Publicidade:

Teste de aptidão: o que é e para que serve

Teste de aptidão: o que é, o que mede e em que situações profissionais pode ser confrontado com esta ferramenta de avaliação.

Teste de aptidão: o que é e para que serve
Teste de aptidão: tudo o que necessita de saber

Saiba o que é, em que situações se utiliza o teste de aptidão e porque se trata de uma ferramenta tão popular nos processos de recrutamento e seleção.

Teste de aptidão: tudo o que necessita de saber


Antes, as pessoas descobriam que não tinham afinidade com o que faziam durante o exercício da função. Mas, agora, assistimos a uma mudança de paradigma –  um crescente número de pessoas já não perde tempo a trabalhar em coisas com as quais não se identifica ou para as quais não possui competências, e isso deve-se à proliferação de ferramentas como o teste de aptidão nos processos de recrutamento e seleção conduzidos pelas empresas.

teste de aptidao

Como é usado o teste de aptidão

O teste de aptidão é uma ferramenta usada nos processos de seleção pelas empresas ou consultoras de recursos humanos. É um instrumento de avaliação que deve ser utilizado em complementaridade com outras formas de avaliação dos candidatos – como a análise curricular, a entrevista de seleção ou as provas de conhecimentos.

Estes testes são, normalmente, questionários de resposta fechada, que avaliam as capacidades de raciocínio e pensamento lógico dos candidatos, permitindo aos empregadores avaliar o potencial de cada candidato e as suas competências para o trabalho ao qual concorrem, determinando de que forma poderão vir a responder às necessidades exigidas pela função.

O teste de aptidão permite medir competências

Usado nas fases iniciais dos processos de seleção, os testes de aptidão permitem excluir um grande número de candidatos. Como? Através da avaliação de competências como:

  • raciocínio numérico;
  • desenvolvimento verbal;
  • raciocínio não verbal;
  • raciocínio abstrato;
  • raciocínio espacial.

Cada função apresenta diferentes exigências no que toca ao perfil de competências “ideal”. Por exemplo, um emprego no área da contabilidade valoriza mais um candidato que tenha tido uma boa classificação a nível da aptidão numérica. Um emprego na área da comunicação irá privilegiar o desenvolvimento verbal.

teste de aptidao

Formato do teste de aptidão

O teste de aptidão é realizado online ou em papel. É cronometrado de forma rigorosa e, muitas vezes, não é suposto completar o teste, mas sim responder de forma correta ao maior número possível de questões.

Vantagens de realizar o teste de aptidão online

As vantagens de fazer o teste online passam por disponibilizar de forma imediata os resultados e poder ser realizado numa agência recursos humanos, ou mesmo a partir de casa. Isso torna os testes online particularmente adequados para a seleção inicial num processo de recrutamento, devido ao facto de permitir economizar tempo e dinheiro.

Outras situações em que o teste de aptidão é usado

Nem sempre o teste de aptidão é utilizado em situações de recrutamento de emprego. É comum, também, ser usado quando alguém já trabalha na mesma área de trabalho há muito tempo e quer descobrir em que outro tipo de trabalhos poderia vir a ser bem sucedido.

Veja também: