Publicidade:

7 segredos que o cirurgião não lhe conta

Descubra os segredos que o cirurgião não lhe conta e saiba como ser um paciente mais atento e saudável.

7 segredos que o cirurgião não lhe conta
Mantenha-se informado

Se alguma vez esteve ou vai estar numa sala de cirurgia, gostará certamente de saber os segredos que o cirurgião não lhe conta. Os cirurgiões têm a nossa vida nas mãos e, ainda assim, pouco sabemos sobre eles. Conhecer alguns destes segredos pode ser uma ajuda para se tornar um paciente mais atento e para aumentar as taxas de sucesso.

Os segredos que o cirurgião não lhe conta


cirurgiao

A melhor maneira de saber se um médico é bom é perguntar aos funcionários

Mais do que currículos e entrevistas, a melhor maneira de saber se o seu cirurgião é bom é perguntar aos funcionários do hospital. Como estes também conhecem os bastidores das cirurgias e atendimentos, podem ser as melhores pessoas para falar sobre a ética, cuidados com o paciente e qualidade do trabalho de um cirurgião.

Pergunte sempre sobre as taxas de complicação

Antes de se submeter a uma cirurgia, pergunte ao seu médico quais são as taxas de complicação dele. Complicações são normais e o médico sabe como as corrigir. Contudo, se ele afirmar que não as tem ou se não quiser falar, desconfie.

Procure sempre uma segunda opinião

Procedimentos cirúrgicos são assuntos sérios e o seu cirurgião sabe disso. Ele não vai ficar ofendido caso procure outra opinião. Os médicos têm formações diferentes e podem tratar o mesmo problema de modos diferentes. Cabe ao paciente informar-se para poder decidir.

doctor

Saiba quem é o anestesista

Conhecer o cirurgião é essencial, no entanto, é igualmente importante saber quem será o seu anestesista. Os anestesistas são frequentemente ignorados, mas têm uma função importantíssima: colocar o corpo “a dormir” durante um período específico de tempo.

Atenção ao pré e ao pós-operatório

Os pacientes costumam focar-se nos detalhes específicos de uma cirurgia, mas esquecem-se frequentemente de prestar a devida atenção aos procedimentos que precisam de ser realizados antes e depois de uma operação, como a ingestão de medicamentos e vitaminas ou até mesmo o repouso absoluto.

cirurgia

Vai fazer uma cirurgia eletiva? Faça no início da semana

Um dos mais importantes segredos que o cirurgião não lhe conta: no caso de uma cirurgia eletiva, opte sempre por marcá-la no início da semana. Muitos cirurgiões tiram o sábado e o domingo de folga e aproveitam para viajar, por exemplo. Com isto, submeter-se a um procedimento no início da semana é a garantia de que terá o acompanhamento do seu médico durante o pós-operatório.

Os erros são comuns

Os erros são mais comuns do que imagina. Muitas vezes, se um erro acontece, é corrigido na hora e não oferece riscos para a vida do paciente, os cirurgiões optam por não lhe contar para não aumentar o stress no período de recuperação. Por isso, a melhor maneira de saber exatamente o que aconteceu e o que foi feito durante a cirurgia é pedir para ler o relatório do cirurgião responsável.

Veja também: