Publicidade:

10 restaurantes vegetarianos no Porto que deve conhecer

Na Invicta não se come apenas francesinhas e tripas! A prova disso mesmo são estas 10 deliciosos restaurantes vegetarianos no Porto.

10 restaurantes vegetarianos no Porto que deve conhecer
A Invicta vibra com novos restaurantes

Quer saber quais são os melhores restaurantes vegetarianos no Porto? Nós dizemos quais os locais que deve mesmo experimentar e onde não faltam muitas e boas opções para fugir dos habituais pratos de carne ou peixe.

Afinal, a revolução gastronómica que se tem vivido na Invicta e que já passou por muitos países – do Japão à Tailândia, da América ao México, não se ficou por aqui. Como consequência da cada vez maior procura por opções de alimentação mais saudáveis e alternativas, os restaurantes vegetarianos no Porto proliferam como cogumelos e merecem mesmo a sua visita.

Os melhores restaurantes vegetarianos na cidade das tripas


restaurantes vegetarianos no porto

Não pense que a gastronomia vegetariana é salada atrás de salada. Os menus são cada vez mais variados, ricos e nutritivos, que resultam em refeições cheias de cor, textura, sabor, com ingredientes do bem e que tão bem fazem. Conheça 10 bons restaurantes vegetarianos no Porto para conferir mais alegria ao seu estômago.

Black Mamba

Não é só um restaurante para experimentar boa comida vegetariana. É um local para ouvir – e até comprar – boa música. O espaço Black Mamba – Burgers & Records nasce, assim da vontade de aliar uma alimentação sem exploração animal, com música direcionada a estilos menos convencionais.

A sua especialidade são hambúrgueres, snacks e doces 100% vegetarianos ou vegans, confecionados com ingredientes frescos, com o objetivo de proporcionar uma refeição fast food, saudável e deliciosa.

Os hambúrgueres são feitos de soja, grão-de-bico, cogumelos, seitan e até alho francês. Além disso, há inúmeras opções veganas e bolos sem glúten, uma esplanada, cervejas artesanais e sumos naturais do dia.

Já a música, essa toca em formato analógico e foca-se no mercado do vinil, cassetes, publicações e merchandising, dos géneros Rock, Punk, Hardcore e Metal.

O Burrito

Agora já pode comer comida mexicana – se assim for fã, sem culpas. No restaurante O Burrito, tem ao seu dispor as maiores delícias deste país cheio de cor e alegria, mas sempre na sua vertente vegana e enrolada em tortilhas caseiras.

Neste espaço comem-se burritos vegetarianos: uns quentes, uns frios, temos o Bruce Lee, o Lusitano, o El Pablo, o Ghandi e o Afrodite. A sopa e a quesadilha são ótimas aqui, especialmente se gostar de cominhos.

Fava Tonka

Um dos mais recentes restaurantes vegetarianos no Grande Porto situa-se em Leça da Palmeira e é o Fava Tonka, que tem vindo a reunir uma pequena legião de fãs.

Os pratos criativos e sazonais de origem vegetariana nascem das mãos do chef Nuno Castro e a criatividade do dono Ricardo Rodrigues. Esta dupla tem uma grande experiência na área da restauração, pois são os responsáveis por espaços como a Esquina do Avesso e o Terminal 4450.

Quer saber o que pode experimentar? Então, atente: gaspacho do Avesso, sopa de cebola trufada, açorda de beringela assada e alho negro e leite creme de mel, pólen e alfazema são apenas alguns dos pratos que vão criar água na boca.

  • Morada: Rua Santa Catarina 86 – Leça da Palmeira
  • Contactos: 915 343 494
  • Ver restaurante >>

Cultura dos Sabores

A Baixa da Invicta fervilha de locais incríveis, inclusivamente restaurantes vegetarianos, algo que era difícil de acontecer até há relativamente pouco tempo. Felizmente o cenário mudou, graças também a espaços como a Cultura dos Sabores, com as suas propostas deliciosas e inovadoras de buffet vegetariano e vegan, tanto para o almoço como para o jantar, não faltando ainda refeições leves para o pequeno-almoço, lanche e até ceia.

Além disso, o restaurante tem como objetivo funcionar também como um espaço de partilha de conhecimentos e experiências, onde decorrer workshops e eventos.

Em Carne Viva

A cozinha tradicional inspirou a fundação do “Em Carne Viva” e a sua carta é de tal forma de qualidade que a sua carta foi reconhecida pelo Turismo de Portugal, I.P. com uma “Declaração de Interesse para o Turismo” de 2011-09-01. Com esta classificação, abriu-se um caminho importante para os restaurantes de conceito vegetariano, com ingredientes de origem vegetal, que resulta de um processo contínuo de pesquisa, desenvolvimento, inovação e aperfeiçoamento.

São mais de 20 anos de “experiência e capacidade criativa a desenvolver cozinha vegetariana e alguns produtos e texturas já disponíveis no mercado, a trazer os sabores portugueses aos nossos pratos suprimindo-lhes a carne e o peixe”.

  • Morada: Avenida da Boavista 868
  • Contactos: 220 925 598 / 932 352 722 / 934 721 969
  • Ver restaurante >>

comida vegetariana

Essência

O restaurante apresenta um espaço equilibrado entre o ambiente clássico dos anos 40 e, ao meso tempo, muito intimista e acolhedor, fazendo parecer que estamos em casa.

Além de uma zona de antecâmara para saborear um aperitivo enquanto aguarda pela sua mesa, o Essência tem um jardim perfeito para os dias mais quentes.

Este espaço não é, todavia, 100% vegetariano, visto que também se servem pratos não-verdes para pode agradar a todos os apetites.
O que deve experimentar: canelones de seitan com puré de ervilhas e molho de tomate e caril de beringela, curgete e couve-flor com pera confitada em vinho do Porto.

Berry Boavista

Há combinações simples que simplesmente resultam e que sabem sempre bem: sopa, tostas, saladas e wraps são as opções que todos os dias marcam presença no Berry Boavista.

Tudo varia consoante a época do ano, visto que o restaurante opta pelo uso de produtos de época, mas há algo com que pode sempre contar: bons legumes, boas frutas, sumos naturais e biscoitos biológicos para acompanhar o café.

daTerra

É um nome incontornável no mundo dos restaurantes vegetarianos no Porto: o daTerra é um verdadeiro fenómeno de sucesso e tem espaços abertos em diversos pontos do país, nomeadamente Porto, Gaia, Matosinhos, Viseu, Aveiro, Cascais e Lisboa.

O espaço funciona em regime de buffet, que tão bem comprova as infindáveis possibilidades deste tipo de alimentação, quer em termos de variedade, quer em termos de cor, sabor e texturas.

Apuro – Vegan Bar

O Apuro assume-se como o primeiro bar vegan da Invicta e nasceu bem recentemente, mais propriamente em outubro pelas mãos de Natacha Meunier, autora do blog Vegan Purista, e mais dois sócios.

“Decidi arriscar e criar uma coisa um bocadinho diferente com que eu me identificasse” – palavras de Natacha que explica assim a conotação bar vegan, pois além de ser um local perfeito para uma bebida com os amigos, também é um excelente espaço para se deliciar com comida sem ingredientes de origem animal e entre os quais se contam saladas, wraps, cachorros e hambúrgueres artesanais.

Veja também: