Publicidade:

Como substituir natas por iogurte nas receitas? Seja mais inteligente à mesa

Os molhos são, muitas vezes, a alma de um prato: aprenda a substituir natas por iogurte nas receitas e consiga pratos mais saudáveis e saborosos

Como substituir natas por iogurte nas receitas? Seja mais inteligente à mesa
Dicas para conseguir pratos mais saudáveis

Se não abre mão dos apetitosos molhos brancos na massa, nas carnes ou no peixe, saiba que pode fazer escolhas muito mais inteligentes para levar ao tacho. Aprenda como e porquê substituir natas por iogurte em qualquer receita, até nas doces.

Natas nas receitas? Troque por iogurte e consiga pratos igualmente saborosos, mas muito mais saudáveis. De facto, a alma de um prato está muitas vezes no molho; contudo, eles são muitas vezes cheios de gordura e prejudicam a nossa saúde. O que fazer então para conseguirmos o mesmo sabor, mas sem culpas?

Substituir natas por iogurte: molhos mais saudáveis


troque as natas por iogurte

Molhos com gordura

As natas, maionese ou outros molhos extremamente gordurosos são prejudiciais para o bom funcionamento do nosso organismo, provocando muitas vezes doenças cardiovasculares. As natas são constituídas por mais de 35% de gordura, acrescentam apenas a textura aos molhos, mas não influenciam significativamente o sabor.

Molhos com iogurte

Por outro lado, o iogurte é capaz de acrescentar sabor aos molhos e de igualar a textura oferecida pelas natas – tudo isto sem gordura. Se pensarmos que 100g de iogurte contém 54 calorias, enquanto que 100g de natas contém 340 calorias, o ganho é inquestionável.

Vantagens do iogurte

Além do número reduzido de calorias e da quase inexistência de gordura (em comparação com os mais de 35% das natas), o iogurte apresenta ainda outros benefícios nutricionais completamente inexistentes no caso das natas. O iogurte é rico em proteínas, cálcio e outros minerais que ajudam no bom funcionamento dos nosso organismo.

A melhor opção

Embora haja muita oferta de iogurtes no mercado, um dos perigos escondidos é o açúcar. A melhor escolha é sempre iogurte natural meio-gordo. Quanto mais simples melhor. Substitua as natas das suas receitas habituais por iogurte e verifique que se mantém o sabor e a textura, mas ganhará em saúde. Pode também experimentar a receita que lhe sugerimos.

Uma receita onde as natas não entram e nem sentimos a sua falta


Deixamos-lhe uma receita sem natas, onde o iogurte reina. Inspire-se e troque a escolha habitual por uma mais saudável. Afinal, os molhos brancos – e até as sobremesas – podem ficar ainda mais saborosos e, o melhor, mais magrinhos.

Lombinhos de peixe com molho de iogurte

Ingredientes
1 iogurte natural
Raspa de limão
1 c. café de açafrão
2 c. sopa de água
Sal e pimenta q.b.
2 lombos de peixe à escolha
1 c. chá de mel
1 c. sopa de azeite
Salsa picada

Modo de preparação

  1. Coloque o iogurte natural num recipiente.
  2. Misture com a raspa de limão, o açafrão, a água, o sal e a pimenta. Envolva muito bem e reserve no frigorífico.
  3. Coloque os lombos de peixe num tabuleiro com papel de alumínio e tempere-os com mel, azeite e salsa picada.
  4. Leve o peixe ao forno pré-aquecido a 180 graus durante 30 a 40 minutos.
  5. Retire do forno e regue com o molho de iogurte.
  6. Sirva acompanhado com legumes cozidos.

Faça escolhas mais saudáveis e prefira pratos com menos gordura, para bem do seu coração! Substitua as natas por iogurte e surpreenda-se com o resultado.

Veja também: