Publicidade:

Sportransfers: plataforma revoluciona contratação no desporto

A venda e compra de jogadores sempre envolveu um empresário, responsável por todo o processo. É isso que a Sportransfers quer mudar com o seu novo método.

Sportransfers: plataforma revoluciona contratação no desporto
Um novo mercado de transferências digital

Já são mais de 7 mil os atletas inscritos nesta nova e revolucionária plataforma do mundo do desporto. A Sportransfers é uma interface pioneira no setor, uma vez que possibilita a compra e venda de atletas (e não só) sem intermediários. Tudo o que é preciso é uma inscrição nessa plataforma gratuita.

Sportransfers: conheça o mundo das transferências digitais


app da sportransfers

Fonte da Imagem: Sportransfers/Divulgação

Factos são factos e é impossível não reconhecer a imensidão de possibilidades que a Internet oferece nos dias de hoje. Todas as áreas parecem beneficiar, de uma forma ou de outra, da proliferação desta realidade que aproxima pessoas em todos os cantos do mundo.

Desde redes sociais a novas aplicações revolucionárias: há lugar para tudo e todos graças à Internet. O mundo do desporto não é exceção e prova disso é a criação da Sportransfers, uma nova plataforma que questiona a forma como as contratações são feitas nos dias de hoje.

Sejam essas relativas a atletas ou elementos da equipa técnica, a verdade é que todas as intermediações sempre incluíram a presença de um empresário, essencial para que todo o processo aconteça sem falhas. Precisamente por isso, a Sportransfers é pioneira, já que não exige a existência de um intermediário do género para que as transferências sejam feitas.

Ideia surgiu em 2017

A Sportransfers foi criada por dois engenheiros do ISEP (Instituto Superior de Engenharia do Porto), ambos muito ligados ao desporto e com uma ideia clara de quererem dar um contributo inovador e, sobretudo, diferenciador num mundo que tão bem conheciam.

A plataforma foi criada “para ajudar clubes, técnicos e atletas de todas as modalidades desportivas. Os atletas e staff que estão disponíveis e que procuram clube podem inscrever-se de forma gratuita na plataforma, preencher os seus perfis, características e currículo”, como afirma José Carlos Marques, diretor executivo desta startup portuguesa.

A Sportransfers pode ser vista, no fundo, como uma rede social para atletas e outros cargos ligados ao desporto profissional que, por iniciativa própria, procuram um novo rumo para a sua carreira. A magia acontece graças ao algoritmo implementado na plataforma que, automaticamente, faz corresponder necessidades semelhantes (entre indivíduos e clubes).

Depois de terem contas criadas, a plataforma vai “permitir que os clubes, que também terão que estar registados, encontrem os atletas e/ou staff disponíveis e mais adequados às suas necessidades”, tal como avança José Carlos Marques.

atleta bebe água

Registos diferentes para necessidades diferentes

Enquanto que o registo feito por um atleta deve ser extenso e o mais detalhado possível, o mesmo não acontece para os clubes que se queiram registar na Sportransfers. Neste último caso, tudo o que é necessário é preencher o perfil com as necessidades procuradas.

Entre essas, encontram-se as características que querem encontrar num atleta ou num técnico. Depois de refinarem a sua procura, o sistema irá atribuir um match automático que, por sua vez, irá corresponder ao perfil pretendido pelo clube.

Apesar de portuguesa, a plataforma já tem registadas mais de 7 mil pessoas de diferentes nacionalidades. Entre elas, contam-se mais de 6 mil atletas, para além de mais de 900 elementos de staff e ainda 136 clubes (à data em que este artigo foi escrito).

A maioria pertence ao “desporto rei”, isto é, o futebol. Mas esta não é a única modalidade em que o registo é possível, já que existem perfis ligados ao futsal, andebol, basquetebol, voleibol, rugby, hockey, ciclismo e tantas outras. Atualmente, a maioria dos registos pertence ao género masculino.

Como são feitas as contratações

Depois do match, que acontece de forma automática com base no perfil de um atleta/staff e do perfil de um clube, ambos têm a possibilidade de falar através de um chat privado. Tal como acontece numa plataforma de conversa (como o Messenger ou o WhatsApp, por exemplo), toda a informação é trocada de forma segura e privada.

A partir daí, o interesse manifestado entre ambas as partes pode passar para uma eventual contratação, sem que tenham de ser pagas quaisquer comissões ou outros encargos à Sportransfers. Esta é, na verdade, uma das grandes vantagens da plataforma.

O facto de não exigir pagamentos “extra” é uma mais valia, sobretudo se for tido também em conta que cada atleta/staff desempenha o papel de seu próprio empresário. Dessa forma, a contratação depende unicamente do interesse manifestado por cada parte.

Plataforma gratuita, para já

A inscrição e utilização da Sportransfers é gratuita. No entanto, estão criados alguns pacotes de pagamento cujo preço varia de atletas para elementos técnicos e clubes. Prevê-se, ainda, que existam alterações aos preços estipulados a longo prazo, uma vez que a plataforma quer expandir-se para outros países, sobretudo os sul-americanos.

Ainda assim, se a inscrição for feita agora, todas as funcionalidades dos pacotes premium passam a ficar automaticamente disponíveis sem qualquer custo. A plataforma encontra-se em versão beta, ainda que se espere que a versão final esteja para breve dada a grande adesão obtida.

Veja também:

 

Luísa Santos Luísa Santos

Licenciada em Ciências da Comunicação - Jornalismo, Mestre em Multimédia, cantora sem diploma nas horas livres. Trabalha atualmente em Marketing e Comunicação, é viciada em redes sociais e fervorosa adepta do desenrasque.