Publicidade:

O que fazer quando está sem vontade de trabalhar: 6 dicas

Sabe aqueles momentos em que está aborrecido e sem vontade de trabalhar? Descubra as nossas dicas para evitar que o cansaço e a ansiedade levem a melhor.

O que fazer quando está sem vontade de trabalhar: 6 dicas
Aprenda a lidar com a falta de vontade para trabalhar

Todos nós passamos por momentos em que nos sentimos sem vontade de trabalhar, seja porque estamos stressados ou simplesmente cansados e desanimados. Nessas alturas em que a vontade de trabalhar não está presente, é importante que não se deixe vencer e que não caia na tentação de procurar outras distrações como as redes sociais, por exemplo.

É perfeitamente natural que nem sempre esteja com vontade para trabalhar, afinal, somos meros seres humanos. No entanto, o dever chama-nos e é necessário encontrarmos o nosso melhor sorriso e a força psicológica para enfrentarmos os nossos superiores ou até mesmo aquelas reuniões que estão marcadas ao longo do dia.

Fique connosco e confira algumas dicas para ultrapassar esta questão de uma forma muito mais fácil.

6 dicas para quem está sem vontade de trabalhar


sem vontade de trabalhar

Já passou por aqueles momentos em que simplesmente está sem vontade de trabalhar? O stress, a acumulação de tarefas no trabalho, o cansaço e a ansiedade são fatores que contribuem para que isto aconteça e é por isso importante que se previna.

Quer saber como pode continuar a manter o foco na tarefa que está a desenvolver, mesmo quando está sem vontade de trabalhar? Temos 6 dicas para si, tome nota.

1. Faça uma pausa

Nem sempre é possível deixar o que está a fazer para fazer outra coisa, mas e que tal se fizer uma pausa? Apesar de a maioria de nós observar as pausas como meros momentos para descontrair com os colegas ou para aproveitar para fazer um lanche, estas são também o momento em que o profissional se consegue desligar por minutos da tarefa em que está a trabalhar.

Se não tem oportunidade para fazer uma pausa sempre que se sentir cansado e ansioso, pode optar por fazer outra coisa que lhe dê prazer sem sequer sair da sua cadeira de trabalho. Oiça a sua música favorita, por exemplo, e vai ver que se sentirá mais aliviado.

Ao forçar-se a prosseguir numa tarefa quando está fatigado e sem vontade de trabalhar, está automaticamente a gastar muito mais energia.

Entenda que, muitas vezes, o nosso cérebro e o nosso corpo precisam de pequenas pausas e é importante que os saibamos ouvir para não prejudicarmos a nossa saúde. Por isso mesmo, esteja atento aos primeiros sinais de fadiga e burnout que possam surgir.

2. Faça uma curta lista de tarefas

Muitas vezes deparamos-nos com inúmeras tarefas que temos obrigatoriamente de desenvolver ao longo da semana. É extremamente importante que faça uma lista curta de tarefas, dando prioridade às que têm um prazo de conclusão mais aproximado.

Se está sem vontade de trabalhar e não sabe por onde começar, escreva num papel as 3 ou 4 tarefas com mais relevância que tem de desenvolver até ao final do dia sem falta.

Lembre-se que é sempre mais fácil terminar as tarefas quando elas estão descritas num simples papel e vai ver que à medida que vai progredindo na lista, a falta de vontade para trabalhar se vai dispersando.

3. Concentre-se na satisfação que irá sentir no fim

É mais fácil jogar um jogo no telemóvel ou aceder às redes sociais do que enfrentar o problema. É natural que pense assim, afinal todos nós preferimos fazer alguma coisa que nos distraia quando a vontade para trabalhar não está presente.

O problema é que este tipo de atitudes, rapidamente nos leva a sentimentos como a frustração, irritação ou até mesmo culpa por sabermos que estamos a perder tempo.

Para que acabe de uma vez por todas com estes sentimentos negativos, deve concentrar-se em fazer todo o seu trabalho para chegar a casa muito mais aliviado, sem stress ou ansiedade.

4. Abra o documento

Quando a vontade para trabalhar persistir, opte por abrir imediatamente o documento que está relacionado com a tarefa que tem para desenvolver.

A nossa resistência ao trabalho é uma coisa curiosa porque apesar de parecer enorme, basta tomar qualquer tipo de ação para que ela comece a desaparecer.

Pense connosco, uma vez que já tem o documento à sua frente, é mais fácil  predispor-se a trabalhar nele.

Para que esta dica surta ainda mais efeito, estabeleça na sua cabeça que vai trabalhar por 5 minutos e verá que, à medida que o tempo passa, a vontade vai surgindo.

5. Dê o seu melhor

Quando está sem vontade de trabalhar, é normal que faça todas as suas tarefas sem qualquer tipo de entusiasmo. Contudo, quando fazemos o mínimo possível, não estamos a contribuir para a nossa motivação e, por consequência, acabamos por nos sentir insatisfeitos com aquilo que fizemos.

Em vez disso, procure dar o seu melhor em cada uma das tarefas que tem para desenvolver. Mesmo que os seus colegas não reparem nisso o importante é sentir-se realizado e satisfeito consigo próprio.

6. Estabeleça pequenas metas e recompensas

Se mesmo assim continuar sem vontade de trabalhar, estabeleça pequenas metas diárias a atingir e por cada meta, uma recompensa. Parece-lhe interessante?

É muito fácil, basta que prometa a si mesmo uma recompensa a cada 3 tarefas que tem de concluir, por exemplo. Ou então, se preferir e quiser ir ainda mais longe, pode sempre optar por estabelecer a sua recompensa se terminar o trabalho que está a desenvolver já há algum tempo.

Em relação às recompensas, pode pensar em coisas como ir ao seu restaurante favorito almoçar, comprar aquele livro que anda a namorar há muito tempo ou então por sair mais cedo do trabalho (contanto que tenha terminado as suas tarefas de forma eficaz).

Veja também:

Catarina Milheiro Catarina Milheiro

Finalista da licenciatura em Gestão de Marketing, entende a partilha de informação através da escrita, como uma forma nobre da comunicação.