Publicidade:

Há 4 tipos de consumidores: descubra o seu perfil

Num mundo cada vez mais consumista, é importante saber quais os tipos de consumidores que existem. Descubra o seu perfil.

Há 4 tipos de consumidores: descubra o seu perfil
Saiba mais sobre o perfil dos compradores

Hoje em dia, somos bombardeados a toda a hora com novas informações e novos produtos que despertam o nosso instinto consumista. Assim sendo, já parou para pensar quais são os tipos de consumidores que existem e em que categoria é que está inserido?

Neste artigo, vamos ajudá-lo a catalogar os tipos de consumidores e a perceber qual o seu perfil. De acordo com o teórico Rosseau, o consumidor é “toda a pessoa a quem sejam fornecidos bens e serviços ou transmitidos quaisquer direitos destinados a satisfazer os desejos ou necessidades privadas dessa pessoa”.

Nos últimos anos, o comportamento dos consumidores tem vindo a alterar-se (principalmente com a chegada das novas tecnologias e redes sociais) e, por isso, as marcas adotaram novas estratégias para conquistarem novos compradores e fidelizarem os mais antigos.

Tipos de consumidores: saiba qual o seu


Diversos especialistas têm estudado o comportamento dos consumidores. Assim sendo, deixamos-lhe alguns exemplos mais comuns de tipos de consumidores que existem em todo o mundo.

comprador

Consumista

Este tipo de consumidor age por impulso e compra sem pensar duas vezes. O prazer associado à compra é de tal forma intenso que o consumista passa a estar “refém” dessa sensação efémera (e, por isso, é que sente a necessidade de comprar constantemente).

Consciente

Ao contrário do consumista, o consciente compra apenas o que necessita, no tempo certo e sem nunca gastar mais do que o saldo disponível. Ao contrário do consumista, pensa muito bem antes de fazer qualquer tipo de compra.

Responsável

Este é o consumidor que compara preços, marcas e analisa todas as formas de pagamento. O consumidor responsável idealiza sempre a finalidade do produto em causa e a real utilidade no dia-a-dia.

Emocional

Este consumidor compra por intuição ou por fidelidade a determinada marca sem pensar nas consequências de determinada compra. Estes são os tipos de consumidores mais comuns e que facilmente podem identificar-se consigo. Atualmente, Kotler, um dos grandes estudiosos do Marketing, diz que esta era da globalização tornou os consumidores em influenciadores das marcas.

A evolução do perfil

Todos os consumidores são “hiperconectados” e superestimulados (em média, estamos expostos a 6000 impulsos de compra por dia mas apenas recordamos 27 estímulos). As redes sociais vieram facilitar a vida dos consumidores que são cada vez mais influenciáveis pela opinião de outros compradores.

O mundo está em constante mudança e, por isso, o perfil dos consumidores também tem evoluído. Este não é um tema estanque e, assim sendo, as novas teorias e os novos perfis vão surgindo com o passar do tempo. Esteja atento às tendências do mercado e descubra qual é o seu perfil de consumidor: pode ficar surpreendido.

Veja também:

O E-Konomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro e não é responsável pelos produtos apresentados. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se quiser sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].