Publicidade:

Looks imperdíveis: as All Star continuam a marcar gerações

Os ténis Converse All Star marcaram várias gerações e continuam, década após década, a reafirmar-se como tendência. Sabia que têm mais de 100 anos?

Looks imperdíveis: as All Star continuam a marcar gerações
Ainda usa os seus?

Transversais a várias gerações os ténis Converse All Star não são apenas calçado. São um objecto de culto com história que guia a história de quem os calça. Venha descobrir tudo e apaixone-se outra vez!

A história dos ténis Converse All Star


All Star

Tudo começou em Massachusetts, nos Estados Unidos da América, quando Marquis Mills Converse abriu as portas da Converse Rubber Shoe Company. O seu intuito era criar calçado que servisse o desporto, especialmente o basquetebol muito em voga na época.

Criou, por isso, uns ténis tipo bota feito de lona e borracha e batizou-os de All Star, prometendo que eram adequados a todos os que quisessem jogar basquetebol. Eram castanhos e diferentes de tudo o que se tinha visto até então, o que despertou a curiosidade de muitos atletas.

Chuck Taylor

Entre eles estava Chuck Taylor, que viria a desempenhar um papel fundamental na divulgação da marca. Foi ele, na verdade, o responsável por popularizar os ténis Converse All Star. Chuck era jogador de basquete no liceu e, depois de comprar o seu primeiro par de All Star rendeu-se à marca. Reza a lenda que declarou a sua paixão à Converse, tendo por isso sido contratado como vendedor.

O sucesso das Converse entre as equipas de basquetebol e atletas deveu-se, e muito, a ele, que não só as usava como convencia os outros a usarem-nas. A Converse reconheceu a sua importância com uma homenagem: colocou a sua assinatura no logótipo dos ténis. Por isso, se alguma vez se perguntou quem era o Chuck Taylor, acabou de descobrir.

Embora ao início as Converse apenas existissem em preto e branco, o facto de as equipas de basquete quererem sapatilhas a condizer com os uniformes aguçou a necessidade de começarem a ser produzidas também noutras cores. E foi exactamente isso que aconteceu.

Do desporto para as ruas

Mas as Converse All Star começaram a massificar-se verdadeiramente depois de terem sido usadas nos Jogos Olímpicos de Munique pela seleção de basquete americana e, claro, depois de terem sido introduzidas em outros desportos. Os ídolos da época usavam todos All Star.

Foi na década de 60, contudo, que as All Star se expandiram sobretudo entre os jovens e as mulheres. Eram sinónimo de liberdade e rebelião e começaram a andar nos pés de toda a gente, de James Dean ao Presidente Kennedy.

Contudo, nas décadas seguintes as Converse caminharam para as ruas da amargura. A Nike tinha lançado os impressionantes ténis para basquetebol Air Jordan e as outrora míticas All Star caíram em desuso no mundo do desporto. A marca virou-se então para o street style.

Mas nem isso a impediu de ir à falência em 2003. Foi comprada pela Nike e os ténis até então “Made in US”, passaram a ser feitos na China tendo ganhado novas versões para além da lona.

Assim, hoje em dia é possível encontrar ténis Converse All Star com lantejoulas ou glitter, para além claro das tradicionais em todas as cores. Transformaram-se, portanto, num ícone fashion que caminha novamente glorioso por entre gerações. Haverá quem lhes resista?

Por conseguinte, é muito provável que as Converse façam parte da sua juventude e que continue a usá-las. Afinal, mais de 100 anos depois de terem nascido, as sapatilhas mais famosas do globo continuam a provar a sua atemporalidade e a guiar-nos pelos caminhos da felicidade.

Abaixo mostramos-lhe quatro looks inspiradores com All Star e ainda lhe dizemos onde comprá-las com desconto.

Looks fantásticos com as Converse All Star


1. Look monocromático

Se vestiu um coordenado monocromático de blazer e calças e está a achá-lo demasiado “sério”, calce umas All Star. O visual vai ficar imediatamente mais cool e, claro, vai sentir-se confortável durante todo o dia.

 

2. Look (in)formal

Trabalha num ambiente descontraído? Então troque os sapatos por umas Converse All Star e consiga um look cheio de pinta durante todo o dia.

 

3. Look de férias

Vai de férias? Então, leve umas Converse All Star na mala. Afinal, para conhecer destinos novos há que ter sapatos confortáveis, certo?

 

4. Look de fim de semana

Domingos preguiçosos são sinónimo de looks confortáveis. Por isso, deixe de lado os sapatos e calce apenas os seus All Star durante todo o fim de semana.

 

Onde comprar?

As Converse All Star vendem-se em todas as lojas de desporto mas, se quiser comprar online e com desconto espreite aqui .

Já foi buscar as suas ao baú ou quer umas novas para o verão?

Veja também:

Catarine Martins Catarine Martins

Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, trocou as leis pela escrita e a cidade dos estudantes pelo Porto. Pelo meio, transformou a eterna paixão pela moda num blog, o Le Fashionaire e assumiu, com orgulho, que o jogo das palavras é o seu preferido.