Publicidade:

5 serviços públicos online que lhe vão ser muito úteis

Conheça os serviços públicos online e optimize o seu tempo. Trate de assuntos fiscais, consulte informações, emita documentos, faça pagamentos e muito mais.

5 serviços públicos online que lhe vão ser muito úteis
Serviços práticos e sem filas!

Se ainda não conhece ou utiliza estes serviços públicos online poderá estar a perder o seu tempo em filas desnecessariamente. Nos últimos anos, a administração pública portuguesa tem vindo a trabalhar para tornar os serviços públicos cada vez mais digitais. Foi aprovado, por exemplo, o plano de ação relativo à Estratégia TIC 2020, cujo objetivo passa por promover a inovação e a digitalização na administração pública portuguesa.

Para quem não gosta de perder tempo em longas filas, esta é, sem dúvida, uma boa notícia. Se muitas pessoas já conhecem e utilizam com frequência estes serviços públicos online, para muitas outras eles são novidade.

Serviços públicos online: alguns exemplos

servicos-publicos-online

Se ainda não os utiliza, acredite que são muito úteis e práticos. Pode, por exemplo, marcar uma consulta no seu centro de saúde, aceder a informação necessária para pagar o IUC, entregar o IRS, reclamar de um serviço no livro de reclamações, pedir um certificado ou uma licença, entre fazer muitas outras coisas. Se ainda desconhece estes serviços públicos online, conheça alguns de seguida.

1. Portal do Cidadão

portal cidadão

Temos que começar pelo Portal do Cidadão onde se pode ler que facilita o relacionamento entre os cidadãos, empresários e a Administração Pública, sendo este o canal de acesso eletrónico privilegiado pelo Estado para acesso à informação e prestação de serviços públicos eletrónicos.

O Portal pode definir-se como o ponto único de acesso para executar online os serviços disponibilizados pela Administração Pública, assim como consultar informações ou conteúdos diversos. Sempre que necessário, o Portal encaminha os seus utilizadores para respetivos sites onde é possível interagir diretamente com a entidade prestadora do serviço no sentido de concluir os seus pedidos.

2. Portal das Finanças

portal finanças

O Portal das Finanças talvez seja um dos serviços públicos online mais utilizados. Aqui particulares e empresas podem consultar e resolver os seus assuntos fiscais.

Entregar e consultar declarações várias, emitir recibos verdes, consultar as despesas dedutíveis no IRS, entregar a declaração de rendimentos são exemplos das muitas funcionalidades que o portal oferece.

3. Portal da segurança social

portasl seg social

Também no Portal da Segurança Social, e no âmbito do processo de transformação digital na Segurança Social, têm vindo a ser reforçados os serviços disponibilizados aos Cidadãos na Segurança Social Direta (SSD).

Neste portal pode realizar um conjunto de operações que dispensam a deslocação ao atendimento presencial, como por exemplo solicitar o abono de família, o subsídio de parentalidade, consultar os valores que tem a receber, com as respetivas datas previsíveis de recebimento ou os valores que tem a pagar.

É também possível emitir o documento de cobrança para efetuar o pagamento da totalidade de uma dívida ou de uma prestação relativa ao plano prestacional, entre tantos outros serviços. Não perca tempo e livre-se das intermináveis filas e do tempo de espera para ser atendido ao balcão.

4. Portal do Serviço Nacional de Saúde

portal sns

O Portal do Serviço Nacional de Saúde fornece, por exemplo, informação sobre prestadores de saúde (como a pesquisa de hospitais, centros de saúde e farmácias, de forma georeferenciada), taxas moderadoras, cuidados de saúde transfronteiriços, entre outros serviços.

Este portal faculta ainda informação referente a serviços realizados tais como marcação de consultas, renovação de medicação, pedido de isenção de taxas moderadoras ou testamento vital, entre outras funcionalidades.

5. Portal do Governo

portal governo

O Portal do Governo reúne um conjunto de informações  e tem como objetivo aproximar e dinamizar a relação entre os cidadãos e o Governo. O portal inclui fotos, vídeos, emissões online, informações sobre os 11 ministérios e a possibilidade de criar o seu próprio movimento.

Outros Serviços públicos online que poderão ser úteis

Conhece e utiliza outros serviços públicos online? Quer partilhar connosco outras sugestões? Obrigada!

Veja também: