Publicidade:

9 TED Talks Portugal que não pode perder

Sem motivação para a vida profissional e pessoal? Inspire-se na nossa seleção de TED Talks Portugal.

9 TED Talks Portugal que não pode perder
Inspire-se na nossa seleção de TED Talks Portugal

A TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada a disseminar ideias, através de conversas curtas e poderosas (de 18 minutos ou menos). Teve início em 1984 como uma conferência em que Tecnologia, Entretenimento e Design convergiam. Porém, hoje abrange quase todos os tópicos , desde ciência a negócios, passando por questões globais, em mais de 100 idiomas. Existem TED Talks Portugal que podem ser decisivas para a sua carreira. Deve, por isso, conhecer algumas.

TED significa Tecnologia, Entretenimento, Design – três áreas abrangentes que estão a moldar coletivamente o nosso mundo. Mas, uma conferência TED é ainda mais ampla, mostrando ideias importantes de qualquer disciplina e explorando a forma como elas estão interligadas.

TED Talks Portugal: as 9 essenciais a que poderá assistir


1. Rir em face da desgraça: Nuno Markl

Nuno Markl apresentou em Aveiro, no contexto das TED Talks Portugal, “Rir na Face da Desgraça”. Explicou que muitas vezes o questionam sobre a origem das suas ideias. Afinal de onde lhe vêm as ideias? Segundo ele as melhores ideias vêm da única coisa que temos como certa e à qual não escapamos: a morte. Deu como primeiro exemplo a morte da sua avó e o facto de não ter conseguido chorar nesse momento.

2. O processo criativo: Filipe Melo

Filipe Melo é um artista multifacetado, que foi detido por pirataria informática aos 15 anos. Optou então por se dedicar ao piano, em especial ao jazz e à improvisação. É também professor, arranjador e orquestrador. Dedica-se também ao cinema. Na banda desenhada, é o criador dos livros “As Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy“. Em 2013, foi escolhido pelo jornal Expresso como uma das 40 promessas portuguesas. Esta Talk reflete sobre a organização do processo criativo.

3. Não basta ser líder, é preciso parecer: Alexandre Monteiro

Alexandre Monteiro subiu ao palco em Coimbra, para falar da importância da linguagem corporal de um líder. É coach, autor e consultor na interpretação e otimização da Linguagem Corporal.

4. O elogio da preguiça ou o egoísmo enquanto virtude: João Moreira

João Moreira nasceu em Coimbra, em 1980. Trabalha como guionista desde 2007, e em 2008, criou, com dois colegas, a personagem Bruno Aleixo, trabalho pelo qual é mais reconhecido. É vocalista da banda performativa The Macaques, desde 2011. Esta TED talk debruça-se sobre a preguiça ou o egoísmo enquanto virtudes.

5. Quanto mais se faz mais se quer fazer: Rita Rugeroni

Rita Rugeroni tem 32 anos, é licenciada em comunicação Social pela Universidade Católica, fez uma pós graduação em Marketing digital e um mini MBA em gestão. Nasceu em Lisboa, vive em Cascais e é profissional da Rádio. Nesta TED Talk fala sobre a capacidade de otimizar o nosso tempo e fazer mais e melhor.

6. Sandra Fisher Martins – “O direito a compreender”

Documentos médicos, legais e financeiros deviam ser fáceis de ler, mas a barreira de linguagem complexa separa-nos da informação que precisamos. Sandra propõe uma regra simples para resolver a complexidade desnecessária: “escrever para a avó”, com frases curtas, palavras do dia-a-dia e, acima de tudo, respeito por quem lê.

Sandra Fisher Martins criou a Português Claro, a primeira empresa portuguesa dedicada em exclusivo à comunicação em linguagem clara. O Instituto da Segurança Social, o Instituto do Emprego e Formação Profissional, a ANACOM e a Caixa Geral de Depósitos são exemplos de entidades que já recorreram a esta empresa para produzir documentos com linguagem mais simples.

7. Miguel Gonçalves – “Haja novamente navegadores em Portugal”

Esta poderá ser uma das TED Talks Portugal que gerou mais polémica. A mensagem de Miguel Gonçalves pode não ser nova, mas a verdade é que não deixa de ser uma mensagem válida com uma abordagem original que deve ser mais vezes repetida: ser melhor, ser criativo, ser proativo, diferente e original. É sempre possível conquistar, conseguir vencer profissionalmente, “as empresas estão sempre a contratar, mas nem sempre sabem disso”.

8. Rui Zink – “Escrita criativa: O que é? Para que serve?”

Rui Zink, escritor e professor na Universidade Nova de Lisboa, é conhecido do público português e, na sua palestra, fala-nos de uma forma divertida sobre os cursos de escrita criativa e a aprendizagem do “talento”.

9. Miguel Neiva –  “ColorAdd”

Miguel Neiva é um designer do Porto, criador ColorAdd, um sistema de identificação de cores para daltónicos. A revista brasileira Galileu considerou este sistema como “uma das 40 ideias que mudarão o mundo”.

Nesta palestra de TED talks Portugal, Miguel fala das várias fases de investigação, criação e implementação do projeto ColorAdd.

Estas são algumas das TED Talks Portugal que tem mesmo de ver. Inspire-se!

Veja também:

Catarina Mesquita Catarina Mesquita

Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Estudos Portugueses e Ingleses, Pós-Graduada em Linguística Portuguesa e Mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares, possui experiência de mais de quinze anos ao serviço da educação, da tradução e da escrita.