Publicidade:

5 sinais que a empresa oferece progressão na carreira

Está a trabalhar e à procura de sinais que a empresa oferece progressão na carreira? Então fique atento, pois temos uma mão cheia deles.

5 sinais que a empresa oferece progressão na carreira
Os indícios que uma empresa oferece mobilidade ascendente

Se é um dos muitos portugueses que não se importariam nada de permanecer numa empresa por longos períodos de tempo (se houvesse oportunidade de investir no seu futuro profissional, claro) talvez esteja à procura de sinais que a empresa oferece progressão na carreira. Acertamos?

Ora, isso nem sempre é fácil de identificar, especialmente se está ainda na fase das entrevistas de emprego. A boa notícia é que reunimos 5 destes importantes indícios. Se quer saber se há oportunidade de usufruir de mobilidade ascendente na empresa, aprenda a ler estes sinais.

Quais são os sinais de sinais que a empresa oferece progressão na carreira?


Há mesmo alguns sinais claros de que uma empresa estimula a mobilidade ascendente, pelo menos é o que dizem os funcionários da empresa AdRoll, uma norte-americana fundada em 2007 que dá prioridade ao desenvolvimento e retenção dos seus talentos internos. Vamos descobrir quais são estes sinais?

Durante a sua próxima entrevista de emprego, olhe tudo mais de perto, coloque as perguntas certas e faça um brilharete, garantindo, ao mesmo tempo, que verifica se há ou não sinais claros de que se trata de uma empresa que valoriza a progressão na carreira.

Feedback: como falar de assuntos delicados com os colegas

1. A gestão da empresa é incentivadora e oferece desafios

Os gestores precisam de ser líderes que torcem pelo sucesso dos seus colaboradores, enquanto também os desafiam a saírem das suas zonas de conforto. Estes líderes que incentivam são, de facto, fundamentais para o crescimento de toda a equipa, individualmente e em grupo.

4 sinais simples de que uma empresa incentiva e desafia os colaboradores

  1. A empresa investe no desenvolvimento individual: deve ser um dever dos gestores das empresas estarem genuinamente motivados a desenvolver pessoas e a vê-las crescer.
  2. A empresa acompanha o trabalho individual de cada um: ainda que o trabalho em grupo funcione bem, é preciso olhar para próximo passo de cada um dos colaboradores.
  3. A empresa desafia o colaborador a pensar no próximo passo: os gestores devem incentivar os seus funcionários a pensarem para além do papel deles na empresa.
  4. A empresa demonstra confiança no colaborador: a confiança dada pelos gestores estimula os colaboradores a desafiarem-se a crescer na empresa, sendo fundamental para que cada um consiga dar-se novas oportunidades de provar que é capaz e merecedor.

Há 7 dicas de boa liderança que deve conhecer >>

2. A empresa oferece oportunidades e orientação na gestão de carreira

Uma empresa que orienta os seus talentos na gestão das suas carreiras, sendo capaz de apontar caminhos e oportunidades, mostra que valoriza o percurso individual de cada um deles. Imaginemos uma situação para ilustrar: um colaborador progride na carreira dentro da empresa assumindo competências e responsabilidades que nunca antes tinha pensado fazerem parte do seu futuro profissional, porque a empresa em questão mostrou-se atenta aos seus talentos.

Um mentor que orienta o percurso profissional dos seus talentos pode levá-los por caminhos inimagináveis. Muitas oportunidades se perderiam pelo caminho, não fosse a intervenção deste tipo de liderança.

Para descobrir se esta é uma parte importante da cultura na empresa, pergunte sobre a orientação de carreira durante a sua entrevista.

4 dicas para conseguir progredir na carreira >>

3. A cultura do feedback é impulsionada

Uma organização com comunicação aberta e que incentiva o feedback ajuda o colaborador a entender quais são as suas principais competências, para que possa aprimorar habilidades e crescer na sua função.

A comunicação é fundamental para o bom desenvolvimento dos funcionários. Colaboradores que não conseguem entender os seus pontos fracos e fortes, não conseguem progredir nas suas carreiras. Por isso mesmo, há uma enorme importância da cultura do feedback e importa, ainda, que seja o feedback adequado.

Dar e receber feedback: o poder do elogio >>

Há muitas formas de aprender com profissionais de diferentes departamentos, por isso analise se a empresa encoraja o feedback entre funcionários, além da avaliação dos gestores.

Participar em reuniões que promovam a cultura de feedback pode ser uma forma de encorajar os funcionários a encontrarem a sua própria voz e isso pode permitir que se sintam confortáveis e seguros para, finalmente, progredir dentro da empresa.

Oferecer, pura e simplesmente, a oportunidade de dar uma opinião não é o suficiente, nem o mais adequado. A opinião deve vir acompanhada de soluções. Assim, um colaborador pró-ativo tem a oportunidade de ganhar visibilidade e, portanto, destacar-se.

Como falar de assuntos delicados na empresa, com colegas e gestores >>

Dar e receber feedback: qual é o poder do elogio?

4. Há fácil acesso à liderança

Os líderes devem encorajar e desafiar a equipa, mas não só: é também e igualmente importante que sejam acessíveis aos seus colaboradores. A exposição à liderança é equivalente à exposição aos objetivos mais gerais da organização, e isso ajuda a entender os objetivos da empresa, dando a oportunidade de perceção de questões essenciais.

 “Onde eu me encaixo na empresa?”

“Como posso fazer a diferença?”

Se uma empresa é transparente e os líderes estão intencionalmente disponíveis, todos têm uma visão mais ampla do trabalho e das suas carreiras, tendo como foco os interesses não só individuais, como os comuns a todos. Isso ajuda no avanço geral de toda a equipa.

5. A empresa valoriza a mentalidade de crescimento

A mentalidade de crescimento precisa permear toda a organização para, assim, inspirar os funcionários a assumirem novos papéis e progredirem nas suas carreiras.

A mobilidade interna só acontece quando há um interesse genuíno no desenvolvimento e crescimento dos colaboradores. A melhor forma de percebê-lo é quando uma empresa incentiva os funcionários a estarem sempre a aprender e a desenvolver.

As empresas podem ainda oferecer uma recompensa a pessoas que trabalham muito e que estão abertas a aprender. Isso vai estimular os colaboradores a quererem crescer e adquirir competências que são valiosas para o sucesso (pessoal e da organização).

Procure pelos sinais de mobilidade ascendente na empresa

As empresas focadas no crescimento desejam atrair e reter os melhores talentos do mercado. E desenvolvê-los, para transformá-los em futuros líderes, faz parte do processo.

Se quer encontrar uma organização que celebra a mobilidade interna, use estas dicas para encontrar a correspondência certa. Esteja atento aos sinais de que a empresa oferece progressão na carreira.

Veja também:

Luana Freire Luana Freire

Estudou Jornalismo e Assessoria de Imprensa no Brasil, transferindo a paixão, bagagens e coração para o Porto, onde estudou Ciências da Comunicação na UP. Mãe, simpatizante do feminismo, devoradora de novidades, louca por viagens, boa música, boa conversa e boa comida. Mulher das letras, é adepta da escrita criativa e acredita que a palavra, com todas as suas máscaras e possibilidades, é infinita e capaz de mudar o mundo de quem a lê, ouve, toca, espalha e constrói.

Saiba tudo sobre emprego