Publicidade:

Samsung A8: a nova estrela dos smartphones de gama média alta

Ainda que ligeiramente afastado dos modelos topo de gama da marca, o Samsung A8 é um smartphone todo o terreno, ideal para vários tipos de situações.

Samsung A8: a nova estrela dos smartphones de gama média alta
Lançado em 2018, o Samsung A8 é o meio termo entre preço e qualidade

O novo modelo da série “A” da Samsung está a dar que falar. Estamos a falar do Samsung A8, a quarta geração da Galaxy A Series que, apesar de continuar um pouco distante dos modelos topo de gama da marca, está a captar a atenção dos consumidores que procuram uma boa relação qualidade/preço.

Samsung A8: um smartphone todo terreno


samsung a8Fonte da imagem: Samsung

Design

No que ao design diz respeito, o Samsung A8 copia muitas das características dos modelos premium da empresa Sul Coreana. Além da proteção em vidro de ambos os lados e dos acabamentos de metal, as margens são relativamente finas, criando uma experiência bastante imersiva e ergonómica.

À semelhança do que tem acontecido em vários modelos da Samsung, o leitor de impressões digitais continua a estar localizado na parte de trás do smartphone – algo que tem sido apontado por muitos utilizadores como algo negativo, uma vez que acabam por colocar o dedo em cima da objetiva da câmara.

No entanto, no Samsung A8 o leitor está abaixo da lente e não ao lado. Se continua a preferir a velha entrada de jack em detrimento de acessórios wireless, boas notícias: o Samsung A8 quebra a tendência e continua a integrar uma entrada para os seus headphones com fios.

Display

O Samsung A8 conta com um display de 5,6 polegadas, Full HD Super AMOLED – sendo a resolução 1080 x 2220. Apesar de não gozar de um ecrã curvo como os modelos da Galaxy S series, este modelo conta com a tecnologia Infinity Display da Samsung. No geral, as cores e o brilho são bastante satisfatórios, criando uma boa experiência no que toca aos conteúdos multimédia.

Câmara

É quando se fala de câmara que o Samsung A8 se destaca da concorrência. Na parte traseira, podemos encontrar uma câmara de 16MP que, graças à abertura de lente de F1.7, consegue oferecer-nos uma qualidade de captação de imagem bastante sólida e detalhada, mesmo quando a luz é reduzida.

Mas é na parte frontal do A8 que encontramos algo que não é comum em muitos smartphones: duas câmaras — uma de 16MP outra de 8MP – que trabalham de forma combinada. Além de criar um efeito de fundo desfocado, estas permitem captar imagens em contextos onde a luz é bastante reduzida.

Especificações

No interior, para correr o sistema operativo Android, o Samsung Galaxy A8 conta com um octa-core Exynos 7885 de 2,2 GHz, 1,6GHz e 4GB de RAM, mais do que o típico utilizador necessitará no seu dia-a-dia.

A capacidade da bateria também é bastante razoável (3000mAh) e deverá ser o suficiente para chegar ao fim do dia sem que seja necessário recarregar.

O Samsung A8 é um telefone todo o terreno, até nas situações de dia-a-dia. Certificado com o protocolo IP68, está preparado para aguentar contacto com a água – até 30 minutos e 1,5 metros de profundidade – e é resistente a areias/pó.

O armazenamento é outro dos pontos fortes do A8 face a outras marcas. Além dos 32 GB de memória interna – já superiores ao que é oferecido por outros modelos – este smartphone conta com um leitor de cartões MicroSD, o que permite expandir a memória até 400 GB.

E por falar em cartões: o A8 é Dual- SIM, permitindo aos utilizadores usarem dois números em simultâneo. O preço do Samsung A8 deverá rondar os 500€.

Especificações técnicas
Dimensões 149.2 x 70.6 x 8.4
Peso (g) 172
Material de fabrico Vidro e moldura de alumínio
SIM Dual-SIM
Bateria 3000 mAh
 Interface USB USB Tipo-C
Processador 2,2 GHz, 1,6 GHz (octa-core)
 RAM 4GB
 Memória  32GB
Câmara Principal  16MB, F1.7
Câmara Frontal 16MB+8MB, F1.9
Preço A partir de 500€

 

Veja também: