Publicidade:

iPad Pro 2018: menos botões, mais ecrã e eficiência

Depois dos novos iPhone, era altura de anunciar os restantes produtos Apple, entre eles o iPad Pro 2018 - mais poderoso e eficiente.

iPad Pro 2018: menos botões, mais ecrã e eficiência
Trabalhe como um verdadeiro profissional

O iPad Pro 2018 foi totalmente repensado em relação à geração anterior. As novidades são muitas e abrangem tanto as características de software como de hardware. A tecnologia utilizada é melhor e mais avançada, e acompanha o novo design e construção.

Review iPad Pro 2018: mais ecrã e potência


O novo iPad Pro 2018 está mais fino, leve e elegante. Em termos de design e construção, a Apple reformulou totalmente este produto, tornando-o um verdadeiro computador portátil. A ausência do home button é um dos pontos mais notórios, para além da quase eliminação total das margens do ecrã.

Esta versão do iPad sempre foi mais direcionada para o âmbito profissional do que as restantes edições (daí o Pro) e continua a sê-lo. Este gadget está ainda mais poderoso, assemelhando-se o seu desempenho ao de um computador portátil. Está, agora, disponível em dois tamanhos: 11” e 12,9” – maior do que nunca.

O ecrã total deste dispositivo permite uma utilização melhorada e muito mais fluída, para além de possibilitar gestos mais intuitivos e uma navegação mais fluída. Sem o home button, pode agora desbloquear o iPad Pro 2018 através de Face ID (que funciona vertical e horizontalmente), bem como voltar ao ecrã principal passando um dedo de baixo para cima.

ipad proFonte da Imagem: Apple/Divulgação

O display também foi melhorado ao nível de qualidade, estando agora equipado com a tecnologia Liquid Retina, que permite uma visualização mais próxima da realidade que nunca. As cores vivas e os mais pequenos detalhes devem-se à tecnologia ProMotion que fazem, desta, a melhor qualidade de imagem de sempre.

Este é o iPad mais rápido e poderoso de sempre, equipado com o processador A12X Bionic que, aliado à tecnologia Neural Engine, assegura a privacidade de todos os seus dados e aumenta a rapidez de desempenho deste dispositivo – sobretudo em relação à geração anterior, o iPad Pro.

Isso significa, também, que pode executar mais do que uma tarefa em simultâneo, utilizando várias aplicações ao mesmo tempo. Na verdade, a partir de 2019, este iPad será compatível com o Adobe Photoshop CC, o que significa que pode mesmo trabalhar como um verdadeiro profissional.

Independentemente do tamanho que escolher, a memória interna do iPad Pro 2018 é a mesma e está disponível em quatro versões: 64GB, 256GB, 512GB ou 1TB. Os 6GB de memória RAM são também comuns e potenciam a rapidez deste dispositivo, que tem o iOS 12 como sistema operativo.

ipad proFonte da Imagem: Apple/Divulgação

O iPad Pro 2018 foi pensado para verdadeiros profissionais e, por isso, desenvolveu dois acessórios absolutamente indispensáveis, ainda que vendidos em separado: o Smart Keyboard Folio e a Apple Pencil. O primeiro é um teclado integral, que pode acoplar ao iPad e que protege tanto a parte traseira como a parte frontal do dispositivo. A Apple Pencil, por sua vez, é uma super caneta que o pode ajudar em todo o tipo de trabalhos.

Também por isso, a bateria foi repensada para ter uma autonomia até 10 horas e dispõe, agora, de uma nova entrada de carregamento: uma porta USB-C, algo que a Apple só adotou nestes últimos produtos, e que permite conectar mais dispositivos e transferir ficheiros de forma mais rápida.

A câmara traseira tem 12MP (abertura de ƒ/1,8) e uma série de modos inteligentes para tirar as melhores fotos. Grava vídeo a 4K (a 30 ou 60 fps), 1080p HD (a 30 ou 60 fps) e 720p HD (a 30 fps), sempre com estabilização incluída. A câmara frontal tem 7MP  (abertura de ƒ/2,2), HDR inteligente e filma a 1080p HD (a 30 ou 60 fps).

A nova geração iPad chega às lojas no dia 7 de novembro de 2018 e estará disponível em duas cores: prateado ou cinzento sideral.

 Especificações técnicas
 Ecrã  11” ou 12,9”
 Processador  A12X Bionic (64 bits), Neural Engine, Coprocessador M12
 Memória RAM  6GB
 Bateria  Autonomia até 10 horas
 Câmara Traseira (Principal)  12MP (abertura de ƒ/1,8)
 Câmara Frontal (Secundária)  7MP  (abertura de ƒ/2,2)
 Preço  A partir de 909,00€

 

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.