Publicidade:

Seguro automóvel temporário: como contratar e obter o melhor preço

Poucos sabem o que é um seguro automóvel temporário, pois as seguradoras não comunicam este serviço proativamente. Saiba mais sobre este tipo de soluções.

Seguro automóvel temporário: como contratar e obter o melhor preço
Saiba como fazer um seguro para um veículo de utilização esporádica

seguro automóvel temporário é pouco conhecido dos portugueses, uma vez que as principais seguradoras a operar neste setor quase não comunicam este tipo de serviços, e algumas nem sequer o comercializam.

Na verdade, mesmo nos casos das empresas junto das quais pode contratar um seguro de curta duração, é quase impossível obter informação online, pelo que para o fazer terá que se deslocar fisicamente a um balcão de atendimento.

Seja por uma questão de conveniência ou porque em algumas situações, como no caso das viaturas clássicas, é a solução que faz mais sentido, a crescente procura por este tipo de seguros é inegável.

Seguro automóvel temporário: duração e preço


Qual o período de duração de um seguro automóvel temporário?

Esta pergunta não é de resposta simples, uma vez que tudo dependerá das especificidades do seu caso e da empresa à qual contrata o seguro da sua viatura.

Existem diversas variáveis que é necessário considerar, como o tipo de viatura, a circunstância que motiva a utilização esporádica da mesma, o tipo de cobertura contratada, entre outras.

Dependendo da oferta da seguradora, é possível que consiga contratar seguros por um prazo de apenas alguns dias, um mês ou três ou quatro meses.

O seguro automóvel temporário é muito caro?

Quando comparado com o valor do seu seguro automóvel comum, é verdade que o valor por dia é bastante mais elevado. No entanto, tendo em conta a utilização temporária da viatura, ficará bastante mais em conta do que ficaria que se tivesse que contratar um seguro anual.

Se tiver essa possibilidade, de forma a obter o melhor preço possível, faça o contrato do seu seguro automóvel temporário junto da mesma seguradora que tratou da sua viatura permanente.

seguro automovel

3 dicas para negociar o seu contrato


1. Contacte o maior número de empresas possível

Quanto mais ofertas conhecer melhor, uma vez que assim estará melhor preparado para apresentar contrapropostas e poderá decidir-se pela seguradora que lhe apresentar o melhor preço.

2. Mantenha o bom critério de escolha de cobertura

Não se coloque em risco em caso de acidente só porque o carro é de utilização esporádica. Opte, pelo menos, pelas mesmas características essenciais que não dispensa quando contrata um seguro automóvel comum, de forma a poder conduzir de cabeça tranquila.

3. Faça contrapropostas

Este tipo de ofertas não são tabeladas precisamente por estarem, em grande medida, dependentes de variadas condicionantes e casos particulares. Assim que receber uma oferta, não tenha medo de apresentar uma contraproposta.

As seguradoras têm consciência de que a viatura, eventualmente, acabará por ser coberta seja por que empresa for e, assim sendo, têm algum espaço de manobra no preço.

Veja também:

Nuno Vasques Cambra Nuno Vasques Cambra

Licenciado em Cinema e Audiovisual, aprofunda agora conhecimentos de Marketing Digital. Apaixonado pelo humor e pela escrita, desenvolve conteúdos para diferentes plataformas e trabalha como escritor freelancer.

Também lhe pode interessar: