Publicidade:

7 segredos das pessoas pontuais que precisa conhecer

Descubra alguns dos segredos das pessoas pontuais e será muito mais fácil chegar à hora certa aos seus compromissos. Continue a ler.

7 segredos das pessoas pontuais que precisa conhecer
Para colocar em prática e nunca mais se atrasar

Quando falamos em gestão de tempo, existem dois principais tipos de pessoas: aquelas que habitualmente chegam cedo e aquelas que – apesar das melhores intenções – chegam sempre atrasadas. Se faz parte deste último grupo de pessoas, continue a ler e fique a conhecer os segredos das pessoas pontuais.

A maioria das pessoas que tem dificuldades em chegar a horas, atribui a culpa do seus atrasos à sua personalidade. O que, segundo alguns psicólogos, não é de todo mentira. Seja porque algumas pessoas estão naturalmente menos conscientes da passagem do tempo ou porque a importância da pontualidade não foi valorizada no ambiente familiar durante o seu crescimento.

Todos sabemos que a pontualidade é uma das características mais valorizadas socialmente, especialmente em ambiente de trabalho, e apesar de não ser uma característica comum a todos, é possível, adotando alguns hábitos na rotina diária, mudar este comportamento e chegar à hora certa a todos os compromissos. Conheça alguns truques para colocar em prática e nunca mais chegar atrasado!

7 segredos das pessoas pontuais para colocar em prática


1. Consciencialize-se das consequências do atraso

As pessoas que chegam sempre a horas estão bem conscientes das consequências dos atrasos, por isso, antes de passarmos aos segredos das pessoas pontuais propriamente ditos, é importante que analise os efeitos e as consequências que os seus atrasos implicam.

Para começar, faça uma lista de todas as consequências, profissionais ou pessoais, com as quais já teve que lidar devido à sua falta de pontualidade. Pense em coisas como perder uma reunião importante, pagar uma multa por excesso de velocidade, ser repreendido pelo chefe ou dececionar amigos.

2. Registe o tempo das suas rotinas diárias

Contabilize o tempo que demora a concluir as diferentes tarefas da sua rotina diária, desde tomar banho até à viagem para o trabalho. Assim, se chega sempre atrasado, poderá perceber que precisa de mais tempo e que é necessário fazer um ajuste aos seus horários.

3. Não se sobrecarregue de trabalho

As pessoas atrasadas não são mais atarefadas que as pessoas pontuais. As pessoas pontuais são é mais realistas sobre as tarefas que podem realizar em determinado espaço de tempo.

Uma das razões para chegar sempre atrasado pode estar relacionada com o facto de estar sobrecarregado de trabalho. Assim sendo, se possível, avalie a dificuldade e os prazos das tarefas tendo em conta o seu tempo disponível. A solução poderá ser delegar algumas dessas tarefas ou dizer não a alguns projetos.

4. Defina o tempo necessário para cada responsabilidade

É crucial definir um horário de início e um horário de fim para reuniões, telefonemas e outras tarefas. Isto vai ajudar a que cumpra os seus compromissos e garantir que não perde a noção do tempo.

5. Organize-se e planeie com antecedência

Uma parte importante de chegar sempre a horas é desenvolver hábitos que ajudem a maximizar a sua eficiência. Isso significa, por exemplo, confirmar a morada e procurar direções com antecedência, fazer listas do que vai precisar, preparar a roupa para o dia seguinte antes de ir dormir, etc.

6. Use lembretes e alarmes

Os alarmes do telemóvel, os lembretes e notificações do calendário, que pode configurar na sua conta de email, podem ajudar a manter prazos. Uma outra dica, adiante o seu relógio 5 a 10 minutos.

7. Antecipar  imprevistos

Chegar à hora certa implica ter em conta os possíveis imprevistos que podem acontecer. Por exemplo, sair com pouca antecedência só porque não gosta de chegar cedo e ficar à espera, pode fazer com que se atrase caso não corra tudo como planeado. Por isso, inclua sempre esta possibilidade no seu plano e, se houver um acidente na estrada ou trânsito complicado, não vai chegar atrasado. Se chegar cedo, aproveite esse tempo para responder a emails ou devolver telefonemas.

Vantagens de ser pontual

Agora que já sabe quais os segredos das pessoas pontuais, conheça as vantagens de chegar a horas:

  • fortalece e revela a sua integridade – assumiu um compromisso, chegar atrasado é faltar à sua palavra;
  • mostra que é confiável – saberem que estará no local combinado à hora assumida, vai fazer com que as pessoas confiem e saibam que podem contar consigo;
  • reforça a sua auto-confiança – ser pontual não só mostra aos outros que é confiável, mostra a si que é capaz e que também pode contar consigo;
  • evita inseguranças – chegar a horas a uma reunião ou entrevista de emprego, irá dar-lhe tranquilidade para fazer uma boa apresentação (não quer começar o seu discurso a pedir desculpas pelo atraso, certo?);
  • revela a sua disciplina – mostrar que consegue organizar o seu tempo é a prova de que tem atenção aos detalhes;
  • é sinal de respeito e humildade – a pontualidade demonstra o seu profissionalismo, chegar atrasado é faltar ao respeito a quem está a sua espera, sejam chefias ou colegas de trabalho. Cada minuto que atrasa, é tempo “roubado” aos outros.

Veja também:

Inês Silva Inês Silva

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior e com uma pós-graduação em Assessoria de Comunicação pela Escola Superior de Jornalismo do Porto, o seu percurso profissional foi sempre na área da comunicação com a criação dos mais diversos tipos de conteúdos.