Publicidade:

TicWatch E2 e TicWatch S2: os smartwatches do momento

O TicWatch E2 e TicWatch S2 acabam de ser anunciados com muitas melhorias em relação às versões anteriores. Conheça-os a fundo neste artigo.

TicWatch E2 e TicWatch S2: os smartwatches do momento
Ambos foram anunciados no início de 2019

Foi no CES 2019 que foram anunciados os novos smartwatches da Mobvoi, empresa chinesa que tem dado cartas nesta gama de produtos, produzindo alguns dos melhores modelos no mercado. O TicWatch E2 e TicWatch S2 vêm provar isso mesmo, com melhorias ao nível de construção e software.

Review TicWatch E2 e TicWatch S2: um novo treinador pessoal


ticwatch s2TicWatch S2 | Fonte da Imagem: Mobvoi/Divulgação

Depois de terem sido considerados dois dos melhores smartwatches de 2018, o TicWatch E e o TicWatch S faziam pensar que havia pouca margem para novas funcionalidades e outros aperfeiçoamentos. Mas é precisamente nesse momento que são anunciadas as novas versões: TicWatch E2 e TicWatch S2.

Desde os modelos anteriores que a Mobvoi segmentou estes relógios inteligentes em duas áreas distintas, tendo cada um um propósito ligeiramente diferente do outro. A gama “E” (Express) é desenhada com o intuito de monitorizar a sua atividade diária, acompanhando todos os seus passos e fornecendo os dados mais importantes.

Por outro lado, a gama “S” (Sportdestina-se mais a desportistas ativos, que procurem novos desafios e que saibam, sobretudo, que vão acompanhados de um smartwatch preparado para qualquer tipo de situação – desde desportos indoor a outdoor.

Uma das grandes novidades é a resistência à água, que faz agora parte de ambos os modelos. Assim sendo, pode submergir estes relógios até 50 metros de profundidade, pelo que nenhum destes smartwatches é indicado para mergulho propriamente dito, por exemplo.

No entanto, não terá qualquer tipo de problema a nadar em piscinas ou até mesmo no mar, já que todos os dados serão monitorizados normalmente. Outra das vantagens é a introdução de um novo modo de desporto (que se vem juntar aos vários já existentes): a natação, por isso não se preocupe com a falta de precisão na recolha de informações, pois isso já não é possível.

ticwatch e2TicWatch E2 | Fonte da Imagem: Mobvoi/Divulgação

A principal característica que distingue estes relógios é o design, que se faz à imagem de cada gama. O TicWatch E2 é, por isso, desenhado para se adaptar a diferentes situações do dia-a-dia, enquanto o TicWatch S2 tem uma aparência mais desportiva, tanto no mostrado como na bracelete – mas ambos os modelos têm o silicone como material principal.

O TicWatch E2 e TicWatch S2 estão equipado com o Wear OS, software desenhado pela Google exclusivamente para smartwatches. O processador também é o mesmo, um Qualcomm Snapdragon Wear 2100. Em comparação com outros modelos concorrentes, este não é, de facto, o chipset mais rápido, mas certamente que não notará problemas de desempenho – já que a sua rapidez é mais do que a necessária.

O facto destes smartwatches serem equipados com sistema da Google é uma grande mais-valia, uma vez que, além da fácil usabilidade e emparelhamento com smartphones, pode ainda aceder à maior parte das apps que tenha instaladas (como o Messenger, Google Fit, Spotify, Google Play Music, entre outras).

Em termos de bateria, e comparando com as versões anteriores, importa referir que esses tinham uma autonomia de aproximadamente um dia de utilização. No entanto, nestes novos modelos, a Mobvoi garante que existe uma melhoria de 30% de capacidade, o que deverá significar uma autonomia mais extensa em relação à geração anterior.

Em termos de funcionalidades e sensores de movimento, o difícil será mesmo escolher o design de que mais gosta, já que ambos vêm equipados com as mesmas funções. Tanto um como outro têm um sensor de frequência cardíaca embutido na parte traseira do mostrador, um AMOLED de 1.39” com resolução de 400 x 400 pixels.

ticwatch s2TicWatch S2 | Fonte da Imagem: Mobvoi/Divulgação

Ambos têm GPS incluído, por isso pode monitorizar caminhadas ou corridas ao ar livre e visualizar o percurso feito no mapa apresentado após essa(s) atividade(s). Com qualquer um dos modelos pode, também, interagir com os mesmos por voz, até porque consegue ativar o Google Assistant dessa forma.

Ainda não se sabe quais serão os preços oficiais do TicWatch E2 e TicWatch S2, mas as versões anteriores são vendidas a partir de 149,90€ (Express) e 180,94€ (Sport). Como tal, não existe, também, informação sobre a partir de quando estarão à venda estes novos smartwatches.

Estima-se que a comercialização arranque nas próximas semanas, mas a Mobvoi permite ao utilizador que se inscreva no site oficial para receber todas as novidades em primeira mão, quer para o TicWatch E2, quer para o TicWatch S2. Inscreva-se para ser o primeiro a receber todas as informações, sabendo de antemão que estes smartwatches são também compatíveis com smartphones Android e iOS.

À partida, tudo indica que existirá mais do que uma cor disponível para cada modelo, como aconteceu nas versões anteriores, ambas disponíveis em três cores (com designações diferentes): Shadow/Knight, Lemon/Aurora e Ice/Glacier.

 TicWatch E2 e TicWatch S2
 Ecrã  1.39” (ecrã AMOLED com resolução de 400 x 400 píxels)
 Processador  Qualcomm Snapdragon Wear 2100
 Braceletes  22mm de grossura
 Bateria  Até 48h
 GPS  Sim
 Bluetooth/WiFi  Sim
 Preço  A confirmar

 

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.