Publicidade:

Sair à noite: como poupar em 10 dicas

Sair à noite: como poupar? Sair à noite faz parte da rotina de pessoas com uma vida social ativa, mas é um hábito que pode ser caro. Ou talvez não!

Sair à noite: como poupar em 10 dicas
10 dicas para se divertir sem gastar muito

Depois de uma longa e stressante semana de trabalho, o que apetece mesmo é aproveitar o fim-de-semana para relaxar, estar com amigos e isso, muitas vezes, implica gastar algum dinheiro. Sair à noite: como poupar? Antes de responder à questão, gostará de saber que há formas de continuar a divertir-se sem gastar muito.

Se ao avaliar o seu orçamento mensal percebe que está a gastar demais em diversão noturna é tempo de fazer algumas alterações. Não significa que tenha de deixar de ter vida social. Pode continuar a ir ao cinema, jantar fora, ir a espetáculos, bares e discotecas. Precisa apenas de mudar alguns hábitos para continuar a divertir-se, gastando menos.

Sair à noite: como poupar

sair-a-noite-como-poupar

1. Sair mais cedo

Se vai a um bar, uma forma de poupar é sair mais cedo de casa a tempo de apanhar a entrada sem consumo obrigatório e a Happy Hour, em que os preços são mais reduzidos ou há uma bebida de oferta. Para além disso, evita filas e confusões e, provavelmente, regressa mais cedo a casa para aproveitar melhor o dia seguinte!

2. Defina um orçamento para saídas

Para responder à questão – sair à noite: como poupar? – este é um dos conselhos aplicáveis a todos os segmentos das finanças pessoais: estabeleça um orçamento para sair à noite. Defina, antecipadamente, o valor máximo de quanto quer e pode gastar e cumpra o estipulado. Lembre-se que o objetivo de sair é divertir-se, por isso, defina um teto que lhe permita tirar partido das saídas, mas sem gastar demasiado.

3. Deixe os cartões multibanco em casa

Já ouviu dizer: quanto menos dinheiro se tem, menos se gasta? É um facto. Saia apenas com o dinheiro que estipulou no orçamento e deixe os cartões multibanco em casa para não se tentar e acabar por gastar mais. Leve notas pequenas para não se confundir com trocos e mantenha algum dinheiro no bolso para qualquer emergência.

4. Evite jantar fora

Talvez um dos conselhos mais úteis se está preocupado em sair à noite. Jantar fora fica caro, sobretudo se o fizer todos os fins-de-semana. Em vez disso, reúna os amigos e a família em casa. Cada um pode levar uma contribuição e fica mais barato para todos. Se o seu grupo de amigos já tem um jantar combinado, escape à parte do restaurante e apareça para o café e copos. Se quiser mesmo jantar fora, procure opções low cost.

5. Escolha menus combinados com bebida

Outra sugestão para jantar fora sem gastar muito é escolher um restaurante que ofereça a opção de prato com bebida. Com escolha de dois pratos e “bebida à descrição” a diversão é garantida e os gastos ficam controlados.

6. Poupe nas deslocações

Sempre que sair à noite com amigos reduza o número de carros em que o grupo se desloca. Tente dividir o transporte, seja em carro individual (que podem alternar a cada saída), ou táxi. Dependendo da zona onde vive, os transportes públicos também podem ser uma boa opção, sobretudo se beber. Também pode escolher locais para sair à noite perto de casa para poder ir a pé.

7. Poupar no consumo de álcool

É, sem dúvida, o que sai mais caro numa saída à noite. Se, no entanto, não dispensa a sua cerveja, copo de gin ou whisky, há formas de poupar:

  • Beba mais devagar
  • Esqueça os cocktails e opte por bebidas mais baratas
  • Evite locais com consumo mínimo
  • Evite os bares e discotecas mais badalados onde os preços são mais elevados
  • Compre as suas bebidas e faça uma festa em casa
  • Adira ao “botellon”, levando as suas bebidas para a rua
  • Não entre na loucura das rodadas

8. Saia à semana em vez de ao fim-de-semana

Para quem trabalha pode não ser o mais viável, mas durante a semana os bares e discotecas promovem festas temáticas, noites da mulher e entradas com desconto para atrair clientela nos dias mais parados. Em vez de esperar pelo fim-de-semana, tente aproveitar estas ofertas para sair à noite durante a semana e poupar dinheiro.

9. Esteja atento aos passatempos

Bilhetes de cinema gratuitos, entradas para concertos e festivais, descontos e ofertas para uma noite temática num bar. Há sempre borlas de que pode usufruir para poder sair à noite e poupar. Esteja atento aos passatempos na rádio, páginas dos seus espaços preferidos e até em blogues. Concorra e tente a sua sorte!

10. Fique em casa

Nem sempre divertir-se e relaxar significa sair à noite. Ficar em casa pode ser muito divertido. Faça uma noite de cinema caseiro, uma noite de jogos, dê uma festa ou, simplesmente, enrole-se numa manta no sofá a ler um bom livro.

Veja também:

Alexandra Nunes Alexandra Nunes

Alexandra Nunes é jornalista com experiência em imprensa e rádio. Depois de quase uma década a trabalhar na Rádio TSF partiu rumo ao Médio Oriente. A sede de conhecer novos mundos levou-a até ao Dubai, onde vive atualmente. Por lá, tem-se dedicado a explorar novas áreas da Comunicação e escreveu a biografia “Uma Mulher no Topo do Mundo” sobre a primeira portuguesa a chegar ao topo do Monte Evereste. É apaixonada por viagens, pessoas e as suas estórias.