Publicidade:

Quer ter uma sala hygge? Saiba o que fazer para consegui-lo

Para quem não sabe o que significa ter uma sala hygge, temos todas as respostas e dicas para saber como adotar esta verdadeira filosofia de vida.

Quer ter uma sala hygge? Saiba o que fazer para consegui-lo
Sabe o que hygge significa

Ter uma sala hygge é muito mais do que incluir na sua sala alguns artigos e itens decorativos. Esta é uma forma de estar que tem de começar no interior de cada um para, depois, se refletir nos ambientes e na decoração de sua casa. Se se identifica com os princípios deste estilo de vida, siga as nossas dicas sobre como interiorizá-lo e ter uma sala hygge onde todos se irão sentir bem, acolhidos e super confortáveis.

O que é o hygge?


ter uma sala hygge

Este termo, de origem dinamarquesa, remete para a ideia de conforto e aconchego. Para atingir tal, os ambientes hygge são marcados por cores neutras e materiais naturais. O minimalismo, a funcionalidade e a simplicidade são também conceitos muito associados a esta tendência, que procura nas opções práticas, conseguir criar espaços que contribuam para um dia-a-dia mais prático e fácil.

10 dicas para ter uma sala hygge e adaptar esta tendência ao seu estilo de vida


Crie ambientes acolhedores

Inclua na sua casa elementos que a tornem mais aconchegante, sobretudo nas estações frias. Espalhe, flores, plantas e velas pela casa e acenda as velas, mesmo durante o dia. Nos dias frios, tenha mantas e almofadas fofas pela sala, de maneira a combater o frio e a tornar a sua sala uma espécie de refúgio.

 

Receba os amigos

A tendência hygge associa a ideia de conforto ao convívio e aos sentimentos bons como o amor ou a amizade. Portanto, ter na sua sala ou na varanda um espaço de reunião com as pessoas que mais gosta, tornará o ambiente mais caloroso e intimista.

 

Aproveite para cozinhar

A chamada confort food é uma aliada do estilo hygge. Estes alimentos, ricos em fibras e amidos, ajudam a confortar corpo e alma e, por isso, contribuem para que se sinta bem consigo e com o ambiente. Tenha sempre uma chávena de chá e uma fatia de bolo caseiro prontos e verá como a sua sala se tornará ainda mais hygge.

Privilegie objetos com valor sentimental

Sim, espalhe pela sua sala peças com valor sentimental para si. Pode ser um objeto assinado, feito por si ou herdado. A filosofia hygge valoriza os móveis de família e os itens com história, pois eles são capazes de resgatar memórias antigas e trazer para o presente uma sensação de acolhimento, como a de tomar chá na antiga loiça dos avós, por exemplo.

Que tal ter a louça com receitas de família impressas? Uma ideia gira, gira, gira.

 

Tenha tempo para si

Reserve um cantinho para si na sua sala, onde pode ler um livro, ouvir música ou ver um filme. Isso ajudará a criar laços e vínculos com o próprio espaço da sua sala.

Opte por uma decoração neutra

Planeie a sua sala com tons neutros, incluindo cores suaves nos pormenores e privilegiando os móveis e objetos em madeira, com assentos em pelo e luminárias que contribuem para um ambiente mais quente e acolhedor.

 

Selecione os tons escuros certos

Também pode quebrar a neutralidade, com algumas cores fechadas, como o azul marinho ou o verde musgo, pois são tonalidades que contribuem, igualmente, para a sensação agradável e de tranquilidade que se pretende. Combine estas cores com tons pastel e consiga uma harmonia perfeita.

 

Plantas interiores

Encha o interior de plantas, de espécies variadas como pequenas árvores, samambaias, bromélias, entre outras. Tenha em atenção as caraterísticas das diversas plantas e veja quais se adaptam melhor ao ambiente de sua casa, mas não tenha medo de encher a sua sala de vegetação, pois ela é fundamental para atingir um ambiente hygge.

 

Pendure quadros decorativos

Use quadros a gosto para distribuir pelas paredes. Eles não precisam ter o mesmo tamanho, nem serem idênticos. Como sempre, nesta tendência, é gostar deles e terem algum significado para si. Podem ser desenhos dos seus filhos, pequenas obras de arte, ilustrações, pinturas ou fotografias.

 

Invista numa lareira

Se possível, invista numa lareira. Elas servem como fonte de luz e calor e conseguem proporcionar uma sensação de relaxamento e conforto única. São, por isso, elementos chave para criar o ambiente intimista que tanto procuram e, por isso, se tem uma, mas não costuma utilizá-la, comece a fazê-la e torne a sua sala definitivamente hygge.

 

Para ter uma sala hygge é preciso, antes de mais, abrir o seu interior ao ambiente de sua casa e conectar-se com ele. Depois, reveja toda a decoração do espaço. Descarte tudo aquilo que sentir que não seja confortável ou não o faça sentir bem, e simplifique o espaço, minimizando o número de objetos nele incluídos. Depois, resta seguir as nossas indicações e vai ter uma sala hygge de que todos vão gostar e, mais importante, onde todos se vão sentir bem.

Veja também:

Teresa Campos Teresa Campos

Licenciada em História da Arte e Mestre em História da Arte Portuguesa, vê na escrita um meio de fazer uma das coisas que mais gosta: comunicar!

Limpeza e Arrumação