Publicidade:

Roadtrip nos EUA? Não reserve logo todas as dormidas

Se está a pensar fazer uma roadtrip pelos Estados Unidos da América, saiba que não é benéfico reservar todas as estadias antecipadamente.

Roadtrip nos EUA? Não reserve logo todas as dormidas
Dada a grande oferta de motéis, é possível ajustar o ritmo da viagem.

É perfeitamente normal que ao viajar para os EUA queira ter tudo combinado, reservado e arranjado. Já diz o ditado que mais vale prevenir do que remediar, sobretudo em viagens! No entanto, vamos contra-corrente (ou não) e abordamos um estilo mais adaptativo às necessidades da viagem quando se trata de uma roadtrip pelos Estados Unidos.

Roadtrip: Reservar apenas as datas para as grandes cidades


roadtrip

A razão de ser prende-se com duas questões: o facto de que uma viagem de carro, de muitos quilómetros, deve ter espaço para o imprevisto, como conhecer segredos no mapa dos quais só temos conhecimento depois de andar perto dos sítios. Nos Estados Unidos da América, a oferta de dormida é vasta em quase todo o territóri. Por isso, há dormidas que provavelmente será mais vantajoso marcar apenas no dia anterior ou no próprio dia, de manhã.

Com tanta oferta nas cidades menores, pode fazer sentido reservar estadia com antecedência em sítios muito turísticos e nas metrópoles que tem a certeza de que vai visitar naquela data específica, além das cidades de início e destino. Se pensarmos, por exemplo, numa viagem entre Miami e Nova Iorque, é fundamental marcar no mapa quais são os locais que se querem visitar no caminho, bem como em que data.

Ajustar a roadtrip com recurso a motéis

É vantajosa a reserva com antecedência sobretudo em plataformas como Airbnb, onde pode encontrar bons preços face à localização. No entanto, não compensa ser muito calculista ao fazer a travessia por cidades de menor dimensão, pois a oferta cinge-se, sobretudo, a motéis (já agora, a palavra resulta da aglutinação “motor” e “hotel”).

Tratando-se de um tipo de estabelecimento historicamente desenhado para motoristas, o estilo da acomodação está bastante enraizado na cultura de roadtrip nos EUA e, por isso, não variam quase nada em termos de planificação. As entradas são sempre feitas por fora, há estacionamento suficiente e é quase sempre possível ver o carro a partir do quarto. Já dentro do mesmo, estes são, regra geral, espaçosos, mas também depende do que reserve. Todos têm bom sinal de WI-FI e alguns contam com uma pequena máquina de café de saco.

Roadtrip

A reserva de quartos em motéis pode ser feitas através de sites agregadores, como o booking, e é aconselhada, pois se chegar muito tarde, é facilitada a entrada e o registo se já tiver documentos associados online. Além de que assim reduz o risco de o motel estar cheio (o que ainda assim é raro).

Os preços variam, naturalmente, tendo em conta a proximidade da cidade referência, do tamanho do quarto e da procura, mas pode-se usar os 55 dólares por noite como referência. Algumas reservas incluem pequeno-almoço “complementar”. Se não tiver preferência por comida processada e com alto teor de açúcar, típico norte-americano, este extra pode não justificar a escolha.

Manter a roadtrip nos eixos

Outro ponto importante é ter atenção à distância a que estes estão localizados da cidade que pretende visitar. Pode ser inteligente, e uma vez que os motéis situados nos subúrbios, aferir se vai chegar por norte ou sul, este ou oeste, e se vai directo para o motel ou primeiro à cidade. Isto porque pode não compensar, se vem de sul, chegar à noite a um alojamento que fica a norte, tendo que passar duas vezes pela cidade e acrescentado quilómetros desnecessários à sua roadtrip!

Veja também: