Publicidade:

Telemóveis recondicionados: onde comprar e cuidados a ter

Sabe o que são telemóveis recondicionados? Não são novos, nem necessariamente usados. Conheça aqui as vantagens e desvantagens de comprar estes aparelhos.

Telemóveis recondicionados: onde comprar e cuidados a ter
Recondicionado sobretudo no preço

A oferta de smartphones no mercado é já um mundo à parte dentro do universo da tecnologia. O grande senão, sobretudo para os viciados em gadgets novinhos em folha, é o preço que certas marcas praticam. Sobretudo as gigantes Samsung e Apple. Neste aspeto, os telemóveis recondicionados podem ser uma mais-valia.

Algures entre o novo e o usado, um telemóvel recondicionado (ou refurbished) é um equipamento que, por alguma razão, foi devolvido ao fabricante, ou pelo cliente, ou por uma loja ou revendedor. A devolução pode ter acontecido por causa de um defeito, por ser o exemplar que estava em exposição para venda ou que tenham sido entretanto descontinuados.

Ser recondicionado significa sofrer uma formatação para serem preparados novamente para venda. Os telemóveis recondicionados não são novos, porque as embalagens originais dos fabricantes foram abertas, por alguma razão, mas também não são necessariamente usados.

O facto é que ao sofrerem uma intervenção técnica por parte do fabricante podem depois ser colocados à venda, normalmente a preços bem mais atrativos.

Telemóveis recondicionados: valem a pena?


telemoveis recondicionados

Vantagens dos telemóveis recondicionados

Os pontos positivos de um smartphone recondicionado podem ir além do preço:

  • É um telemóvel praticamente novo, porque a razão de ter sido devolvido não é necessariamente estar defeituoso;
  • Antes de serem colocados à venda novamente são alvo de uma série de testes para garantir que funciona bem;
  • O preço é bem mais atrativo que um novo;
  • Normalmente, a maior parte dos vendedores ainda oferece algum tempo de garantia.

Cuidados ao comprar

Contudo, aconselhamos algum cuidado ao comprar um destes equipamentos. Certifique-se de que está a comprar numa loja ou vendedor de confiança. Prefira comprar numa loja que já conhece ou junto da própria marca que procura. A oferta de garantia não é obrigatória para equipamentos recondicionados, mas se a loja oferecer, aproveite.

Mantenha sempre em mente que recondicionado não é novo e faça uma boa pesquisa antes de avançar com a compra do smartphone. É bom saber de que ano é o equipamento e a diferença de preços para um modelo original.

Há quem tente ser desonesto através do negócio de telemóveis recondicionados, por isso, mais uma vez, destacamos como é importante comprar em lojas de confiança.

Concluindo, vale a pena comprar um telemóvel recondicionado se a transação for feita de forma transparente e se ainda lhe oferecerem algumas condições de manutenção do aparelho. Uma excelente oportunidade de comprar um telemóvel muito caro por um preço mais em conta.

Onde comprar telemóveis recondicionados

As grandes marcas e cadeias de lojas vendem equipamentos recondicionados. Também encontra muitos exemplos em sites de venda direta como o OLX, mas aqui é preciso ter muito cuidado. Deixamos-lhe alguns locais onde pode pesquisar e comprar várias marcas e equipamentos:

 

Veja também:

Júlia Rocha Júlia Rocha

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, sempre se deu bem com os livros, teclados de computador e canetas. A importância da palavra escrita num mundo tecnológico, aliada à história, ao cinema, literatura e televisão, são os seus maiores campos de interesse.