Publicidade:

Mac Mini 2018: o computador que não sabia que precisava

Há muito que os fãs da Apple esperavam o upgrade da última geração do Mac Mini e ele aconteceu este ano, com um computador totalmente repensado.

Mac Mini 2018: o computador que não sabia que precisava
A versão há muito esperada

Mais rápido, mais potente e com capacidade de dar resposta a toda e qualquer situação. O novo Mac Mini era muito aguardado no mundo da tecnologia e chegou para surpreender. Trata-se de um micro computador, mas com uma potência impressionante.

Review Mac Mini 2018: um computador pequeno, mas muito poderoso


O Mac Mini conhece, atualmente, oito gerações, incluindo o lançamento de 2018. Até então, a última versão deste computador tinha sido lançada em 2014, sendo que a primeira foi lançada em 2010. 4 anos depois, a Apple aposta num computador totalmente reinventado ao nível de software, mantendo o seu design e construção característicos.

Este micro computador não é exclusivo à Apple no que diz respeito ao seu funcionamento, já que também é compatível com monitores Windows. Por isso, não se deixe enganar pelo seu tamanho, porque o Mac Mini 2018 é, de facto, extremamente poderoso e ideal para levar a cabo as tarefas mais “pesadas”.

Este computador vem equipado com processadores Intel quad-core ou 6-core (i5 ou i7), dependendo da versão que procurar, para além de gráficos Intel UHD 630. Em relação à geração anterior, o Mac Mini 2018 é até 5 vezes mais rápido e até 60% mais eficiente ao nível de gráficos.

Este dispositivo vem ainda equipado com um Turbo Boost que pode ir até 4.6GHz, o que significa que pode, de facto, utilizar as aplicações mais pesadas e fazer todas as tarefas que entender em simultâneo. É, sem dúvida, um computador indicado para profissionais dedicados à edição de vídeo ou fotografia, por exemplo.

mac miniFonte da Imagem: Apple/Divulgação

O Mac Mini 2018 estará disponível em duas versões diferentes relativamente à memória interna: 128GB ou 256GB. No entanto, ambas podem ser configuradas até 2TB, o que é realmente impressionante. A RAM, por sua vez, pode ser configurada até 64GB.

A empresa foi mais longe ao incluir o Apple T2 Security Chip (segunda geração) para proteger, de forma mais fiável e segura, todas as informações. Isso significa que toda a informação que abrir no Mac Mini (sejam documentos confidenciais ou ficheiros multimédia), estará duplamente protegida, encriptando, assim, toda a capacidade de memória.

Ao nível de portas, o Mac Mini 2018 tem entrada para cabo Ethernet, Thunderbolt 3 (com 4 entradas USB-C), uma entrada HDMI 2.0, duas entradas USB 3 e, ainda, uma entrada para phones (3.5 mm). A grande novidade é a entrada Thunderbolt 3, que permite ligações simultâneas impressionantes.

Entre elas, podemos destacar a possibilidade de transferir informação até 40Gb/s, carregar a bateria de outro dispositivo, conectar eGPU e, ainda, ligar dois monitores 4K em simultâneo. O Mac Mini já vem com o macOS Mojave, a mais recente atualização do sistema operativo da Apple.

O Mac Mini 2018 chega às lojas a 7 de novembro de 2018, com um preço inicial de 919,00€.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.