Publicidade:

8 sítios românticos para visitar em Portugal: conheça-os

Para os viciados em viagens e que desejam celebrar o amor de forma especial, estes 8 sítios românticos para visitar em Portugal são perfeitos. Descubra-os!

8 sítios românticos para visitar em Portugal: conheça-os
Locais onde “o amor está no ar”

Qualquer altura é boa para viajar para locais que ajudem a reacender a chama da paixão e o nosso país é perfeito para isso. Partilhamos 8 sítios românticos para visitar em Portugal, que o ajudarão a descobrir melhor este cantinho à beira-mar plantado e que é, cada vez mais, um destino de eleição por parte dos estrangeiros que vão ficando, aos poucos, verdadeiramente apaixonados pelo país, pela cultura e pelas pessoas.

Sendo um dos países mais bonitos da Europa, Portugal é o destino perfeito para qualquer pessoa que planeia uma escapadela romântica ou, até mesmo, uma lua de mel. Aliás, uma lua de mel em Portugal pode ser exatamente o que qualquer casal precisa para fazer uma das viagens mais importantes da sua vida, porque o nosso país permite fazer várias viagens numa só.

A panóplia de cidades e as suas características intrínsecas é tão diversa que parece que em cada local que visitar entra num país diferente, mas não: é sempre o mesmo Portugal, rico em toda a sua variedade e enriquecedor em todas as experiências que possibilita.

8 sítios românticos para visitar em Portugal com a cara-metade


É um lugar destes que procura para uma escapada romântica? Então, trazemos-lhe oito boas opções, onde poderá (re)acender a chama da paixão.

1. Aveiro

aveiro Fonte: Max Pixel

Não é à toa que é chamada de Veneza portuguesa. Aveiro, com todos os seus canais e viagens românticas de moliceiro permite, precisamente, recriar essa vibe italiana, sem os preços nem multidões que estão associados à cidade italiana.

E, como nem só de passeios se faz uma viagem, por muito românticos e amorosos que sejam, quando for a Aveiro deverá deixar bastante espaço no estômago para os inúmeros restaurantes onde poderá comer peixe fresco e, para sobremesa, experimentar a pastelaria tradicional da região: os famosos ovos moles.

2. Douro

douro
A região do Douro é um dos ex libris de Portugal e, só por si, extremamente popular e altamente atrativo.

Do vinho aos socalcos, passando pelas paisagens deslumbrantes e pela comida deliciosa, numa viagem ao Douro poderá mesmo aproveitar todos estes encantos e sentir-se num qualquer filme italiano romântico dos anos 50, em que todos os viajantes são protagonistas.

Por estes motivos, para muitas pessoas, uma visita ao Douro é mesmo uma autêntica revelação de que, afinal, não é preciso muito para ser feliz. E essa constatação será bem fácil de sentir quando se desliza pelas águas tranquilas do rio, a bordo de um barco, e nos damos conta de estar rodeados pelos socalcos repletos de vinhedos, que passaram de geração em geração, resistindo a intempéries e crises.

3. Festival de Artes de Agitágueda, Águeda

águeda Fonte: Max Pixel

Se quiser oferecer àquela pessoa especial uma viagem em Portugal, durante o mês de julho, então deverá mesmo incluir a pequena cidade de Águeda no seu itinerário. Ainda que não seja das mais populares do país, merece uma visita pelo Festival de Artes Agitágueda. Durante alguns dias, as ruas da cidade são invadidas por música, arte de rua, performance de dança e, talvez, a parte mais reconhecida de tudo isto, por guarda-chuvas pendurados pelas ruas, que oferecem tão apreciadas sombras.

4. Ilha das Flores, Açores

ilha das flores Fonte: Wikimedia Commons / Paulo Valdivieso

Esta é a ilha mais remota do arquipélago dos Açores. É, também, a mais húmida, o que possibilita a existências de muitos e incríveis espaços verdes, vegetação exuberante, falésias e quedas de água que fazem lembrar a saga de filmes do Parque Jurássico.

A ilha é tão pequena que pode e deve ser explorada a pé para uma experiência mais romântica.

5. Ilha de Santa Maria e Vigia da Areia, Açores

ilha de santa maria

Outra ilha dos Açores que deve sempre constar na lista dos sítios românticos para visitar em Portugalé a ilha de Santa Maria, com pouco mais de cinco mil habitantes. Este é um destino perfeito para relaxar e aproveitar o tempo com toda a calma e tranquilidade.

Se gosta de aventuras, esta ilha também é excelente para tal, visto que pode fazer pequenos passeios de barco, navegar em mar aberto para ver um pouco da vida marinha, fazer mergulho, snorkeling, andar de caiaque, ir à pesca e fazer inúmeras caminhadas por locais de grande beleza.

6. Óbidos

óbidos
Toda a vila parece viver em redor do castelo, como se se tratasse de uma região medieval. E cenário mais romântico que este quase parece impossível!…

Como tal, quando estiver em Óbidos, faça todo o percurso do castelo e depois desça pelas pequenas ruas charmosas e encantadoras, cheias de restaurantes tradicionais e lojinhas que vendem produtos de artesanato local.

Para finalizar o passeio, deverá experimentar a famosa Ginga de Óbidos – um licor de cereja ácida, servido num delicioso copo de chocolate.

 7. Quinta das Lágrimas, Coimbra

quinta das lágrimas Fonte: Wikimedia Commons / Sergei Gussev

Os amantes mais famosos de Portugal, Pedro e Inês, viveram o seu conturbado romance nos jardins e palácio da Quinta das Lágrimas em Coimbra.

O seu nome deriva de uma fonte existente na quinta e que foi denominada por Luís de Camões n’ “Os Lusíadas”, como “Fonte das Lágrimas”, referindo que a mesma nascera das lágrimas vertidas por Inês, ao ser assassinada a mando de Afonso IV de Portugal, de modo a impedir o casamento com o seu filho, rei de Portugal, D. Pedro I. O sangue de Inês terá ficado preso às rochas do leito, ainda vermelhas passados seis séculos e meio…

Há, ainda, quem diga que, durante as noites mais sombrias, é possível ouvir os lamentos de D. Inês, a clamar pelo amor perdido.

8. Sintra

sintra

Os European Best Destinations classificam Sintra como “uma jóia situada entre as montanhas e o mar, à espera de ser descoberta por todos os que se atrevem a perder-se na sua natureza majestosa e património histórico luxuriante”.

Com as montanhas ondulantes, florestas repletas, jardins exóticos e palácios cintilantes, Sintra é a página perdida de um conto de fadas. O seu centro histórico foi classificado como Património da Humanidade pela Unesco e está repleto de mansões em tons pastel, que se estendem por colinas luxuriantes até ao azul e vasto Oceano Atlântico.

Veja também: