Publicidade:

Sucesso profissional: 11 dicas para o conseguir

Para alcançar o tão almejado sucesso profissional, não basta trabalhar muito e bem. Há muitos outros aspetos a ter em conta. Saiba quais.

Sucesso profissional: 11 dicas para o conseguir
O que fazer para alcançar os seus objetivos

O sucesso profissional é um conceito subjetivo. Reconhecimento no mercado, conforto financeiro, liderar uma empresa ou ter o próprio negócio são as principais medidas do sucesso para determinadas pessoas. Para outras, a ideia passa por ter mais tempo para a família ou trabalhar menos. Independentemente do que considere sucesso profissional, certo é que leva tempo e requer trabalho.

Além disso, há atitudes que podem ajudá-lo a traçar o caminho certo para atingir os seus objetivos de carreira. Ser persistente é uma delas. São muitos os nomes que figuram na história como referências de sucesso profissional, autores de feitos únicos que mudaram o mundo. Todos eles falharam. Todos eles acreditaram e conseguiram.

11 passos para o sucesso profissional


sucesso

Descubra 11 dicas para conseguir alcançar o sucesso profissional e comece já a colocá-las em prática.

1. Autoconhecimento

Conheça os seus pontos fortes e os aspetos que precisa de melhorar, de âmbito profissional e pessoal. Assim, vai poder tirar partido das suas qualidades e ter uma visão clara do que precisa de desenvolver ao longo da sua carreira.

2. Definir objetivos

Saber onde quer chegar é fundamental para alcançar o sucesso profissional. Defina metas de curto, médio e longo prazo e trabalhe para as alcançar. Faça balanços periódicos dos seus objetivos e metas, reajuste-os e mude o rumo se necessário.

3. Aprendizagem contínua

Um profissional de sucesso está em constante aprendizagem. Não pare de estudar, aposte em formação e workshops relacionados com a sua área de trabalho ou outras do seu interesse. Mantenha a abertura e a humildade para aprender com os mais experientes.

O seu crescimento profissional e pessoal depende (e muito) da sua capacidade de absorver conhecimento. Só dessa maneira vai conseguir evoluir e reinventar-se.

Este desenvolvimento deve ser uma combinação de competências técnicas (na sua área de interesse) e comportamentais (negociação, liderança, gestão do tempo, resolução de conflitos etc.). Há ainda programas de coaching que podem dar um contributo interessante, bem como empresas que têm profissionais mais experientes que dedicam algum do seu tempo a esse tipo de formação. Informe-se sobre essa possibilidade.

4. Motivação

A motivação é um ingrediente essencial para o sucesso profissional. Gostar do que faz vai gerar uma vontade natural de fazer cada vez melhor e isso vai, inevitavelmente, refletir-se num índice de produtividade elevado.

5. Confiança

A confiança em si mesmo não é sinónimo de arrogância. Trata-se de ter a certeza das suas capacidades, estar comprometido com os seus objetivos, ter convicção dos seus valores e segurança nas exposição de ideias e na realização de tarefas.

A confiança é fundamental para sair da zona de conforto, inovar e assumir riscos calculados, características importantes e cada vez mais valorizadas no atual mercado de trabalho. Um profissional confiante tem ainda a capacidade de inspirar outros, fator que o pode tornar líder.

6. Networking

Ter uma boa rede de contactos e alimentar esses relacionamentos contribui para a troca de conhecimentos, experiências, apoio e, por que não, indicações. É importante frequentar eventos da sua área de interesse e almoçar com os seus colegas, mas também não esqueça de cultivar relacionamentos em outras esferas. Praticar desportos coletivos, viajar, conhecer novas pessoas, fazer trabalho de voluntariado, ter um hobby e participar ativamente da vida em comunidade na sua área de residência também ajudam a formar a sua rede.

Não procure os seus conhecidos apenas na hora em que tiver um problema, crie o hábito de manter um contacto regular e esteja disponível a ajudar também.

Numa boa rede de contactos pode estar uma oportunidade de emprego ou de negócio. Mantenha-se atento.

7. Marketing pessoal

Saber promover-se é tão importante quanto mostrar que sabe fazer, até porque o alcance do sucesso profissional depende muito dessa capacidade.

Deve começar por querer ser o melhor, manter uma postura adequada, mas conseguir, ao mesmo tempo, cativar aqueles que o rodeiam, transmitindo-lhes confiança. Todos esses elementos constituem uma estratégia de marketing pessoal para construir a sua imagem profissional. Será através dessa imagem que vai conseguir afirmar-se.

8. Persistência

Alcançar o sucesso profissional pode ser um caminho tortuoso e labiríntico, um continuum inesperado, por vezes, estranho. Um percurso feito de altos e baixos, de vitórias e derrotas.

O segredo para o sucesso é ter resiliência, inteligência e audácia para continuar em frente mesmo quando o mundo parece dizer-lhe o contrário. Quanto mais relevante for o seu trabalho, quantos mais contactos estabelecer, melhor, desde que nunca descure o pensamento positivo.

Aprenda com os erros e trabalhe para fazer melhor. Tenha figuras de referência que o inspirem. Mantenha o foco.

9. Proatividade

Sem trabalho nada acontece. Não fique parado à espera das oportunidades. Prefira criá-las. Tome a iniciativa. A proatividade é uma capacidade muito apreciada no mundo do trabalho e uma das principais características de profissionais de sucesso.

Sugira, apresente ideias (de preferência inovadoras, criativas), projetos e soluções, sempre devidamente sustentados. Mostre o que vale e que sabe e pode fazer mais.

10. Inteligência emocional

Tanto se fala hoje de inteligência emocional, tão valorizada pelas empresas. Ser capaz de compreender e gerir emoções e saber lidar com diversas situações e pessoas, revela um profissional equilibrado, com competência para alcançar qualquer meta.

11. Descanso

Pode parecer-lhe estranho, mas faz todo o sentido. Relaxar é tão importante quanto trabalhar, para conseguir alcançar sucesso profissional.

Não leve o trabalho demasiado a sério, nem deixe que o stress o domine. Cuide de si, identifique o que o faz sentir nervoso e inseguro. Desligue. Leia, faça exercício, viaje, ocupe algum do seu tempo a fazer outras coisas de que gosta. Se se sentir bem, com energia, vai trabalhar melhor.

O caminho para o sucesso começa agora!


Alcançar sucesso profissional depende de si. Mas, independentemente do que pretenda fazer, se quer ser bem-sucedido, não espere por um emprego melhor ou por uma altura mais conveniente. Trace os seus objetivos e o caminho que quer seguir.

E, claro, seja persistente. Se não é este o emprego ideal para ter uma carreira de sucesso, procure alternativas.

Ter sucesso profissional, passa muito por saber ser perseverante. Afinal de contas, todos os homens e mulheres que alcançaram o sucesso em termos profissionais, não o conseguiram a desistir.

Veja também:

Elsa Santos Elsa Santos

Formada em comunicação, conta com uma vasta experiência na área. Do jornalismo ao marketing digital, a escrita é o elo comum. Apaixonada por histórias, tem desenvolvido, nos últimos anos, diversos projetos de storytelling, copywriting e locução. É mãe de duas crianças, o que não lhe dá superpoderes, mas a obriga a estar permanentemente ligada.