Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
15 Mar, 2023 - 14:01

6 tendências de decoração em 2023

Catarina Milheiro

Conheça as tendências de decoração em 2023 que precisa de adotar. Jardins verticais e cores vibrantes são algumas a reter.

A verdade é que os portugueses são altamente empenhados quando o assunto é a decoração da casa. Se que estar a par das tendências de decoração em 2023, para que seja possível manter a casa sempre acolhedora, confortável, devidamente organizada e com estilo, este artigo é para si.

E se acha que nem sempre é fácil encontrar inspiração para o design da casa, aproveite a versatilidade das redes sociais, que já fazem parte do nosso dia a dia e estão repletas de boas ideias – experimente o Pinterest ou o Instagram, mas até mesmo o TikTok guarda boas inspirações.

Mas antes de começar as suas pesquisas, conheça as 6 tendências de decoração em 2023 que não podem faltar no seu lar.

As 6 tendências de decoração em 2023: saiba por onde começar

Sente que a sua casa precisa de alguma alteração? E que tal começar por ir alterando alguns objetos, adicionar um ou outro móvel, ou pintar uma parede? Atente nas tendências de decoração em 2023 e inspire-se connosco.

1.

Paredes arrojadas

Uma das tendências mais marcantes, que já é vista desde os tempos de pandemia, é a forma de abordar a decoração das paredes: existe, desde então, a necessidade de trazer alguma cor aos espaços que nos rodeiam.

Por isso mesmo, ter uma parede decorada de forma original e pintada com uma cor vibrante irá fazer com que a nossa mente viaje pela imaginação. Além disso, fará com que o ambiente fique lindíssimo nas reuniões de home office e claro, nas fotografias.

Dica: evite tornar o ambiente demasiado minimalista. Aposte numa paleta de cores e procure combinações estéticas entre cores e estilos. Cores como o amarelo, azul-petróleo ou terracota podem ser ótimas escolhas.

Veja também Viva Magenta Pantone: cor do ano 2023 invade a moda
2.

Design Biofílico

As plantas naturais vieram para ficar. Em 2023 os jardins verticais são um must em qualquer ambiente – seja na sala, no escritório ou na cozinha.

A verdade é que as pessoas têm vindo a trocar tudo o que é artificial pelo natural e as plantas não ficam de fora. Por isso já sabe, adicione um pouco de verde às divisões do seu lar e aposte num pequeno jardim vertical capaz de transformar qualquer ambiente.

Dica: os jardins verticais podem ser inseridos numa parede envolvendo móveis, painéis ou prateleiras. Não necessita de gastar muito dinheiro e completar a parede inteira. Seja criativo!

3.

Poltronas e cadeiras excêntricos

Em 2023 aposte em cadeirões, poltronas ou cadeiras um pouco mais excêntricas. Ou seja, falamos de ir para além do conforto e optar por padrões diferentes, cores ou até tecidos que complementem o ambiente.

Traga um pouco de personalidade para a sua casa através de uma pequena mudança como esta. E o melhor de tudo isto é que pode aproveitar um cadeirão antigo e forrá-lo, por exemplo – ficará bem mais económico.

Dica: se não quiser optar por uma poltrona ou cadeira com padrão, poderá sempre escolher uma cor vibrante que combine com o estilo e paleta do ambiente. Não tenha medo e arrisque na mistura de cores e materiais.

4.

Formas redondas

As peças redondas e com formas orgânicas vão dominar o ano de 2023. Mobiliário abstrato, mesas redondas e objetos curvos farão parte dos ambientes mais inovadores este ano.

Por isso já sabe, adicione personalidade à sua casa através das formas orgânicas e abstratas.

Dica: uma simples jarra, uma mesa de centro, um candeeiro ou até mesmo um espelho podem ser excelentes aliados nesta tendência de decoração. Dê asas à imaginação.

5.

Conforto e estética em todos os detalhes

Como passamos mais tempo em casa, o conforto alia-se à estética e passa a ser uma das tendências de decoração em 2023. Assim, se pretende um ambiente mais acolhedor, há alguns objetos que não podem faltar como almofadas, mantas, puffs, velas ou tapetes agradáveis ao toque.

Dica: adicione umas almofadas, algumas mantas e misture texturas. Para quem gosta de cor, não tenha medo de misturar tons ou padrões.

6.

Adesivos de parede

Os adesivos de parede ganharam uma conotação elevadíssima neste novo ano. Para além de serem mais baratos do que um normal papel de parede, existem diversas opções no mercado para todos os gostos e são fáceis de aplicar.

Esta tendência tem vindo a crescer em grande parte também devido aos vídeos postados nas redes sociais que rapidamente se tornam virais – onde várias pessoas demonstram como é fácil, simples e barato utilizar adesivos para transformar um ambiente.

Dica: os adesivos podem ser colocados na sala, numa parede do quarto ou até no escritório. Se procura uma solução para a sua parede sem ter que a pintar, escolha o adesivo preferido e aplique-o envolvendo a cabeceira da cama, por exemplo.

Veja também