Publicidade:

Tendências de decoração: prepare a casa para receber o verão

Se está a planear uma mudança em casa, atente primeiro a este artigo. Revelamos as 4 grandes tendências de decoração primavera / verão 2019.

Tendências de decoração: prepare a casa para receber o verão
Inspire-se para os dias quentes e com mais luz

Cada vez mais a decoração é uma história de tendências e interpretação da mesma. Mas com tanta informação, é natural que se sinta perdido e, se não consegue escolher um estilo. A convite do E-konomista, a Conforama dá-lhe algumas dicas para identificar as principais tendências de decoração para o verão deste ano.

Para os dias quentes que se avizinham, a Conforama desenvolveu quatro grandes tendências: Seaside, Summer Garden, Sweet Tropical e Exotic Chic. Estes diferentes estilos oferecem opções diversificadas para todos os gostos, desde os mais informais aos mais glamourosos. Saiba mais sobre cada um deles e escolha com qual se identifica mais.

Estilo Seaside


estilo seaside conforama

A decoração estilo Seaside é perfeita para criar ambientes informais e descontraídos, num ambiente de férias e descanso, cheio de inspiração marítima. Apesar da referência marítima marcante, engana-se quem pensa que esse estilo é adequado apenas para as casas de praia. Neste estilo de decoração, predominam as cores azul marinho e branco ou bege.

O uso de texturas e as riscas também são marcantes. Este é um tipo de decoração muito versátil e pode ser utilizado em qualquer ambiente da casa, desde o quarto até o jardim.

estilo seaside conforama

A decoração Seaside pode ser facilmente trocada, por exemplo, quando o verão passar. Se esse for o objetivo – uma decoração temporária, basta focar apenas em alguns acessórios, como mantas de sofá, almofadas, bibelots e quadros com motivos náuticos (nó de marinheiro, âncoras, barcos, bússolas, faróis, conchas, estrelas do mar).

Para dar um toque mais sofisticado ao ambiente poderão ser misturados objetos de decoração Seaside com objetos clássicos. É possível também fazer releituras do estilo com materiais mais urbanos, como o cimento e até a madeira, dando contraste entre o náutico e o urbano.

Estilo Summer Garden


estilo summer garden

E que tal trazer um pouco do verão para dentro de casa? Com a maioria das pessoas a viverem em apartamentos em centros urbanos, trazer um pouco de natureza para dentro de casa é uma tendência cada vez mais forte.

Nos dias quentes apetece passear no jardim ou caminhar num parque, mas se não temos um jardim na nossa casa, podemos transformar a nossa sala num ambiente mais natural. Além de plantas e outros elementos naturais mudarem completamente o estilo dos ambientes, a utilização de materiais naturais, cores e revestimentos permitem dar um ar de “jardim” à casa.

Além de elementos decorativos vegetais, a decoração estilo Summer Garden aposta nos materiais naturais: móveis de madeira, tapetes e pufes feitos com fibras naturais, cestas de verga também ajudam a criar um estilo outdoor ao ambiente.

As cores principais são os verdes, os castanhos, os beges e cremes. Além dos materiais e das cores, as estampagens em utensílios ou acessórios também ajudam a dar um ambiente mais fresco à casa. Escolher louças, almofadas, gravuras, quadros com paisagens verdes colaboram com o clima de tranquilidade e harmonizam os ambientes.

Estilo Sweet Tropical


sweet tropical conforama

Outra das grandes tendências na decoração deste ano é o estilo Sweet Tropical onde imperam as cores fortes e os elementos mais associados ao verão. Os elementos mais coloridos dão mais vida aos ambientes. Deve optar por elementos pontuais na sua decoração, no entanto, não tenha medo de misturar cores. As almofadas podem ser um bom ponto de partida para começar a lançar-se no caminho para colorir a sua casa. Elas querem-se com diversas cores misturadas, garridas e que não deixam ninguém indiferente.

sweet tropical conforama

Aposte em elementos tropicais, como folhas. Opte por detalhes decorativos que transportem aos dias mais quentes e ao que de melhor pode aproveitar a natureza por estes tempos, como por exemplo os cactos, folhas, papagaios e araras.

Estilo Exotic Chic


exotic chic conforama

Índia, Bali, Filipinas são destinos que estão na lista de locais exóticos a conhecer, e enquanto não viaja até eles, este verão pode trazer um pouco destes locais até sua casa. Ousadia e mistura vão ser duas palavras de ordem para adotar este estilo.

A madeira e os apontamentos dourados devem estar bem presentes na decoração, seja em pequenos apontamentos, como figuras decorativas, ou como objetos de destaque. Se quiser juntar o útil ao agradável e, além de decorar a sua casa com as últimas tendências, aproveitar também para se dedicar à arrumação, aproveite os móveis com padrões étnicos e elementos irreverentes, como os puxadores, por exemplo.

O padrão animal é algo que não lhe vai ser indiferente e não tenha medo de arriscar, até porque já vai sendo tempo de trocar o tapete da sala, aposte num padrão listrado que lhe lembre uma zebra, pode ser a escolha que faz a diferença.

Há uma parede lá em casa que ainda precisa de mais um pormenor? Então, opte por quadros de estilo étnico com um toque de glamour chique e figuras bastante características que estão muito presentes neste conceito. Se há muito que aprecia as figuras ligadas ao budismo, talvez estas possam ter lugar de destaque no seu lar.

Se, apesar de ser um grande apreciador deste estilo, ainda tem algum receio de fazer uma aposta em peças tão grandes, comece com pequenos pormenores – um centro de mesa poderá ser um bom início para se ambientar a este estilo.

Veja também:

Limpeza e Arrumação