Publicidade:

Seguro automóvel: documentos necessários para o fazer

Hoje em dia, é fácil contratualizar um seguro automóvel. Saiba já quais os documentos que deve apresentar para conseguir o seu.

Seguro automóvel: documentos necessários para o fazer
Saiba quais são os documentos que deve reunir para fazer um seguro automóvel

Quem tem carro, deve contratar um seguro automóvel. Documentos necessários, coberturas, preços… Eis alguma informação relevante e que deve ter em conta na altura de contratualizar qualquer serviço.

Neste artigo, vamos dizer-lhe quais os documentos necessários para fazer um seguro automóvel válido em Portugal.

Seguro automóvel: documentos necessários para contratualizar


Documentos pessoais

Para fazer um seguro automóvel, deverá apresentar os seguintes documentos pessoais:

Documentos da viatura

No que diz respeito aos documentos da viatura, deve apresentar os seguintes:

Documentos necessários em caso de carro novo

Se quiser contratualizar um novo seguro (numa nova mediadora, por exemplo), além dos documentos que já foram mencionados, terá de apresentar os dados da apólice anterior. Se não tiver esses documentos consigo, a nova seguradora poderá aceder aos respetivos dados através de uma base de dados.

Ainda assim, poderá ter de pedir junto da antiga seguradora um certificado do histórico do seguro automóvel. Este documento é pedido para que possa ser feita a análise do registo de acidentes e possíveis problemas que tenham surgido ao longo do antigo contrato.

Informação extra

Não se esqueça que o seguro automóvel é obrigatório para todos os proprietários e/ou condutores. Em caso de acidente, este seguro irá protegê-lo e deverá ser acionado para resolver todas as questões relacionadas com o acidente.

Os seguros automóveis não são todos iguais e variam consoante as seguradoras e mediadoras. Faça a sua simulação e descubra qual o melhor seguro para si e para as suas necessidades.

Na altura de renovar o seguro, o mais cómodo é fazê-lo de forma automática. Poderá, no entanto, não ser a melhor opção. Por isso, siga as nossas dicas para não se arrepender mais tarde.

Se quer escolher o seguro mais barato, veja as nossas sugestões. Confira ainda o nosso guia, para que não perca nenhuma informação vital sobre o seguro automóvel.

seguro automovel

Documentos necessários para viajar


Documentos comprovativos de seguro automóvel válido

Os documentos que comprovam a existência de um seguro válido são o Certificado Internacional de Seguro Automóvel (carta verde, válida em Portugal e nos países aderentes à Convenção Multilateral de Garantias) e o certificado provisório, acompanhado do comprovativo do pagamento do prémio.

O dístico do seguro, de colocação obrigatória no veículo, não serve como prova da existência de seguro automóvel, destinando-se somente a facilitar a fiscalização e identificação.

Documentos necessários sempre que se conduz

Quando conduz deve procurar transportar sempre consigo:

  • Bilhete de Identidade/ Cartão de Cidadão;
  • Carta de condução;
  • Documento Único Automóvel ou Livrete e Título de Registo de Propriedade do veículo;
  • Documento comprovativo da existência do seguro (como a carta verde);
  • Certificado de Inspeção Periódica Obrigatória;
  • Exemplar da Declaração Amigável de Acidente Automóvel (DAAA) para utilizar em caso de acidente.

Documentos necessários em caso de acidente

Em caso de acidente automóvel, deve deter no local do sinistro os documentos de identificação de condutor, do veículo e do seguro (o nome do segurador e o número da apólice, que constam do selo no vidro da viatura). É necessário possuir e preencher a Declaração Amigável de Acidente Automóvel.

Veja também: