Publicidade:

Refrescar a casa: 16 dicas para os dias quentes

Se está mais calor dentro de sua casa do que fora dela, é sinal de que precisa de refrescar a casa. Descubra como fazê-lo.

Refrescar a casa: 16 dicas para os dias quentes
Desça a temperatura de sua casa

Nos meses de calor, refrescar a casa é fundamental, para conseguir passar bem os dias e noites quentes. Se não tem ar-condicionado – ou tê-lo sempre ligado não é opção para si -, siga os nossos truques e dicas para uma casa de temperaturas amenas e verá como com estratégias muito simples, conseguirá que o termómetro desça uns graus. Faça do seu lar um refúgio para os meses de calor tórrido com as nossas dicas para refrescar a casa.

Como refrescar a casa e torna-lá mais amena


5 dicas para manter a casa fresca no verão

  1. Evite ligar muitos eletrodomésticos e aparelhos eletrónicos ao mesmo tempo. O uso da eletricidade gera calor, pelo que deve moderar o seu uso nos dias quentes.
  2. Prepare comidas que dispensam o uso do fogão ou do forno. Opte por saladas, ceviches, carpaccios, sushis e alimentos que, além de saberem bem no tempo quente, evitam o aquecimento do ambiente e, mesmo, o aumento da sua temperatura corporal.
  3. Se a sua garagem tem ligação com a casa, guarde o carro apenas quando ele tiver arrefecido. Caso contrário, o calor do motor irá passar para a estrutura da própria casa.
  4. Feche as portas das divisões que não são utilizadas durante o dia, para evitar que o ar fresco se escape para essas áreas. Já à noite, deixe todas as portas abertas, permitindo que o ar circule por todo o ambiente.
  5. Ligue o exaustor, pois é a melhor forma de eliminar o ar quente, sobretudo enquanto está a cozinhar.
  6. Livre-se das luzes incandescentes. Elas gastam cerca de 90% da sua energia com o calor que emitem, por isso, tornam o ambiente mais quente, além de consumirem mais energia elétrica.
  7. Invista em janelas com isolamento térmico.
  8. Se tiver jardim, plante árvores em frente às janelas que recebem luz direta do sol. Tal irá criar sombras, o que ajudará a refrescar o ambiente, reduzindo o calor absorvido pelo ambiente.
  9. Feche as persianas ou cortinas durante o dia e abra só quando a noite cair.
  10. Se possível, use um ventilador de teto, de parede ou um exaustor. Posicione um ventilador portátil de modo que ele sugue o ar mais frio da divisão de baixo e envie o ar quente para cima, em direção ao teto. Use uma combinação de ventiladores para criar uma boa circulação de ar. Coloque um ventilador potente perto de uma janela, para soprar o ar quente para fora e disponha ventiladores giratórios perto das outras janelas para soprar um ar mais fresco. Abrir a saída da chaminé pode ser outra forma de expulsar o ar quente para fora de casa e trazer o ar mais frio da noite para dentro.
  11. Faça um “ar-condicionado caseiro”. Para tal, coloque uma tigela de metal com gelo salgado à frente de um ventilador e ajuste-o de modo a que o ar sopre por cima do gelo. Conforme o gelo salgado derreter, o ar ao redor vai arrefecer e o ventilador vai soprar esse ar fresco pela divisão.
  12. Se tiver um sistema de ar-condicionado central, peça a um profissional para instalar um retorno de ar frio, de modo a puxar o ar naturalmente frio que desce e reciclá-lo para o resto da casa.
  13. Instale um sistema de ventilação individual para cada divisão com uma entrada para o ar frio, uma saída para o ar quente e controlo de temperatura e humidade. Isso vai permitir que acumule o ar frio da noite e o ar-condicionado o use durante o dia.
  14. Coloque os ventiladores de teto a girar no sentido anti-horário. Assim, eles levarão o ar quente para cima e uma brisa fresca circulará nas divisões. Para aumentar o efeito refrescante, ligue-os numa velocidade mais elevada.
  15. Em casas com sótão, faça uma abertura para ventilação e verá como um sótão mais fresco diminui a temperatura de toda a casa.
  16. Prepare a sua casa para os dias quentes, privilegiando uma decoração com tecidos leves, cores claras e plantas. Todos estes elementos ajudam a tornar as divisões mais frescas e resistentes às temperaturas altas.

Veja aqui algumas ideias para se refrescar e aproveitar os dias quentes >>

Além de ser simples, refrescar a casa é essencial para o conforto de todos, quer durante o dia, quer durante a noite. Se o local onde mora está muito exposto ao sol e o isolamento térmico não é o melhor, trate de seguir os nossos conselhos, isto se não quiser ter o ar-condicionado ou as ventoinhas ligados a toda a hora. Com pequenas medidas, é possível diminuir e muito a temperatura de sua casa e torná-la um local bem agradável para estar.

Veja também:

Limpeza e Arrumação