Publicidade:

Como decorar uma sala de estar e jantar?

Não são raros os casos de lares em que há uma sala de estar e jantar. A questão que se impõe é como conseguir gerir uma divisória que é dois em um.

Como decorar uma sala de estar e jantar?
Aproveite todo o espaço!

Tem uma sala de estar e jantar num só espaço mas não sabe como decorá-la de forma a que sejam claras as diferentes áreas mas ao mesmo tempo manter uma certa coerência? Tem o obstáculo adicional de ser uma sala pequena? Não se preocupe, temos todas as soluções para si.

Todos os truques para decorar com estilo uma sala de estar e jantar


Separação de áreas com uma pequena estrutura

Se a sua casa entra na situação de ter uma sala de estar e jantar num só compartimento, é muito importante fazer a delimitação das áreas. Visualmente é importante perceber onde começa e acaba a sala de jantar e a sala de estar. Pode, por exemplo, usar biombos com estilo para separar as áreas ou até mandar fazer pequenas estruturas de madeira perfuradas que não ocupem muito espaço mas façam a distinção das áreas.

 

Mantenha alguma coerência

Apesar de ser importante delimitar as diferentes áreas da sala de estar e jantar, não podemos esquecer que se trata do mesmo compartimento. E por isso mesmo é necessário manter alguma homogeneidade. Pode, por exemplo, colocar o chão todo igual e apostar depois em móveis mais diferenciados. É possível utilizar dois estilos decorativos até, mas garanta que combinam minimamente um com o outro.

 

Ver como escolher a mesa de jantar ideal para sua sala >>

Utilize espelhos

Se a sua sala de estar e jantar é bastante pequena, existe uma arma super poderosa que pode utilizar: os espelhos. Estes objetos ajudam a criar sensação de amplitude, tornando as divisórias maiores, ainda que ilusoriamente. o que é ideal em espaços muito pequenos, onde a integração é a única saída. O único cuidado que deve ter é o de não colocar espelhos frente a frente, pois criam um efeito de desconforto visual.

 

Escolha bem as cores

As cores são fundamentais na hora de decorar uma sala de estar e jantar. Especialistas recomendam que se seja mais comedido nas cores das paredes (branco, pastel, bege), podendo depois arrojar no mobiliário e nas peças decorativas.

 

Iluminação: não negligenciar

A iluminação também pode jogar a seu favor na hora de decorar uma sala de estar e jantar. Deve ser suave e abundante, podendo apostar em iluminação pendente conjugada com candeeiros de pé.

 

Gosta de móveis lacados? Escolha uma área para colocar

Se o seu gosto decorativo pende muito para móveis lacados e brilhantes, saiba que no caso de ter uma sala de estar e jantar vai ter de fazer uma opção: só pode ter esse tipo de mobiliário numa das áreas da sala. Idealmente a zona escolhida deverá ser a área de refeição.

 

Veja também:

Limpeza e Arrumação