Publicidade:

5 passos para um relvado perfeito

Está farto de tentar e ainda não conseguiu o relvado perfeito? Chegou ao sítio certo.Temos para si 5 passos para ter um relvado perfeito. Conheça-os aqui.

5 passos para um relvado perfeito
Tenha o melhor relvado da vizinhança

Quer ter um relvado perfeito no jardim aí de casa, para poder usufruir do espaço com a família e amigos? É simples! Basta que siga os 5 passos que lhe vamos deixar neste artigo e, acredite, só pode correr bem.

5 passos para um relvado perfeito


relvado perfeitoFonte: Wyevale Garden Centres

1. Corte a relva na altura certa

Não, não tem de passar os seus sábados a cortar relva. Uma das etapas mais fundamentais para conseguir um relvado perfeito é obter a altura de corte ideal para o tipo de relva que tem e para a estação do ano em que se encontra.

A maioria das relvas pode sobreviver com um comprimento entre 5 a 8 centímetros durante a primavera e o início do outono. No verão, se possível, deixe-a um pouco mais alta. Mas, tenha em atenção que nunca a deve cortar abaixo da altura mínima recomendada, exceto no último corte da estação. Nesta altura, o comprimento deve ser de cerca de 4 centímetros para a maioria dos relvados.

2. Use uma lâmina afiada

O estado em que se encontra a lâmina com que vai cortar a relva é importante para que consiga obter um relvado perfeito. As empresas profissionais afiam as suas lâminas a cada 8 horas de uso. Mas, para a maioria dos privados, recomenda-se que o façam pelo menos duas vezes por ano.

As bordas irregulares causadas por uma lâmina em mau estado tornam mais difícil para a relva lutar contra pragas e doenças.

3. Regule a quantidade de água para rega

Regar demasiado a relva causa mais danos do que a falta de água. A maioria das relvas pode lidar com épocas secas, mas não com inundações. Lembre-se também que, principalmente no verão, só deve regar de manhã bem cedo ou ao fim do dia, para evitar o desperdício de água.

4. Não esqueça os suplementos

Para conseguir obter um relvado perfeito tem de cuidar dele com alguns suplementos, mas não é preciso exagerar. Quatro aplicações equilibradas de fertilizante por ano são suficientes: na primavera, no verão, no início do outono e após as primeiras geadas. Lembre-se sempre que deve seguir as instruções das embalagens de fertilizante.

Para além disso, convém lembrar que o seu uso excessivo, pode mesmo ter o efeito contrário e prejudicar o crescimento da sua relva.

5. Previna sempre

Como já é certo e sabido, a prevenção é o melhor remédio. Assim, fazer uma manutenção consistente da sua relva é essencial para que consiga obter um relvado perfeito. Reparar pequenas falhas e remover ervas daninhas são algumas das coisas que deve ir fazendo ao longo de todo o ano.

Veja também:

Limpeza e Arrumação