Publicidade:

SCOM: tenha o Cartão de Cidadão no seu telemóvel

Era a peça que faltava, certo? Aceder ao Cartão de Cidadão a partir do telemóvel parecia impossível, até hoje. Conheça a SCOM, a aplicação que faltava.

SCOM: tenha o Cartão de Cidadão no seu telemóvel
O Cartão de Cidadão em dispositivos móveis

A ideia surgiu da necessidade manifestada por vários profissionais, sobretudo do setor público, que precisavam de ter os dados do Cartão de Cidadão mais rapidamente acessíveis. A SCOM nasceu para isso mesmo, permitindo agora que transporte todas essas informações no seu smartphone.

SCOM: o Cartão de Cidadão no telemóvel


SmartCardOnMobile, é isso que significa a sigla SCOM, que quer inovar o mercado e facilitar a vida dos cidadãos portugueses. Esta app foi criada pela Present Technologies, uma empresa especializada em Tecnologias de Informação, que há muito queria dar resposta à necessidade das pessoas.

Em poucas palavras, a SCOM permite uma interação total com o seu Cartão de Cidadão. Tudo o que precisa é de um dispositivo móvel, usualmente o smartphone, para que possa utilizar dados como a assinatura digital de documentos a até a partilha de dados.

Porquê e para quê?

A necessidade de ter um acesso mais rápido ao Cartão de Cidadão foi expressa por diversos profissionais que só com um leitor de cartões não conseguiam ter a eficiência desejada. Foi com base na agilização desse processo que a SCOM foi criada.

Esta app não substitui, contudo, a Chave Móvel Digital, disponibilizada pela AMA (Agência para a
Modernização Administrativa), mas vem complementá-la e potenciar as suas funcionalidades. Com esta aplicação, a segurança do processo de assinatura digital de documentos passa a ser redobrada, até porque é obrigatória a apresentação física do Cartão de Cidadão.

Alguns exemplos de profissionais que expressaram a necessidade de ter um acesso móvel a este tipo de informação passam por Engenheiros Civis, Arquitetos, Médicos, Empresas de Construção Civil e também entidades públicas (como as autarquias).

Estes são apenas alguns exemplos de profissionais que contactaram diretamente com a Present Technologies na ânsia que conseguir uma solução mais ágil e que, ainda assim, mantivesse a segurança de todo o processo.

As vantagens

De acordo com Victor Batista, CEO da Present Technologies, esta solução apresenta “mais robustez e segurança ao processo de assinatura digital de documentos, pois obriga sempre à presença física do cartão aquando da assinatura de documentos. A assinatura é efectuada na máquina virtual do chip do cartão e não na cloud”.

A verdadeira vantagem que a SCOM apresenta é a mobilidade garantida ao processo. Em situações onde não é possível aceder a um computador, por exemplo, esta aplicação vem substituir o dispositivo em causa, agilizando o processo com total confiança.

De salientar ainda que a aplicação foi desenvolvida conforme com o Regulamento Geral da Protecção de Dados
(RGPD), mas para já só está disponível para Android (e em breve para dispositivos iOS). Contudo, as vantagens são várias:

  • Leitura de dados públicos (dados pessoais e fotografia);
  • Leitura de dados protegidos (morada);
  • Partilha privada e segura de dados do cartão de cidadão;
  • Assinatura digital de documentos PDF.

Ter um software móvel que permita o acesso a este tipo de dados a partir de qualquer local é, de facto, uma grande mais-valia nos dias de hoje. Com a SCOM pode aceder a estas informações dentro ou fora do escritório, de dia ou de noite, de forma rápida e segura.

No entanto, esta aplicação não é compatível com todos os dispositivos de leitura do Cartão de Cidadão, pelo que só alguns são operacionais neste contexto. Tudo depende do sistema operativo do dispositivo móvel que está a usar (seja um smartphone ou um tablet).

Para dispositivos que não sejam Apple, existem dois modelos que pode utilizar. No caso de utilizar um dispositivo Apple, já deverá ter um leitor de cartões como este. Claro está que deve, em primeiro lugar, entrar em contacto diretamente com a empresa para que lhe sejam aconselhadas as melhores soluções deste serviço.

android

Planos de subscrição

Ainda que se deva informar diretamente com a empresa, até porque esta é uma solução indicada para empresas e serviços, podemos desde já informá-lo acerca dos planos de subscrição que a SCMO disponibiliza. Como em outro qualquer serviço, também neste caso o preço varia consoante as funcionalidades disponibilizadas:

  • Plano Free: tal como o próprio nome indica, este plano é gratuito e permite a leitura de dados públicos e a leitura de dados protegidos;
  • Plano Silver: o Plano Silver tem um custo de 150€/ano e inclui as funcionalidades de leitura de dados públicos, leitura de dados protegidos e a partilha de dados;
  • Plano Gold: por 450€/ano, este plano disponibiliza as funcionalidades de leitura de dados públicos, leitura de dados protegidos, partilha de dados e a assinatura digital.

Mas antes que se subscreva um plano, agende uma demonstração diretamente com a empresa. A Present Technologies permite que o faça a partir do seu site oficial, onde só terá de preencher o seu nome e email para que de seguida entrem em contacto consigo.

Veja também:

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.