Publicidade:

20 restaurantes no Algarve para experimentar nas férias

Se vai de férias para o sul do país, não deixe de visitar até estes restaurantes no Algarve. Todos garantem refeições ótimas e deliciosas.

20 restaurantes no Algarve para experimentar nas férias
Siga a nossa seleção de restaurantes

Com a chegada dos dias quentes de verão, a zona sul do país chama por si. Por isso, temos uma longa lista de 20 incríveis restaurantes no Algarve para todos os amantes desta região do país e, claro, de boa e variada comida.

Dos restaurantes com estrela Michelin às tasquinhas e cafés mais típicos, nada falta na nossa lista de restaurantes no Algarve que deve mesmo seguir para refeições cheias de sabor, com ambientes e preços bastante variados, para poder escolher conforme o seu gosto e a sua carteira, é claro!

Restaurantes no Algarve: 20 sugestões saborosas


marisco

EPICUR – Wine Boutique & Bar, Faro

O Epicur representa um conceito raro entre os restaurantes no Algarve. Trata-se de um bar de vinhos localizado no centro de Faro e com cerca de 250 rótulos portugueses para que haja sempre uma seleção ao seu gosto.

A acompanhar existe um cardápio de excelência, com tapas e as melhores opções de charcutaria e queijos que já provou.

Super Juice, Portimão

Para os adeptos de comida saudável e mais ligeira, esta é uma boa opção. No Super Juice encontra uma grande variedade de sumos e smoothies de legumes e frutas feitos na hora, assim como saladas, sandes e lanches saudáveis.

  • Morada: Avenida Tomás Cabreira – Edifício Casa da Praia loja 16
  • Contacto: 926 854 418
  • Ver restaurante >>

Restaurante Rainha, Silves

Por aqui serve-se boa comida tradicional portuguesa, muito bem confecionada e com ainda melhor apresentação – afinal também comemos com os olhos, verdade?

O restaurante fica num local discreto, mas com bons acessos e pode experimentar delícias como: salada de abacate com camarão, mexilhões com alho e queijo, vazia de vitela com molho bernaise ou bife de atum com espargos.

Pigs and Cows, Faro

O conceito deste novo espaço nasceu através das viagens feitas pelos fundadores, que encontraram inspiração em cada ponto visitado.
Por isso, aqui pode preparar-se para experimentar pratos diferentes, com sabores internacionais, então, faça um visite ao Pigs and Cows.

Restaurante & Bar Quinta da Saudade, Guia

A Quinta da Saudade mais parece um local encantado onde pode desfrutar de uma fantástica mistura de comida tradicional portuguesa com um toque contemporâneo do Mediterrâneo.

O trunfo para o sucesso e qualidade é o recurso a excelentes ingredientes locais de qualidade sazonal, cozidos de forma simples e bem, apreciado em boa companhia.

Com entradas de camarão tigre grelhado ao alho, azeite, vinho branco e o famoso molho piri piri da região ou queijo camembert frito com compota caseira. Para o seu principal desfrutar de uma fantástica idade seca Rib-eye bife grelhado com um molho de café de Paris, legumes da estação e batatas sautée, entre outros pratos de peixe fresco ou até mesmo opções vegetarianas são motivos mais que suficientes para lhe abrirem o apetite num dos mais emblemáticos restaurantes no Algarve.

  • Morada: Quinta da Saudade Restaurante Rustico & Bar – Vale de Parra, Guia
  • Contacto: 968 842 700
  • Ver restaurante >>

Spice Lounge, Albufeira

O restaurante Spice Lounge foi criado no ano de 2014 e está localizado em Albufeira. Dedica-se à confeção de comida indiana. Por isso, se for fã deste tipo de gastronomia, então prepare o apetite para se deliciar com tandoori, frango, cordeiro, camarão e legumes.

Maré Shrimp & Stuff, Olhão

Tal como o nome indica, aqui come-se marisco e do bom, com a vantagem de poder usufruir de uma vista incrível para o mar.
Na carta encontra pratos variados, onde também se inclui carne e deliciosos risotos, para acompanhar com a bebida especialidade da casa: Gin Mare.

Maria do Mar, Portimão

A Maria do Mar é mais conhecida por ser uma loja de conservas de peixe, que são, aliás um produto de excelência português e uma verdadeira tradição em Portimão. A ideia desenvolveu-se para a criação de um restaurante que têm este item como ponto principal.

Sardinhas com picante, atum em ervas aromáticas, filetes de cavala, petingas e Brama Rayi: já lhe abrimos o apetite?

Restaurante Ocean, Porches

“Sob as ondas do oceano existem tesouros e segredos de sabores por descobrir.” Está, assim, lançado o mote para lhe abrir o apetite para uma visita ao Ocean.

O restaurante abriu em 2007, com Hans Neuner como chef executivo e, em 2009, ganha a primeira Estrela Michelin, e, em 2011, conquista a segunda estrela.

É a sua oportunidade para experimentar comida elegante, requintada – ideal para se mimar no período de férias.

  • Morada: Hotel Vila Vita Parc – Rua Anneliese Pohl, Alporchinhos
  • Contacto: 282 310 100
  • Ver restaurante >>

Le Crô Portugal, Carvoeiro

As ofertas de Le Crô são saborosas e saudáveis e consistem mais em refeições ligeiras, do género snacks, do que em refeições muito complexas e estruturadas.

Pode experimentar: croissants caseiros salgados e doces com recheio de salmão, cream cheese e a decadente Nutella; panquecas sem glúten, iogurte orgânico com granola caseira e saladas bem frescas e deliciosas.

peixe grelhado

Real Portuguese Cuisine, Lagos

Neste restaurante no Algarve pode experimentar uma cozinha de fusão entre a gastronomia tradicional portuguesa e a cozinha contemporânea. É, por isso, um espaço perfeito para os apreciadores de boa comida, mas também dos bons momentos da vida.

Stews & More, Albufeira

Quando pensa em comida boa, de conforto, que lhe refrescam muitas memórias e trazem sorrisos, do que se lembra? Apostamos que a resposta é, maioritariamente, “a comida da avó”. E é precisamente isso que este restaurante deseja homenagear.

Tudo preparado com o mesmo amor de outros tempos e inserido num ambiente acolhedor e romântico.

Ribeira do Poço, Vila do Bispo

Quem lá vai diz que os petiscos são do outro mundo e que é isso realmente que faz com que nunca se fique por uma visita única.

No que às entradas diz respeito, pode experimentar percebes, moreira frita e lapas grelhadas. Quanto aos pratos principais: cataplanas e caldeiradas de peixe é tudo aquilo que não pode deixar de experimentar.

Casa Chico Zé, Lagos

Para quem não resiste a um delicioso peixe fresco grelhado, a Casa Chico Zé é mesmo o sítio a escolher na sua próxima visita a Lagos.

O cheirinho que se sente mal nos aproximamos deste restaurante é absolutamente irresistível e será motivo mais do que suficiente para se sentir compelido a entrar.

Ramires, Guia

Português que é português não rejeita um belo frango assado. E sabe bem em qualquer época do ano, faça frio ou faça chuva, estejamos de férias ou acabados de sair de um longo dia de trabalho.

Há muitos restaurantes no Algarve a  servir este petisco. Mas se estiver pela zona da Guia, então guarde um tempinho para o Ramires e comprove o que a experiência de 50 anos no fabrico do frango assado pode realmente valer.

São Gabriel, Almancil

Entre as árvores que caracterizam a estrada do Vale do Lobo, é possível encontrar o São Gabriel – mais um restaurante com estrela Michelin e sob a tutela do chef Leonel Pereira.

A inspiração desta cozinha são mesmo os pratos tradicionais portugueses, com um toque de inovação.

Marisqueira Fialho, Tavira

Este incrível restaurante mais parece um verdadeiro oásis gastronómico à beira da Ria Formosa. O local perfeito para apreciar marisco do bom e deliciar-se com uma refeição que ficará na sua memória durante muito tempo.

Espetadas de camarão e de tamboril, ensopado de enguias, peixe-rei, ovas de choco são apenas alguns dos pratos que poderá experimentar.

A Carpintaria, Tavira

Este nome curioso deve-se ao facto de o restaurante estar escondido numa velha carpintaria na pequena localidade de Luz de Tavira, o que faz com que passe muitas vezes despercebida.

Mas a verdade é que o interior “esconde” uma sala refeições ampla e bem decorada, onde o foco é a boa comida, como tempura de bacalhau, cachaço de porco, ensopado de javali ou carne de porco com amêijoas. É daqueles tradicionais restaurantes no Algarve a não perder.

O Alcatruz, Santa Luzia

O Alcatruz encontra-se localizado numa antiga adega e escondido numa ruela de Santa Luzia.

Prima a decoração alusiva à caça do polvo – algo muito típico na região, e é realmente o povo um dos elementos mais presentes no menu. Mas também pode provar cabidela de chocos ou cataplana de marisco.

Três Palmeiras, Tavira

Este espaço é a prova de que quando a comida é boa o resto pouco importa. E aqui a comida é muito boa, principalmente os pratos grelhados, sejam eles peixe ou carne.

A lista de restaurantes no Algarve vai ajudá-lo a tirar o máximo partido das férias. Afinal, é a melhor época para degustar bons pratos e iguarias regionais.

Bom apetite!

Veja também: