Publicidade:

3 atividades de reciclagem para crianças

Desenvolver atividades de reciclagem para crianças é essencial. Desde cedo, os mais novos podem e devem ter consciência desta pequena tarefa diária.

3 atividades de reciclagem para crianças
Saiba como sensibilizar os mais pequenos para a reciclagem

É deveras importante que se desenvolvam atividades de reciclagem para crianças. Na verdade, as crianças devem ser sensibilizadas para a proteção do meio ambiente, participando em atividades que promovam a reciclagem. Para tal, devem compreender que os materiais não se decompõem da mesma forma e que se podem tornar um perigo para os ecossistemas e para a manutenção da vida no planeta Terra.

Na verdade, é bastante fácil separar o lixo orgânico do reciclável. Paralelamente, em muitas localidades, existem programas de recolha do lixo reciclável. Mesmo assim, mesmo que não haja na sua localidade, pode procurar saber se existe alguma instituição que possa destinar o lixo de forma correta. Saiba então o que pode fazer e que atividades de reciclagem para crianças pode levar a cabo.

Reciclagem para crianças: 3 exemplos


reciclagem para crianças

1. Ensinar a separar o lixo

Para que as crianças saibam corretamente como separar o lixo têm de conhecer a diferença entre lixo reciclável e lixo orgânico, e também que cada tipo de resíduos deve ser colocado num contentor específico. Mesmo que não tenha separadores de lixo em casa, pode fazê-los com a ajuda do seu filho.

Assim, pode pegar em caixas de cartão e forrá-las com papel da cor de cada tipo de lixo, e depois colar também, para que não haja dúvidas, um cartão em cada uma das caixas, com o nome desse tipo de lixo. Relembrando: azul – papel e cartão; amarelo – embalagens plásticas e de metal; verde – vidro; cinza – resíduos indiferenciados; castanho – resíduos orgânicos.

Permita que a criança pegue num objeto e coloque na caixa correta. Deixe de lado todos os objetos que podem ser uma ameaça à segurança da criança, como vidro, por exemplo.

2. Fazer objetos a partir de material reciclado

Dentro das atividades de reciclagem para crianças, esta é muito interessante. Trata-se de, com a ajuda do seu filho, fazer objetos a partir de material reciclado, mostrando-lhe que, com imaginação, muita coisa pode voltar a ser usada. De facto, reciclar materiais consiste não só em separar lixo de forma correta, mas também em, sempre que possível, prolongar a sua utilização, transformando-o em algo útil e reutilizável.

Por exemplo, um caixote grande de cartão pode ser transformado numa casinha para as crianças brincarem. Mesmo que não tenha um grande, pode usar vários pequenos e fazer ruma montagem. Será uma atividade bastante divertida e educativa para fazer em família. Pode também usar latas de metal como vasos para plantas. Com rolos de papel higiénico pode criar brinquedos engraçados. Na internet encontrará várias ideias de construção!

3. Ofereça ao seu filho um livro sobre a importância da reciclagem

Ler é uma excelente forma das crianças aprenderem mais sobre o mundo em seu redor. Pode pesquisar no mercado por livros que se debrucem sobre a importância da reciclagem, adaptados à faixa etária do seu filho. Se o seu filho ainda não sabe ler, poderá ler-lhe a história, criando mais um momento de aprendizagem em família.

Estas são algumas atividades de reciclagem para crianças, que pode levar a cabo com os seus filhos.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.