalidez temporária ou permanente, de acidente e de desemprego, ou mesmo de doença grave.

Algumas seguradoras oferecem um conjunto de coberturas extra, que salvaguardam estas questões, designadamente:

  • Cobertura de doenças graves, que antecipam o capital seguro em caso de doença;
  • Acesso a médicos e hospitais no estrangeiro, no caso de doença grave;
  • Incapacidade temporária, garantindo um rendimento mensal em situações de acidente ou doença, por um período definido de tempo.

Expostas algumas das principais razões para fazer um seguro de vida, mesmo que seja solteiro e não tenha dependentes a seu cargo, já alguma vez se questionou como será o seu futuro se ocorrer algum imprevisto? Faça uma simulação e proteja o seu futuro a partir de hoje.

Veja também: