Publicidade:

Tapete português está na lista dos 10 tapetes mais caros do mundo

Um tapete armorial português, do século XVII, ocupa o oitavo lugar da lista de 10 tapetes mais caros do mundo. É oriundo da famosa coleção de Doris Duke.

Tapete português está na lista dos 10 tapetes mais caros do mundo
Conheça aqui as principais características e preços destes tapetes

Os 10 tapetes mais caros do mundo, em conjunto, estão avaliados em mais de 5 milhões de euros. Só um deles vale uma grande parte desta quantia, o tapete persa Isfahan, quinhentista, feito à mão e em seda pura. Este tapete ocupa o primeiro lugar desta lista milionária e foi vendido em 2008 pela leiloeira Christie’s.

Ricos em motivos decorativos, cores e padrões de influência oriental, os 10 tapetes mais caros do mundo são elaborados por mestres artesãos e com materiais de elevada qualidade, que lhes conferem grande resistência e durabilidade. Têm um valor simbólico e artesanal elevadíssimo.

Os 10 tapetes mais caros do mundo

1. Tapete Isfahan

tapete

De origem persa, em seda pura, avaliado em 4 milhões de euros.

2. Tapete Ziegler Mahal

tapete

Do ponto de vista decorativo e da tecelagem de alta qualidade, este tapete é um clássico. Com um design de padrões muito característico e gama de cores que varia dos tons fortes aos mais suaves, o Ziegler Mahal, da Pérsia central, é um tapete muito requisitado pelos decoradores. Ocupa o segundo lugar desta lista pois, para além de todas estas características, encontra-se em excelente estado de conservação. Está avaliado em 177 mil euros.

3. Tapete Ziegler Mahal

tapete

Em comparação com o anterior, apresenta muitas marcas de desgaste, mas mesmo assim está avaliado em 155 mil euros.

4. Tapete Ushak

tapete

Este tipo de tapetes é bastante conhecido pela alta qualidade da lã com que é tecido, pela influência persa dos seus motivos florais e pelas cores contrastantes – sobretudo pelas grandes áreas de vermelho-tijolo das quais sobressaem tons de azul. Este, em particular, está avaliado em 144 mil euros.

5. Tapete Isfahan

tapete

Tal como o anterior, seu semelhante, este tapete é produzido em tecelagem de alta qualidade e apresenta um padrão decorativo muito complexo e detalhado. Está avaliado em 106 mil euros.

6. Tapete Ziegler Mahal

tapete

Este tapete de grande escala, apresenta um intrincado padrão floral nas suas bordas e uma forte gama de cores contrastantes. Foi vendido num leilão da Sotheby’s por 90 mil euros.

7. Tapete Mohatashem Kashan

tapete

Este tapete, de origem persa, datado do século XIX, é caracterizado pela sua excelente manufactura e tecelagem em lã de merino com ligações em seda de cor roxa ou rubi. Está avaliado em 84 mil euros.

8. Tapete armorial português

tapete

O padrão decorativo deste tapete desenvolve-se em torno de um medalhão que se encontra ao centro. Para além dos materiais de alta qualidade utilizados, o seu valor reside no uso de um brasão de armas, muito raro em tapetes de qualquer cultura. Parente do ponto de Arraiolos, está avaliado em 73 mil euros.

9. Tapete Fereghan Sarouk

tapete

Este tapete persa, ornamentado com motivos florais, é muito conhecido pela simetria dos seus padrões e pela gama de cores em tons de marfim, azul e verde sobre um fundo cor-de-vinho. Está avaliado em 68 mil euros.

10. Tapete Tabriz

tapete

É o último na lista dos 10 tapetes mais caros do mundo, mas nem por isso o de menor qualidade. Em comparação com os anteriores os tapetes Tabriz, por norma, apresentam padrões decorativos mais simples ao centro e bastante ornamentados nas bordas. Este em particular está avaliado em 62 mil euros.

Fonte: Themost10

Veja também: