Miguel Pinto
Miguel Pinto
16 Fev, 2024 - 16:54

Liverpool: deixe-se apaixonar pela icónica cidade dos Beatles

Miguel Pinto

Viaje até Liverpool e deixe-se encantar pela metrópole vibrante, berço da mais mítica das banda britânicas de todos os tempos.

Liverpool é uma das mais famosas cidades do noroeste da Inglaterra e que saltou para ribalta pela força da sua indústria, do seu porto, do futebol e, claro está, da música.

Fundada nos alvores do século XIII, Liverpool passou de uma pequena vila piscatória para um município livre por ordem do Rei João (também conhecido pelo Sem Terra), corria o ano de 1207.

Mas é no esplendoroso reinado de Elisabete I, no século XVI, que Liverpool se torna o porto de referência para a aventura do Novo Mundo, proporcionando um crescimento brutal à cidade.

O mesmo aconteceu em 1666, quando o grande incêndio de Londres fez com que muitos mercadores da capital se deslocassem para o noroeste.

Durante a Segunda Guerra Mundial, foi alvo de inclementes bombardeamentos por parte da aviação alemã, que destruiu parte significativa do património da cidade. Renascida das cinzas, tornar-se-ia num importante pólo económico e cultural do Reino Unido. E há muito para ver

Liverpool: o que não pode perder

Liverpool é uma cidade em constante ebulição e com vários pontos de interesse. Se a rivalidade entre os clubes de futebol Liverpool FC e Everton FC é por todos conhecida, não restam dúvidas que a maior exportação local continuam a ser os Beatles.

Um pouco por toda cidade respira-se o espírito dos Fab Four. A sua música ecoa muitos locais de Liverpool e os quatro magníficos estão presentes na toponímia, nas estátuas, nos aeroportos, enfim, um pouco por todo o lado.

Mas há mais para ver. Por isso aqui ficam algumas sugestões para uns dias bem passados no “merseyside”.

Cavern Club

O The Cavern Club  foi inaugurado em 1957 e é onde começa a lenda dos Beatles.

Terá sido aqui que John Lennon, Paul McCartney, Ringo Starr e George Harrison deram os seus primeiros concertos, antes de rumarem a Hamburgo, na Alemanha, uma cidade que também foi decisiva para o crescimento musical da banda.

Segundo alguns relatos, os Fab Four tocaram perto de 300 vezes no espaço, que foi demolido em 1973, para ser reconstruído em 1984 com tijolos retirados do original.

Fica na Mathew Street e é, claro está, um lugar de peregrinação para todos os admiradores da banda. Aproveite ainda para embarcar na Magical Mystery Tour, um percurso que toma o nome de um dos mais psicadélicos álbuns dos Beatles.

Catedral de Liverpool

A Catedral de Liverpool é um espaço fantástico e de uma imponência rara.

É a igreja mais extensa do mundo com 189 metros de comprimento e uma torre que, com os seus 101 metros, é a mais alta de todo o Reino Unido.

É um lugar de visita obrigatória e um dos grandes símbolos da cidade, dominando de forma majestosa quase toda a paisagem. Obrigatório.

catedral de liverpool
A imponente Catedral de Liverpool, que domina toda a cidade

Albert Dock

Lembra-se determos falado sobre a importância que o porto teve para o desenvolvimento de Liverpool? Pois bem, nas últimas décadas o espaço foi-se cobrindo com tons de ruína, fruto do desaparecimento de muitas atividades económicas ali sedeadas.

Mas ganhou uma nova vida e não vai querer perder uma visita a esta zona, agora mais trendy e cheia de propostas originais.

Em Albert Dock, o nome da área, vai encontrar museus, galerias, restaurantes e bares, mesmo junto ao rio Mersey, ocupando parte substancial do que foi o histórico porto da cidade.

O processo de revitalização que sofreu tornou-o num dos mais aprazíveis espaços públicos da cidade. Voltando aos Fab Four, é aqui que se situa o museu “The Beatles Story”.

Penny Lane e Strawberry Fields

Toda a gente conhece esta música dos Beatles. É um clássico absoluto. Mas o local já existia. Penny Lane é o local onde Paul McCartney apanhava o autocarro para ir até à casa de John Lennon, na Menlove Avenue 215.

Strawberry Fields Forever é outro dos temas dos Beatles, escrito por Lennon. O espaço era um antigo orfanato de raparigas.

O tour pela zona pára mesmo em frente ao famoso portão vermelho. Já não é o original, mas trata-se de uma réplica perfeita.

Anfield

Quem vai a Liverpool não pode deixar de visitar Anfield, o mítico estádio dos “reds” e que tantas tardes e noites de glória já viveu. Depois dos graves problemas com os hooligans, o clube procedeu a uma mudança radical.

Muitos desses adeptos foram corridos dos estádios e as condições de segurança melhoraram de forma significativa. Mas ainda lá continua a famosa Kop, uma bancada para os adeptos mais fiéis e uma espécie de “tribunal” para jogadoreas e técnicos do clube.

Aproveite ainda a oportunidade para dar um salto ao outro lado do rio e conhecer o novíssimo estádio do arqui-rival Everton.

Ainda está em construção, mas é a âncora para uma revolução profunda na zona de Mersey. É uma obra de arte e parece que está literalmente pousado no rio.

The Three Graces

São os mais importantes edifícios da cidade, construídos em 1911 e, à altura, os mais altos de toda a Europa. Chama-se The Three Graces, num complexo que inclui o edifício do porto de Liverpool, o Royal Liver Building e o The Cunard Building.

Localizado do Pier Head, no Liverpool Waterfront, constituem um dos conjuntos arquitetónicos mais importantes do Reino Unido, fazendo parte de uma área que foi classificada Património da Humanidade pela UNESCO.

Nas imediações encontra-se ainda a já famosa estátua dos quatro Beatles, em tamanho natural, palco para algumas das melhores fotos que pode tirar na cidade de Liverpool.

paisagens das Highlands na Escócia
Veja também Highlands: viagem pelos lagos e os muitos encantos da Escócia

Onde ficar em Liverpool

Se procura alojamento em Liverpool saiba que a oferta é vasta e um pouco para todas as carteiras. Confira algumas dessas unidades:

  • Adelphi Hotel: Com uma origem que remonta ao ano de 1914, este hotel fica bem no centro da cidade e os preços são acessíveis.
  • Days Inn: Bem no centro de Liverpool, esta unidade está próxima das principais atrações turísticas. Os preços por noite rondam os 48€ (42£).
  • Holiday Inn: Está situado no St. George’s Quarter. As melhores lojas, pubs e museus da cidade ficam bem perto, assim como a estação de comboios, com partidas para Londres e outras cidades do Reino Unido.
  • Ibis Styles: Este hotel inspirado na decoração dos anos 60, fica no centro da cidade, próximo de muitas atrações e a minutos do Cavern Club. Ideal para os verdadeiros fãs.

Como ir

Há várias companhias que voam de Lisboa e do Porto direto a Liverpool. Nem todas aterram no Aeroporto John Lennon, o principal aeroporto da região, por isso é conveniente fazer contas aos transfers de e para a cidade.

Veja também