Publicidade:

O Propósito do Réseau International Cités des Métiers na Consultoria de Percursos Profissionais

Já ouviu falar do Réseau International Cités des Métiers? Explicamos de que forma esta rede se transformou para dar origem à Cidade das Profissões.

O Propósito do Réseau International Cités des Métiers na Consultoria de Percursos Profissionais
Como nasceu a Cidade das Profissões?

A Associação Réseau International Cités des Métiers (Rede de Cidades das Profissões) surgiu em França no seio da Cidade das Ciências e Indústria, na década de 90, com o objetivo de disponibilizar num único local vários serviços gratuitos de apoio à consultoria de carreira de percursos profissionais ao longo da vida, para um público indiferenciado, independentemente da escolaridade e estatuto.Foi com este desiderato que surgiu a primeira Cidade das Profissões localizada em Paris La Vilette e que conta atualmente com 25 anos de funcionamento.

Devido ao elevado número de visitas verificadas, fazia sentido replicar esta prática em diferentes territórios, o que aconteceu, inicialmente em França, mas que rapidamente se disseminou a outros países, designadamente na Europa em países europeus.

Embora a maioria das Cidades das Profissões esteja localizada em território francês, existem Cidades das Profissões também na Europa, em países como Portugal, Bélgica, Espanha, Itália, Suíça e Alemanha e também espalhadas pelo mundo, tais como a Ilha da Reunião, Maiote e Guadalupe.

Atualmente, a Associação Réseau International Cités des Métiers integra já 34 Cidades das Profissões, incluindo o Porto, dedicadas à orientação profissional ao longo da vida, sendo que está mais uma em fase de abertura! É em Portugal que irá surgir a próxima Cidade das Profissões já a partir de setembro de 2019, nomeadamente na cidade de Cascais! Existem, também, outras Cidades das Profissões em fase de projeto.

Consulte o mapa para ver todas as Cidades das Profissões em funcionamento!

As vantagens da Associação Réseau Internacional Cités des Métiers


cidade das profissões

A Associação Réseau Internacional Cités des Métiers tem também como objetivo oferecer um espaço de intercâmbio e colaboração entre especialistas da área de consultoria de carreira provenientes de diferentes territórios, permitindo a disseminação de boas práticas e o surgimento de novas ideias partilhadas, no sentido de melhorar a oferta de serviços prestados aos cidadãos. Aliás, esta é uma das grandes vantagens desta rede.

A rede também participa em projetos europeus, como por exemplo o Cocade e a Dimesca, que promovem o desenvolvimento de parcerias para os seus membros. A melhoria contínua com vista à prestação de um serviço de excelência ao público é um dos focos da Associação Réseau Internacional Cités des Métiers sendo, naturalmente, a formação dos membros que a integram, uma prioridade.

Todas as Cidades das Profissões trabalham com parcerias e é com base nestas parcerias que todo o trabalho é desenvolvido. Aliás, o Réseau promove uma cultura comum entre Cidades das Profissões que obriga ao respeito por determinadas regras, obviamente por forma a atender à realidade territorial intrínseca a cada uma. A gratuitidade dos serviços prestados ao público é uma destas regras.

A importância dos encontros internacionais


Anualmente, a Associação Réseau Internatitional Cités des Métiers promove um encontro internacional, a Spring School ou Winter School, dependendo da altura do ano em que se realiza, no qual estão habitualmente representadas todas as Cidades das Profissões espalhadas pelo mundo e onde a partilha de boas práticas é a palavra-chave.

No rescaldo da Spring School de 2019, cujo tema central foi “Transformações e Mutações Sociais relativas ao trabalho, às ferramentas colaborativas ao serviço do cidadão: Do desenvolvimento social, económico e territorial”, que decorreu em Paris, de 19 a 21 de junho, é de louvar o papel e propósito da Associação Réseau International Cités des Métiers, na partilha, na discussão e na oferta de serviços todos eles inteiramente gratuitos, numa área tão importante para a vida do cidadão, como é a consultoria de percursos profissionais ao longo da vida. De realçar, também, a promoção da partilha de boas práticas dos profissionais que trabalham nesta área da consultoria de carreira.

Nesta Spring School, a Cidade das Profissões do Porto, foi convidada a apresentar dois projetos para partilha com a rede, o Master Spitch e a App Cresce e Aparece. Houve também oportunidade de debater questões atinentes aos serviços prestados, num excelente momento de partilha entre Cidades das Profissões.

No dia da conferência, foram debatidas questões que se prendem com as necessidades do mercado de trabalho do futuro e respetivas preocupações, no sentido de fazer face às mudanças emergentes que ocorrem e que exigem respostas rápidas dos profissionais que trabalham esta área, bem como dos próprios empregadores/empresas. Escutaram-se especialistas de várias áreas sobre questões fundamentais do mundo do trabalho, tais como:

  • A nova realidade, necessidades e exigências dos millennials e da geração Z e a adaptação da sociedade a esta nova realidade;
  • O desafio que é a integração e a inclusão digital bem como a igualdade de oportunidades;
  • O trabalho com público específico e a inclusão social;
  • A mudança relativamente ao elevado aumento do número de pessoas que atualmente entra no mercado de trabalho e que pretende criar o seu próprio negócio (70%);
  • A partilha de boas práticas nos serviços prestados, como é o caso dos centros multiguidance implementados na Finlândia, nos quais se trabalham, num único local, várias áreas de atuação como a saúde, a educação e a consultoria de carreira indo ao encontro das reais necessidades reais, algumas delas primárias, do indivíduo;
  • Os desafios colocados aos líderes que trabalham em contextos multiculturais, cada vez mais exigentes;
  • O papel das Cidades das Profissões nesta nova realidade e a estratégia de atuação, nomeadamente ao nível da aprendizagem e das competências exigidas.

A Associação Réseau Cités des Métiers conta com um Comité Executivo responsável pelo seu funcionamento.

Sobre a Cidade das Profissões do Porto


A Cidade das Profissões do Porto abriu em 2006, inicialmente integrada na Fundação Para o Desenvolvimento Social do Porto. Em 2016, passou a incluir a estrutura organizacional da Câmara Municipal do Porto, Departamento Municipal de Coesão Social, Divisão Municipal de Promoção da Empregabilidade.

Além das várias iniciativas de agenda que ocorrem diariamente nas suas instalações (Workshops, Clubs, Iniciativas de Networking e Marketing Profissional), a Cidade das Profissões presta um serviço gratuito de consultoria de carreira através dos seus consultores especializados e parceiros, designadamente nas seguintes áreas:

  • Empregabilidade;
  • Empreendedorismo;
  • Desenvolvimento de competências-chave;
  • Desenvolvimento de competências;
  • Mobilidade internacional.

Venham conhecer-nos! Estamos à vossa espera na Rua das Flores 152-158 – Porto.

Veja também:

Cidade das Profissões Cidade das Profissões

A Cidade das Profissões é um serviço, promovido pela Câmara Municipal do Porto, que tem como missão promover a empregabilidade e o empreendedorismo das pessoas, apoiando-as na gestão dos novos desafios e transições profissionais e ajudando-as a descobrir o seu potencial profissional e a definir novas estratégias de abordagem ao atual mercado de trabalho.

Saiba tudo sobre emprego