Publicidade:

Moamba à moda de Angola: receita com sabor a África

A moamba à moda de Angola é um prato delicioso e que arrasta alguma nostalgia em muita gente que nasceu ou viveu em África. Aprenda a fazer.

Moamba à moda de Angola: receita com sabor a África
Um prato intenso e repleto de sabor

A receita de moamba à moda de Angola que lhe sugerimos a seguir é um prato inesquecível e que fica na memória de todos os que a provarem. É comum ouvirmos parentes e amigos falarem das receitas angolanas sempre com muita saudade, pois são pratos intensos e que não deixam ninguém indiferente.

Moamba à moda de Angola: o sabor de África


moamba à angolana

A moamba à moda de Angola é um prato de que todas as pessoas que já estiveram no país falam. São sabores intensos e onde ingredientes menos usados na culinária portuguesa fazem grande furor. Os quiabos, por exemplo, apresentam uma textura muito diferente e que é preciso gostar, ou aprender a gostar.

A cozinha pode ser uma das formas mais interessantes de viajar. É através dos sabores que podemos revisitar locais, momentos, recordações, tradições, culturas e muito mais. Esta moamba à moda de Angola vai conseguir levá-lo até ao clima quente e de sabores intensos de África. Experimente e veja como é fácil conseguir uma refeição que a vai levar para bem longe daqui.

Esta receita deve ser preparada com galinha e não com frango, uma vez que a carne da galinha é mais rija e aguenta melhor o tempo de cozedura, evitando que a carne se desfaça (o que acontece no caso do frango, pois a carne é mais tenra). Porém, como não é muito fácil arranjar galinha hoje em dia, pode usar frango, mas diminua o tempo de cozedura para que a carne não se desfaça.

Moamba de galinha à moda de Angola

Ingredientes
1 galinha
8 dentes de alho
200ml de óleo de palma
400g de abóbora
3 cebolas
400g de quiabos (sem rama)
400g de feijão branco
400g de farinha de milho
sal q.b.
1l de água
jindungo q.b.
2 tomates maduros
Azeite q.b.

Modo de preparação

  1. Comece por cortar a galinha (se não conseguir arranjar galinha, pode usar frango) em pedaços e tempere-os com o alho picado, o jindungo e sal e deixe marinar cerca de uma hora.
  2. Depois, coloque a galinha numa panela, com um fio de azeite e deixe que aloure.
  3. A seguir, junte um pouco de óleo de palma e o feijão e envolva tudo muito bem. Acrescente o restante óleo de palma e deixe cozinhar.
  4. Corte os quiabos ao meio; o tomate em quartos, pique a cebola e descasque a abóbora, partindo-a em cubos.
  5. Junte a abóbora, os quiabos, os tomates e a cebola à galinha.
  6. Acrescente um pouco de água, tempere com sal a gosto.
  7. Deixe que tudo cozinhe em lume brando, para apurar sabor;
  8. Noutra panela, adicione a água e deixe que ferva. Junte a farinha de milho e mexa até engrossar, durante cerca de 15 minutos.
  9. Por fim, e logo que a galinha esteja cozida e o molho esteja espesso, sirva a moamba numa taça, acompanhado com a farinha de milho.

Nesta receita, o único ingrediente que pode ser mais difícil de apreciar são os quiabos, pois apresentam de facto uma textura muito diferente dos ingredientes mais comuns usados na cozinha portuguesa. Contudo, vale a pena experimentar e ficar a saber se gosta. Caso não seja de facto do seu agrado, pode simplesmente retirá-los da receita, embora esta perca parte da sua identidade.

Esta receita tradicional de Angola pode ter diferentes versões dependendo da região. É possível por isso encontrar moambas que levam também manteiga de amendoim, ou mesmo cenouras. Assim, pode adaptar a receita aos seus gostos, aos ingredientes que tem em casa e torná-la mais intensa se os seus convidados assim gostarem. Use a sua imaginação para fazer pequenas alterações, mas consiga sempre um prato pleno de sabor, memórias e muita tradição.

Veja também: