Publicidade:

Compensa fazer um seguro automóvel online?

Conheça as vantagens e as desvantagens de contratar um seguro automóvel online e o que tem de diferente em relação aos seguros tradicionais.

Compensa fazer um seguro automóvel online?
Pese os prós e contras

Contratar um seguro automóvel online é uma ideia cada vez mais tentadora para os consumidores: em poucos cliques, sem sequer sair de casa, fica protegido – e, não raramente, a um preço bastante competitivo. Mas será que é tudo rosas?

As ofertas de seguro automóvel online chegam de diversas instituições e, por isso, podem ter regras e detalhes diferentes que convém conhecer antes de assinar os papeis. Confirme se está mesmo a tomar a melhor opção para o seu caso.

Quem oferece o seguro automóvel online?


seguro automovel online

Há várias ofertas de seguros disponíveis no mercado, e chegam-nos de diferentes instituições: seguradoras tradicionais, seguradoras que só funcionam no mundo digital e bancos (digitais e físicos) que operam também neste mercado.

As regras vão mudando entre umas e outras instituições, mas, no geral, a regulamentação aplica-se de igual forma em todas. Quando procurar a solução ideal para si, pode considerar todas as ofertas com confiança, porque há mecanismos regulatórios a zelar para que não caia em vigarices.

De uma forma genérica, um seguro automóvel online é contratado e gerido por via exclusivamente digital, ou seja, não tem intervenção humana em fase nenhuma do processo de contratualização.

As vantagens de fazer um seguro automóvel online


A primeira grande vantagem de contratar um seguro automóvel online é bastante óbvia: nem sequer tem de sair de casa! Alguns cliques bastam para ter acesso a toda a informação, todos os papéis e todos os esclarecimentos sobre o seguro em causa.

Esta é a forma mais confortável e rápida de subscrever um seguro automóvel, sem filas nem horários de funcionamento.

Por outro lado, o online abre espaço a uma comparação tranquila e ao seu ritmo. Pode pedir propostas a várias seguradoras, guardá-las no computador e, quando quiser, recuperar tudo e comparar sossegado – sem mediadores, sem pressões, sem pressa. Fica mais fácil, nestas condições, tomar uma decisão acertada.

Outra vantagem do seguro automóvel online é o preço. Sobretudo nas seguradoras que não têm balcões físicos os custos operacionais são muito reduzidos – e isso reflete-se no preço. Um seguro automóvel online que seja tratado por via exclusivamente digital é, seguramente, mais barato do que qualquer outro, tradicional, com a mesma cobertura.

As desvantagens de fazer um seguro automóvel online


Apesar de todas as vantagens – que influenciam de forma positiva o seu bolso -, fazer um seguro automóvel online não é assim tão perfeito como sonhamos. A contratação de um serviço exclusivamente digital tem as suas fragilidades, que podem até fazê-lo mudar de ideias e recorrer ao bom e velho mediador tradicional.

Começamos pela qualidade da informação. Se é certo que as seguradoras são legalmente obrigadas a fornecer-lhe toda a informação necessária à contratação consciente de um serviço, é igualmente verdade que recai sobre si a responsabilidade exclusiva de analisar essa informação e saber se lhe compensa ou não. Isto quer dizer que tem mesmo de conhecer os meandros dos seguros e as leis para não cair em armadilhas.

Ao contratar um seguro automóvel online também pode estar a abdicar de um balcão físico, tão útil quando precisa de ativar um seguro. Sem um balcão ao qual se dirigir, tem de assumir a burocracia toda sozinho e rezar para que nada falhe.

Então compensa fazer o seguro online?


seguro automovel online

Do ponto de vista financeiro, é altamente provável que não encontre nenhuma oferta melhor do que as dos seguros online, que têm uma vantagem competitiva muito forte. No entanto, se a burocracia não for o seu forte ou se não estiver disposto a estar sempre por dentro das leis mais recentes, pode não ser boa ideia descartar o regime tradicional.

Ter um mediador de seguros disponível é sempre bom porque tem a quem fazer perguntas, alguém que o ajuda sempre que é necessário e até lhe consegue ofertas mais competitivas. Este serviço, claro, paga-se, mas pode ser vantajoso do ponto de vista do conforto.

Lembre-se também que, quando falamos em seguro automóvel online, não devemos descartar a possibilidade de agrupar seguros, ou seja, de contratar o seguro do carro na mesma empresa onde tem outros seguros. Este agrupamento pode trazer-lhe descontos que, contas feitas, tornam o seguro automóvel mais barato do que as ofertas que encontra na internet – mesmo sendo oferecido por uma empresa tradicional.

Assim, não assuma sempre que a oferta online é sempre mais barata – pode estar a desperdiçar uma boa oportunidade no mercado tradicional.

Veja também:

Marta Maia Marta Maia

Jornalista de formação, trabalhou no Público e na Fugas, mas logo passou para o lado do Marketing. Apaixonada pelo digital e por pessoas, é poupada por natureza e faz questão de tratar o dinheiro com o respeito que ele merece. Ecologista convicta, não dispensa música, livros e boas conversas offline.

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].