Publicidade:

Saiba como controlar o preço do seguro automóvel para jovens

O seguro automóvel para jovens condutores é dos mais caros, mas há pequenos truques que podem ajudar a controlá-lo. Saiba quais.

Saiba como controlar o preço do seguro automóvel para jovens
A inexperiência também se paga

Se é verdade que a sensação de vermos os filhos entrar em casa a exibir, orgulhosos, a recém-tirada carta de condução, é igualmente verdade que, quando isso acontece, já sabemos que nos espera uma luta: a de arranjar um carro e, pior, um seguro.

Arranjar um seguro automóvel para jovens não é uma tarefa fácil. No entanto, há algumas estratégias que pode adotar para convencer as seguradoras de que este não é um negócio ruinoso. Conheça-as.

Porque é que o seguro automóvel para jovens é mais caro?


seguro automovel para jovens

Na verdade a inflação do preço não tem exatamente a ver com a idade do condutor, mas antes com a pouca antiguidade da carta de condução – o que significa que um condutor mais velho pode sentir as mesmas dificuldades em arranjar um seguro barato para o carro se tiver tirado a carta de condução há pouco tempo.

O problema de se ser um condutor jovem é que, para o cálculo do preço dos seguros, as seguradoras consideram a antiguidade da carta de condução como um fator indicador da probabilidade de sinistro, ou seja, assumem que condutores menos experientes têm maior probabilidade de vir a ter acidentes e de ativarem o seguro. Por este motivo, e porque o aumento do preço está diretamente associado ao aumento do risco, o seguro automóvel para jovens sai mais caro.

O que fazer para baixar o preço do seguro automóvel para jovens?


seguro automovel para jovens

Compare as seguradoras todas

A pesquisa de mercado é sempre uma boa prática, mas torna-se essencial quando o segurado tem alguma característica específica que impacta o valor do prémio do seguro. Procure várias seguradoras, peça propostas e simulações a todas, e depois compare valores. Eles podem mudar drasticamente de agência para agência.

Compense com o tipo de carro

Já sabe que o seguro automóvel para jovens é mais caro, por isso pode tentar compensar esta subida de preço manipulando outras variáveis que estão ao seu alcance e que também influenciam o custo da apólice. Uma delas é o tipo de carro que o jovem vai conduzir.

Um carro novo tem sempre um valor de seguro mais caro do que um carro que já tenha alguns anos – porque o prejuízo, em caso de acidente, é maior. Assim, se o jovem conduzir um carro com alguma idade pode conseguir compensar a subida do prémio por inexperiência do condutor com uma redução do prémio pela idade do carro. Carros de gama alta, claro, também são hipóteses a excluir na hora de escolher.

Evite os extras

São jovens e adoram carros enfeitados e chamativos, mas os extras e as modificações aos carros encarecem os seguros, porque valorizam os automóveis e aumentam a despesa em caso de sinistro. Se o jovem lá de casa quer apetrechar o carro com umas novidades, convença-o a esperar para não fazer disparar o preço do seguro.

Aumente a franquia

Assumir valores maiores em caso de acidente também ajuda a dar algum conforto e confiança às seguradoras. Assim, se está a pensar contratar um seguro automóvel para jovens, pondere aumentar as franquias para manter o valor do prémio controlado.

Esta opção, contudo, só compensa se tiver confiança plena no jovem condutor e souber que qualquer acidente ocorrerá porque foi mesmo inevitável. Se o jovem tende a conduzir acima dos limites de velocidade ou mostra um comportamento agressivo ao volante, aumentar as franquias pode ser um verdadeiro “tiro no pé” que o deixa afundado em contas para pagar.

Adicione outro condutor à apólice

Da mesma forma que o tomador do seguro não tem de ser, simultaneamente, o segurado, também é possível que o condutor habitual do carro não seja o jovem que procura o seguro. Adicionar como condutor habitual um adulto com mais experiência (ou seja, com mais anos de carta) pode ajudar a reduzir o valor do prémio.

No entanto, convém lembrar que esta estratégia só deve ser adotada se for verdadeira. Se, ao fazer um seguro automóvel para jovens, declarar como condutor habitual uma pessoa que pouco anda com o carro e as autoridades descobrirem, pode estar envolvido num caso de fraude e acabar com uma conta para pagar bem maior do que o prémio do seu seguro.

Estude a cobertura de terceiros

Já temos visto que as seguradoras estabelecem os preços de acordo com as probabilidades estatísticas, por isso, e apesar de esta não ser uma estratégia muito conhecida, ela faz sentido.

Quando for contratar um seguro automóvel para jovens, peça à seguradora uma simulação de um seguro com cobertura de terceiros (o famoso seguro de responsabilidade civil, legalmente obrigatório) e, ao mesmo tempo, outra simulação de um seguro de danos próprios.

Pode acontecer que, estatisticamente, aquela seguradora tenha tido, nos meses anteriores, mais despesa com segurados por cobertura de terceiros do que com segurados por cobertura de danos próprios – e, por esse motivo, esteja a praticar preços mais altos nos seguros mais básicos do que nos seguros mais completos.

Veja também:

Marta Maia Marta Maia

Jornalista de formação, trabalhou no Público e na Fugas, mas logo passou para o lado do Marketing. Apaixonada pelo digital e por pessoas, é poupada por natureza e faz questão de tratar o dinheiro com o respeito que ele merece. Ecologista convicta, não dispensa música, livros e boas conversas offline.

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O E-Konomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].