Publicidade:

Ronda: estrela da Andaluzia pousada num precipício

Na província de Málaga, no sul de Espanha, irá encontrar Ronda, um óasis poisado num cenário de paisagens calcárias que vale a pena visitar.

Ronda: estrela da Andaluzia pousada num precipício
5 pontos de interesse numa cidade-postal de Espanha

Aninhada no coração da Serranía de Ronda, a cerca de 100 quilómetros de distância de Málaga, Ronda é um destino que, facilmente, faz suster a respiração. Declarada cidade por Júlio César no século I, afirmou-se, ao longo do tempo, como uma das mais resistentes localidades andaluzas, em parte pela sua localização geográfica. Hoje, casa de muralhas e portas imponentes que, herdadas de outros tempos, lhe conferem um carácter algo misterioso, é uma das localidades mais visitadas na Andaluzia e uma das mais autênticas.

A sua paisagem, de uma beleza natural estonteante, distingue-se pelo imponente El Tajo, um desfiladeiro calcário onde corre o rio Guadalevín, e que divide a cidade em duas partes – parte velha e parte nova. Aqui, deixamos-lhe 6 sugestões de sítios a visitar em Ronda, emblemático pueblo blanco, para que tenha uma experiência andaluza inesquecível.

5 pontos a visitar quando em Ronda, cidade andaluza


1. PONTE NOVA

ronda

Fonte: Steven Gerner

A ligar as duas partes de Ronda, com uma fantástica vista sobre o desfiladeiro, a Ponte Nova levou mais de quarenta anos a ser construída, tendo sido terminada em 1793. Com 98 metros de altura, é, ainda hoje, o maior e mais popular monumento da cidade, funcionando como um postal da região.

2. PALÁCIO de MONDRAGÓN

ronda

Construído no século XIV pelo rei Abomelik, o Palácio de Mondragón, com belíssimos pátios, é considerado hoje o monumento civil mais importante de toda a cidade. Não é de estranhar, por isso, que é nele que se encontra o Museu de Ronda, onde é retratada a História da cidade. Aproveite também para passear por entre os jardins do Palácio, de uma beleza excepcional, onde a palavra de ordem é tranquilidade.

3. Jardins de Cuenca

ronda

Os chamados Jardines de Cuenca encontram-se junto ao desfiladeiro, quase parecendo estarem suspensos no ar. Dispostos de uma forma engenhosa em pequenas varandas que preenchem a encosta, crescem neles verdejantes palmeiras e suculentas, aptas a sobreviver ao calor intenso do Verão no sul de Espanha.

4. MIRADOURO DE ALDEHUELA

ronda

Fonte: Wikimedia Commons/Andbog

Baptizado em honra do arquitecto José Martin de Aldehuela, este é um dos miradouros mais populares da cidade com uma vista magnífica. Deste ponto que pode parecer tocar o céu, vê-se o desfiladeiro, a Ponte Nova e todo o cenário mágico envolvente, pelo que é o sítio ideal para absorver a beleza de Ronda como um todo.

5. Cueva del Gato

ronda

Para uma experiência de contacto com a natureza, faça-se à Cueva del Gato, um dos mais enigmáticos locais da região que fica a cerca de 13 quilómetros de Ronda e a dois da vila de Benaoján. Trata-se de uma caverna muito popular entre espeleologistas em que, à entrada, existe uma praia onde confluem os rios Guadares e Guadiaro. De águas azuis turquesa, é o sítio perfeito para refrescar ideias nos dias de maior calor.

 

Convencido a fazer as malas e rumar ao sul de Espanha? Se tiver a oportunidade de passar mais dias em Ronda, para além de passear por entre as muralhas e edifícios pitorescos, aproveite também para visitar a famosa Praça de Touros, construída em 1785 por José Martin de Aldehuela; as ruínas romanas de Acipino, a cerca de 20 quilómetros da cidade; e a Cueva del Gato, um dos mais enigmáticos locais da região.

Veja também: