Publicidade:

Roteiro de 3 dias em Berlim: o encanto da capital alemã

A capital da Alemanha é uma cidade moderna, arquitetónica e repleta de heranças históricas. Confira porquê através do nosso roteiro de 3 dias em Berlim.

Roteiro de 3 dias em Berlim: o encanto da capital alemã
A capital alemã combina história e inovação de uma forma única

Berlim é uma cidade com uma grande oferta turística para todos os gostos. É um destino fantástico para uma escapadinha e também uma das cidades europeias mais visitadas. Descubra toda história e cultura da capital da Alemanha com o nosso roteiro de 3 dias em Berlim.

Depois da queda do Muro de Berlim, a capital da Alemanha converteu-se numa cidade moderna e cultural onde se encontra uma infinidade de estilos, desde os mais sofisticados aos mais alternativos. Aqui há imensos museus para percorrer, ruas e monumentos históricos, galerias de arte e diferentes parques para relaxar. Vai ser difícil aborrecer-se nesta cidade agitada.

Roteiro de 3 dias em Berlim


berlim

Dia 1

  • Weltzeituhr
  • Alexanderplatz
  • Nikolaiviertel
  • Rotes Rathaus
  • Catedral de Berlim
  • Ilha dos Museu
  • Flohmarkt
  • Charlottenburg Palace
  • Zeughaus
  • Neue Wache
  • German State Opera
  • Cathedral of St. Hedwig
  • Gendarmenmarkt
  • Memorial do Holocausto
  • Portão de Brandemburgo
  • Coluna da Vitória
  • Parque Tiergarten

Começamos o primeiro dia no Weltzeituhr, o Relógio do Horário Mundial em Berlim, instalado na grande praça de Alexanderplatz, o coração de Berlim.  Desfrute da animação da praça e de seguida suba à Berliner Fernsehturm (Torre da Televisão), uma das construções mais altas da Europa que lhe permite ter uma vista panorâmica da cidade.

Visite o Nikolaiviertel, onde encontra uma mistura de edifícios antigos, que nos dá a sensação de estarmos numa vila medieval. Aqui próximo encontra a Rotes Rathaus, um ostentoso edifício de meados do século XIX. Este é o género de uma Câmara Municipal Vermelha, com a fachada coberta de tijolos vermelhos. Situada perto do rio Spree encontra a magnífica Catedral de Berlim, conhecida pela grande dimensão da sua cúpula azulada, característica dos postais da capital alemã. Vale a pena subir à cúpula para apreciar a vista maravilhosa e visitar a cripta da família Hohenzollern, que contém mais de 90 túmulos e sarcófagos.

A Ilha dos Museus (Museumsinsel), declarada Património Mundial da UNESCO, é um lugar imperdível neste roteiro de 3 dias em Berlim. Nesta ilha encontra algumas das principais atrações para os amantes de arte. Visite alguns dos mais populares museus da capital alemã como o Altes Museum, o Museu Neues, o Museu Pergamon, o Bode Museum e a Alte Nationalgalerie (Galeria Nacional Antiga), que constituem alguns dos museus mais importantes do mundo.

Depois de se deixar impressionar por estes lindos museus encontre a mais importante feira da ladra (Flohmarkt) de Berlim. Discos, objetos de decoração, roupa em segunda mão…vai encontrar de tudo aqui! Quando sair vá até ao Charlottenburg Palace, o antigo palácio real do Reino da Prússia, com imensos monumentos, museus e exposições artísticas. Visite o Zeughaus, o antigo Arsenal de Berlim, que alberga o Museu Histórico Alemão, com mais de 20 séculos de história. Por detrás do Arsenal verá o edifício de Neue Wache, um memorial em homenagem às vítimas da guerra e da ditadura.

Em frente ao Neue Wache encontra a fantástica German State Opera, um lugar incrível com muita história, palco de grandes espetáculos de músicos e compositores. Aqui perto verá a Cathedral of St. Hedwig, uma fascinante catedral católica com uma arquitetura única. Entre também na Gendarmenmarkt, uma praça localizada no centro histórico de Berlim e considerada por muitos berlinenses como a praça mais bonita da cidade. Relaxe neste espaço e desfrute de um dos muitos restaurantes e cafés.

Visite também o Memorial do Holocausto (Memorial aos Judeus Mortos da Europa). Depois de uma poderosa reflexão, dirija-se ao símbolo mais famoso de Berlim, ao Portão de Brandemburgo. De seguida visite a Coluna de Vitória, localizada no coração do parque Tiergarten.

Para terminar este passeio recomendamos-lhe que tome um aperitivo na Capital Beach, próxima do Parque Spreebogen, junto à margem do rio com vistas para a principal estação ferroviária de Berlim (Hauntbahnhof) ou beba uma cerveja no Zollpackhof, do outro lado do rio.


Dia 2

  • Charlottenburg Palace
  • Avenida Kurfürstendamm
  • Igreja Memorial Imperador Guilherme
  • Europe-Center
  • Berliner Dom
  • Zoologische Garten
  • Aquarium Berlin

berlim

Este segundo dia do nosso roteiro de 3 dias em Berlim começa com um passeio no grandioso Charlottenburg Palace, que conta com um dos jardins mais bonitos da capital alemã. Depois de relaxar um pouco nos seus belos recantos siga para um dos importantes museus e exposições da cidade, como o Museum Berggruen, a Coleção Sharf-Gerstenberg ou o Brohan Museumn.

De seguida passeie pela rua mais popular de Berlim, a avenida Kurfürstendamm, uma zona para os amantes de compras e onde se concentram as principais lojas de moda da cidade. No fim da avenida, em Breitscheidplatz, espera-o um lugar histórico, a Igreja Memorial Imperador Guilherme, que relata a destruição e reconstrução decorrentes da guerra. Esta igreja foi quase totalmente destruída durante a Segunda Guerra Mundial e levantou-se durante a pós-guerra como símbolo de paz e de reconciliação.

Próxima da igreja encontra o Europa-Center, o primeiro centro comercial de Berlim (data de 1956). Depois de passear pelos corredores desta fantástico “shopping”, visite a praça mais bonita de Berlim, a Berliner Dom, onde o aguarda um dos lugares mais interessantes para o final do dia: o Zoologische Garten com o Aquarium Berlin. Localizado no centro do Parque Tiergarten, o zoo mais antigo da Alemanha conta com um dos aquários com maior diversidade do mundo. Para terminar este roteiro entre no Monkey Bar, situado no 25hour Hotel do cosmopolita e histórico edifício Bikini. Este bar de cocktails oferece-lhe uma panorâmica imemorável sobre a cidade e o Parque Tiergarten. Durante a noite desfrute dos acolhedores Biergarten, os famosos bares de cervejas que há junto ao canal Landwehr em Tiergarten.


Dia 3

  • Canais Landwehr
  • Oberbaumbrücke
  • East Side Gallery

berlim

O último dia do nosso roteiro de 3 dias em Berlim não poderia deixar de iniciar com um passeio descansado sobre as margens do canal Landwehr. Continue o passeio junto ao canal até ao rio Spree e coma algo no restaurante Freishwimmer, ou um cocktail no Club der Visionaere ou, se preferir, mergulhe na incrível piscina de Badeschiff!

As ruas Schlesische Straße e Falckensteinstraße vão conduzi-lo à ponte dos Tijolos (Oberbaumbrücke), a ponte mais pintoresca de Berlim que lhe oferece uma das vistas mais bonitas da cidade, tanto na direção da Alexanderpltaz e da Torre da Televisão e, do lado oposto, da escultura dos Molecule Men sobre o rio Spree. Cruzando a Oberbaumbrücke chega à East Side Gallery, um dos monumentos mais visitados em Berlim, que consiste numa série de murais pintados sobre um pedaço do Muro de Berlim com cerca de 1300 metros. Esta galeria ao ar livre conta com a participação de artistas de todo o mundo. O mais conhecido é o “Beijo Fraterno” entre Brejnev e Honecker.

De seguida cruze a ponte Schillingbrücke em direção à rua Bethaniendamm. Atravessando a Mariannenplatz encontra a Oranienstraße, que representa o lado alternativo de Berlim, com lojas que oferecem os mais variados tipos de produtos. Desde a Morizplatz até à Heinrichplatz há muitos bares e restaurantes para todos os gostos. E, para finalizar o nosso roteiro de 3 dias em Berlim, que tal experimentar a vida noturna? Aqui há uma oferta muito variada de bares e discotecas, desde o SO36, o Prince Charles e o Ritter Butzke. Temos a certeza de que se vai divertir imenso!

Veja também: