Publicidade:

Saiba o que o seu tipo de sangue diz sobre si

Sabia que o grupo sanguíneo mais comum em Portugal é o A? Saiba o que o seu tipo de sangue pode revelar sobre a sua saúde.

Saiba o que o seu tipo de sangue diz sobre si
Conheça alguns segredos do seu grupo sanguíneo

Glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plasma e plaquetas são os elementos que compõem o sangue. Mas, então, quais são as principais caraterísticas de cada tipo de sangue? Na verdade, o que distingue os grupos sanguíneos são os anticorpos e os antígenos presentes no sangue.

Assim sendo, os anticorpos caraterizam-se por serem proteínas presentes no plasma e produzidas pelos linfócitos (glóbulos brancos), aquando da entrada de uma substância estranha no organismo. Por outro lado, os antígenos são as substâncias responsáveis pela formação de um anticorpo específico.

Tipo de sangue: o que revela sobre a sua saúde


significado do tipo de sangue

Existem 4 tipos de sangue: A, B, AB, O, que compõem o sistema ABO. No entanto, estes tipos de sangue podem variar entre positivo e negativo e, nesse sentido, é necessário introduzir outro elemento: o RH. Este fator é responsável por determinar se o seu sangue é positivo ou negativo, e também a incompatibilidade de alguns tipos de sangue.

Assim sendo, pessoas com sangue positivo (A+; B+; AB+; O+) podem receber sangue de pessoas com qualquer RH, mas só podem doar sangue a quem tem sangue positivo. Por outro lado, no caso de o seu tipo de sangue ser negativo, pode doar a ambos os tipos, positivo e negativo, mas apenas pode receber do negativo.

Diferentes caraterísticas do tipo de sangue


tipo de sangue

A

Em Portugal, o tipo de sangue mais comum é o A+, sendo que a nível mundial o grupo sanguíneo mais frequente é o tipo O. Deste modo, facilmente se percebe que os tipos de sangue variam consoante a região.

Ainda assim, são relativamente frequentes as campanhas de sensibilização do Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) a apelar à doação de sangue do tipo A negativo. Isto porque este é um tipo de sangue considerado raro, assim como os restantes tipos de sangue negativos. Outra das caraterísticas deste grupo sanguíneo é que se encontra associado ao desenvolvimento de problemas digestivos.

Doar sangue: as pessoas do grupo sanguíneo do tipo A podem doar a pessoas do tipo sanguíneo A e AB e receber de A e O.

B

Este é o tipo de sangue mais comum entre os negros e os asiáticos. Contudo, o tipo B negativo é um dos grupos sanguíneos mais raros, sendo que apenas cerca de 1,5% da população tem este tipo de sangue. No caso do tipo B positivo, os valores passam para 8,5%.

Doar sangue: o tipo B pode doar a B e AB e receber de B e O.

AB

AB é um dos tipos de sangue mais raros e é o tipo de sangue mais propenso a desenvolver problemas de memória. Quando comparado com o sangue do tipo B, este tipo de sangue é ainda mais raro. Apenas uma em cada 170 pessoas tem o tipo de sangue AB.

Doar sangue: indivíduos com AB positivo são apelidados de recetores universais, no entanto, só podem doar para quem tem o mesmo tipo sanguíneo AB.

O

Dentro deste grupo sanguíneo, é necessário fazer uma ressalva relativamente ao tipo de sangue O negativo. Caso necessite de uma transfusão de sangue, o ideal é que receba de alguém com o seu tipo de sangue, mas numa situação de emergência o tipo O negativo pode ser usado por qualquer pessoa, sendo por isso o dador universal. Isto acontece porque não se encontram presentes os antígeno A, B ou RH.

Outra das caraterísticas deste tipo de sangue é o facto de os indivíduos deste grupo sanguíneo terem menos propensão a desenvolver problemas de coração.

Doar sangue: os indivíduos com este tipo de sangue podem doar sangue a qualquer pessoa, porém apenas podem receber de pessoas com o mesmo tipo de sangue.

Veja também: