Publicidade:

10 sinais de que o seu trabalho é tóxico: reconhece algum?

O ambiente onde se move pode ter um impacto negativo no seu bem-estar, por isso, é importante que saiba ver os sinais de que o trabalho é tóxico.

10 sinais de que o seu trabalho é tóxico: reconhece algum?
Reconheça os indícios de que não está no trabalho certo para si

Será que sabe identificar os 10 sinais de que o seu trabalho é tóxico? Se ainda não pensou no assunto, vai encontrar boas razões para o fazer – e já.

O seu ambiente de trabalho pode tanto dar-lhe alegrias como fazer mal á sua saúde. Daí que seja importante que tenha noção se o seu trabalho é tóxico, de modo a poder tomar decisões em relação ao mesmo. Confira, de seguida, alguns sinais de que o seu trabalho é tóxico.

Identifique os 10 sinais de que o trabalho é tóxico


trabalho toxico

1. Nunca se sente fora do trabalho

Um dos sinais de que o seu trabalho lhe está a ser prejudicial é quando sente que continua a trabalhar mesmo fora da empresa, sem ter tempo verdadeiramente livre para si e para a sua família. Ou seja, a sua cabeça está sempre no trabalho.

2. Sente que pode ser despedido a qualquer momento

Alguns locais de trabalho são caracterizados por altos níveis de incerteza, alta rotatividade e constante mudança, o que geralmente faz com que os funcionários se sintam ansiosos e com medo. Não é nada bom para si se não puder confiar no seu chefe e nos planos que tem para si na empresa.

3. A sua família e amigos notam que anda diferente

Se os seus amigos e familiares tiverem feito comentários sobre o seu humor ou comportamento desde que está neste emprego, ou desde que esse trabalho se tornou tóxico, ouça-os. O fato de eles perceberem uma mudança negativa no seu humor ou no seu comportamento é um indicador de que algo está a acontecer consigo.

4. É constantemente bombardeado com críticas

Reclamar e resmungar relativamente a tarefas até pode ser comum no local de trabalho. Na verdade, pode até servir como uma maneira de os colegas de trabalho crescerem em conjunto e melhorarem a performance. No entanto, quando as críticas negativas são mais habituais do que as positivas, começam a tornar-se prejudiciais muito rapidamente.

5. É pressionado a almoçar com a equipa

Ser convidado a almoçar com o resto de seus colegas de trabalho é uma coisa positiva, a menos que esse convite venha com insistência e oiça palavras desagradáveis caso tenha outros planos.

6. Os colegas falam mal uns dos outros nas costas

A bisbilhotice e a intriga são tóxicas em qualquer lugar, mas não deve haver absolutamente nenhuma tolerância para tal no local de trabalho, pois causa um ambiente sem confiança e de paz podre.

7. Existe bullying, assédio e insultos no local de trabalho

O bullying e o assédio também podem acontecer no trabalho. Isso inclui insultos, ataques de fúria, insensibilidade e padrões comportamentais opressivos. Um ambiente onde isto acontece só pode mostrar que o trabalho é tóxico.

8. Está sempre ansioso a pensar nas férias

Se está sempre a pensar nas férias e ansioso que estas cheguem, isso só pode significar que não é feliz no seu emprego atual e que é hora de repensar a sua vida profissional.

9. Sente-se muito nervoso no trabalho

Se sente o seu sistema nervoso alterado quando está no seu local de trabalho, sem nunca conseguir relaxar em momento algum, esse não certamente o emprego certo para si.

10. O seu horário de trabalho não é respeitado

Se nunca sai a horas do trabalho, porque estão sempre a pedir-lhe trabalho extra que não pode deixar de ser feito no próprio dia, levando a que deixe de ter vida própria, saiba que esse é também um sinal de que o seu trabalho é tóxico.

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.