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Test drive Lexus LC500h: conduzimos o novo Lexus e contamos tudo

O novo “Grand Tourer” da Lexus é um verdadeiro protótipo com matrículas. Conheça o Lexus LC500h. Saiba como é a experiência de conduzir a novidade.

 
Test drive Lexus LC500h: conduzimos o novo Lexus e contamos tudo
Grandes emoções, baixos consumos.

LC neste automóvel da Lexus significa Luxury Coupe, e luxo é mesmo o adjetivo perfeito que podemos encontrar para definir o novo carro desportivo da marca nipônica, o LC500h.

A Lexus tinha apresentado no salão de Detroit de 2012 um protótipo chamado LF-LC, baseado no supercarro Lexus LFA, mas que como qualquer protótipo, jamais alguém esperaria que chegasse tal e qual como foi apresentado aos concessionários. Mas a verdade é que o novo LC500h é essencialmente o LF-LC, mas com matrículas e um novo nome.

Apesar do nome Lexus poder não ter uma presença tão forte no mundo dos desportivos como outras marcas italianas ou britânicas, podemos desde já dizer que a presença deste modelo na estrada é tão ou mais notada do que qualquer supercarro da Ferrari, Lamborghini ou Aston Martin (asseguro-vos eu que perdi a conta à quantidade de pessoas que fotografavam e admiravam este carro em qualquer lado onde o estacionava).

Test drive Lexus LC500H: conheça o novo Lexus


Exterior

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A estética do LC500h é sem dúvida um dos (muitos) pontes fortes deste carro. Com um perfil “atlético e musculado”, este carro foi não só criado para garantir o máximo conforto e espaço aos seus passageiros, mas também para ter a maior eficiência quer dinâmica, quer a nível de consumos, tendo por isso linhas bastante agressivas mas fluídas.

Na dianteira, salta-nos imediatamente à vista a grelha frontal e o capot de enormes dimensões. Também as óticas tri-LED esculpidas como se de uma obra de arte se tratassem não passam despercebidas a ninguém que veja este carro pela primeira vez.

Na traseira, o tejadilho funde-se na perfeição com a restante carroçaria musculada, reforçando o aspeto desportivo e baixo do novo LC 500h. Os farolins traseiros contam igualmente com uma assinatura única, com uma sequencia de LEDs em forma de L (de Lexus) que criam um excecional efeito tridimensional.

LC500h

As características dinâmicas são também refletidas nos detalhes exteriores, como as entradas de ar junto às rodas, que melhoram a estabilidade, e um spoiler traseiro ativo que é acionado manualmente, ou assim que são ultrapassados os 100 km/h (disponível apenas nesta versão ensaiada, a Sport +).

Interior

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No interior, o conforto e a elegância seduzem qualquer pessoa que se sente no interior do LC500h.

Herdando algumas características do seu “primo mais velho”, o supercarro Lexus LFA, este automóvel tem um interior muito ergonómico e vocacionado sobretudo para quem o está a conduzir, pois todos os controlos estão no campo visual e em perfeito alcance do condutor.

Na versão Sport +, os bancos são forrados em pele e alcântara e foram cozidos à mão, o que lhe confere um aspeto premium e único.

Únicos também são os pormenores deliciosos em fibra de carbono que o LC500h utiliza que ajudam não só a reduzir o peso, mas que também realçam o carácter desportivo deste modelo. Na versão Sport +, todo o tejadilho, as portas e as embaladeiras das portas todas elas são fabricadas em fibra de carbono.

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A posição de condução do LC500h é extremamente confortável e é provavelmente a mais próxima que já tive a um carro de competição num carro homologado e criado para circular em estrada. O volante e o banco são elétricos e os ajustes são praticamente infinitos, permitindo a que cada condutor encontre a sua posição perfeita e a deixe memorizada no computador de bordo do Lexus.

A pele, os metais e plásticos de ótima qualidade abundam no interior do LC500h, e qualquer sítio onde tocamos ou qualquer lugar para onde olhamos tudo “grita” luxo e conforto. É tão confortável que por vezes até nos esquecemos que temos quase 360 cavalos de potência prontos para galgar a qualquer hora.

À primeira impressão, poderá achar o sistema de infoentretenimento da Lexus um pouco confuso, mas na verdade leva apenas algumas horas até nos habituarmos a este sistema e depois de o conhecermos bem é na verdade bastante intuitivo e muito fácil de utilizar enquanto estamos a conduzir graças ao trackpad inteligente colocado bem no centro da consola central e que nos permite com o deslizar do dedo aceder a qualquer lado do ecrã.

LC500h

É verdade que este carro tem uma lotação de 4 lugares (ou 2+2) como anuncia a Lexus, mas se tiver mais do que 1,76 metros, o espaço para as pernas dos ocupantes traseiros fica reduzido, literalmente, a 3 centímetros, o que os torna praticamente impossíveis de usar. Ainda assim estes bancos traseiros são um complemento ideal à bagageira, que é bastante reduzida (apenas 172) graças ao espaço utilizado pela potente bateria.

Condução

Este carro compila verdadeiramente o melhor de dois mundos. Tanto dei por mim a conduzir relaxadamente a 50 km/h utilizando apenas o motor elétrico, como a explorar as capacidades dinâmicas e desportivas do LC500h em estradas de montanha mais sinuosas.

O facto de circularmos num carro repleto de luxo e conforto permite a que qualquer condutor mais pacato consiga fazer consumos de apenas 6,5L/100km (anunciado pela Lexus), apesar das quase 2,2 toneladas de peso e do LC500h estar equipado com um motor V6 híbrido de 3.5L que debita 359 cavalos de potencia e 348nm de binário.

Consumo

Ainda que os números anunciados pela Lexus sejam esses e que acreditamos que sejam perfeitamente possíveis de alcançar por alguém que tenha uma condução verdadeiramente relaxada, quem gostar de explorar um pouco mais as capacidades dinâmicas deste carro dificilmente conseguirá fazer uma média inferior a 10L/100km, o que ainda assim não deixa de ser verdadeiramente impressionante para um carro com estas características desportivas, um motor tão potente e totalmente apetrechado de tecnologia.

Conduzimos o LC500h durante praticamente 600 quilómetros entre percursos citadinos, autoestrada e estradas de montanha e o consumo registado marcava 10.4L/100km.

Sistema híbrido multistage

O sistema híbrido multistage da Lexus é sem dúvida uma aposta ganha pela marca japonesa, pois permite que este carro tenha uma condução bastante desportiva e entusiasmante, ao combinar o rápido poder de aceleração do motor híbrido ao potente motor V6 de 3.5L, encontrando assim o equilíbrio perfeito entre potência e consumo de combustível.

A Lexus inventou ainda uma solução bastante engenhosa para dar mais alma ao LC500h, acoplando à caixa automática de 4 velocidades mais 6 velocidades simuladas, perfazendo um total de 10 marchas, fazendo com que a potência máxima esteja instantaneamente ao dispor do pedal direito, mas ao mesmo tempo maximizando o ethos dinâmico deste carro, não fazendo com que se perca a essência das mudanças de velocidades tão características nos carros desportivos. O resultado é brilhante e é possível “brincar” com as patilhas (que diga-se de passagem são construídas em metal de fabulosa qualidade), permitindo assim retirar o máximo proveito da performance e barulho produzidos por este motor.

O veredicto

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Apesar dos 4760mm serem o comprimento da gama LC da Lexus, o tamanho não é assustador e é na verdade um carro bastante fácil de conduzir e estacionar em cidade, muito graças ao sensores dianteiros e traseiros e à câmara de marcha atrás de excelente qualidade.

Também o facto de os eixos estarem bem próximos das extremidades do carro (apenas existem 920mm entre o eixo frontal e a dianteira do carro e 960mm entre o eixo traseiro e a parte posterior do LC500h) permite a que o carro tenha o motor, caixa de velocidades, o habitáculo e as baterias localizados bem no centro deste automóvel, colocando a maioria da massa do veículo o mais possível entre eixos, garantindo assim um centro de gravidade ideal para um controlo mais fácil do carro em qualquer circunstância.

O comportamento do LC500h em estrada é simplesmente divinal. É provavelmente um dos desportivos mais confortáveis à venda no mercado, mas ao mesmo tempo capaz de performances alucinantes, cumprindo dos 0 aos 100km/h em menos de 5 segundos. Não obstante os quase 2300kg de peso bruto, o LC500h agarra-se à estrada com a maior das seguranças, e nesta versão em particular, a Sport +, onde o eixo traseiro é também direcional, este carro convida mesmo a encarar as estradas mais sinuosas com alguma velocidade e transmite sempre a máxima confiança ao condutor. A prova da aderência deste carro é demonstrada pelo medidor de forças G incluído no LC500h, que apresentou registos de forças laterais de 1,3G em curvas mais apertadas feitas a alguma velocidade, e forças de quase 1G quando aceleramos o carro a partir de um momento estacionário.

Graças ao sistema de suspensão de 4 braços, este carro consegue circular com imponentes jantes de 21 polegadas e ter níveis de conforto incríveis para um carro desportivo, atrevendo-me mesmo a comparar o LC500h com alguns sedans de luxo de algumas marcas alemãs no que a conforto diz respeito. Este sistema de 2 braços inferiores e 2 superiores com junções duplas em cada braço otimiza a precisão e resposta a todas as solicitações do condutor, adaptando-se muito rapidamente às irregularidades da superfície em modo Comfort, e tornando-se mais firme, garantindo máxima aderência e um comportamento dinâmico, sempre que o carro é colocado nos modos mais desportivos.

Preços

O LC500h, independentemente da versão escolhida, vem equipado de série com uma infinidade de tecnologias, quer de segurança, quer de ajuda ao condutor, que vão tornar a sua condução num dos momentos mais relaxantes do dia. Neste desportivo contamos com um avançado sistema de detecção de peões (PCS), Cruise Control adaptativo (ACC), assistente de manutenção na faixa de rodagem (LKA), monitor de ângulos mortos (BSM) e luz de máximos automáticos (AHB).

Os preços em Portugal começam nos 120 000€ para a versão Luxury, sendo que a versão ensaiada, a Sport +, começa nos 132 000€, e para além de todas as inserções em fibra de carbono, é a única que conta com um spoiler traseiro retráctil e eixo traseiro direcional.

Tal como qualquer outro modelo da Lexus, também com LC500h é oferecida uma garantia de 5 anos ou 160 000km sobre a totalidade dos componentes do automóvel, e ainda uma garantia adicional de 10 anos sob o sistema híbrido, onde está incluída a bateria deste carro.

Para os mais “puristas”, existe também uma versão com motor atmosférico do LC500, equipada com um motor V8 de 5.0L e quase 490 cavalos de potencia, custando mais 37.000€ que a versão híbrida.

 Especificações técnicas  
 Motor híbrido  Transmissão Híbrida Multifases de 10 velocidades com motor V6 de 3,5 litros, à gasolina, 24 válvulas DOHC, sistema VVT-i, bateria de iões de lítio de alta potência para um binário máximo de 348 Nm.
 Aceleração (s) 0/100Km/h  5,0
CO2 Ciclo Combinado (g/Km)  145
 Consumo Combinado (L/100km)  6,4
Velocidade Máxima (Km/h)  250

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Marvin Tortas Marvin Tortas

Licenciado em Ciências da Comunicação, homem do Norte, apaixonado por carros e com experiência em desporto automóvel. A seguir a mamã e papá, as palavras Ferrari, Mercedes, Audi e Fiat foram respetivamente as 3ª, 4ª, 5ª e 6ª palavras do seu vocabulário.