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Sabe quais são os tipos de contactos que deve ter no LinkedIn?

O LinkedIn é um rede social profissional muito importante. Fique a par dos 5 tipos de contactos que deve ter no LinkedIn para ter uma rede de sucesso.

Sabe quais são os tipos de contactos que deve ter no LinkedIn?
Expanda a sua rede de contactos de forma correta

Descubra quais os tipo de contactos que deve ter no LinkedIn, pois quando o assunto é a sua carreira, esta é a rede profissional mais robusta em que deve estar inscrito. Se o seu objetivo é o crescimento a nível profissional e claro, o reconhecimento do seu trabalho por parte de outras pessoas da sua área, esta rede, quando bem criada e gerida, pode ser algo significativo.

Mas a grande questão com que várias pessoas se deparam é o facto de não saberem que tipo de contactos devem ou não ter no seu perfil. Para que tenha uma noção, 30 é o número ideal de conexões que deve ter numa fase inicial, de modo a que consiga obter mais visibilidade.

A partir do momento em que começa a ter várias conexões no LinkedIn, isto é, vários contactos, terá a oportunidade de começar a ver o seu feed de uma forma muito mais completa e interessante. Por exemplo, sempre que fizer um post novo, conseguirá obter um feedback muito maior (envolvendo mais contactos) o que, por sua vez, faz com que comecem a surgir novas oportunidades. Interessante, não é?

A verdade é que isto só acontece se os seus contactos forem adequados, ou seja quando se conecta com pessoas que conhece e com cargos relevantes dentro da sua área. Afinal, são essas mesmas pessoas que irão gostar das suas publicações ou interagir consigo através de um simples comentário.

Para que não tenha dúvidas sobre o tipo de contactos que deve ter no LinkedIn, fizemos uma listagem incluindo toda a informação que deve saber.

5 tipos de contactos que deve ter no LinkedIn


redes sociais

1. Familiares e amigos

Pode parecer um pouco estranho, mas a verdade é que deve mesmo considerar alguns dos seus amigos e familiares como uma parte dos contactos que deve ter no LinkedIn.

Está claro que se necessitar da ajuda ou de um conselho profissional de um amigo ou de um familiar, o mais provável é ligar-lhe ou enviar uma mensagem e não usar esta rede. No entanto, é importante que adicione familiares e amigos ao seu perfil no LinkedIn para aproveitar contactos interessantes que eles possam ter nas suas próprias redes profissionais.

Ao manter este tipo de conexões com as pessoas mais próximas de si, poderá estar mais perto do objetivo que quer atingir. Por exemplo, já pensou que o seu primo poderá conhecer o gerente da empresa para onde quer ir trabalhar?

Como pode ver, é extremamente importante manter este tipo de ligações no LinkedIn para que fique mais próximo dos seus objetivos. As conexões que os seus familiares e amigos mais próximos têm, podem fazer com que fique mais próximo do emprego dos seus sonhos. Esta é uma forma simples e eficaz de networking.

2. Colegas de curso ou ex-alunos da faculdade que frequentou

Se está atualmente a frequentar um curso ou uma licenciatura, ou se terminou recentemente os seus estudos, é essencial que adicione ao seu perfil alguns colegas ou ex-colegas de curso.

Esta é mais uma maneira para construir uma rede profissional de sucesso. Afinal, este tipo de contactos estão todos (ou quase todos) na mesma direção, ou seja, na mesma área de trabalho e com objetivos comuns.

Pode até pensar que adicionar colegas de curso ou ex-colegas da licenciatura poderá significar uma ameaça para possíveis ofertas de emprego. Contudo, deve pensar no quão interessante pode ser observar o percurso deles e até mesmo entrar em contacto para trocarem ideias sobre a área.

3. Colegas de trabalho atuais ou de experiências profissionais anteriores

As pessoas com quem trabalhamos diariamente, ou com quem já tivemos a oportunidade de trabalhar e desenvolver projetos, são muito mais do que meros colegas de trabalho.

Os colegas de trabalho lidam connosco diariamente, ajudam-nos a superar as nossas dificuldades e conhecem-nos muito melhor a nível profissional do que alguns amigos. Como tal, opte por fortalecer os seus relacionamentos através de um comentário de uma publicação ou simplesmente por gostar da publicação que ele fez.

Partilhe as publicações dos seus colegas de trabalho que forem pertinentes e vai ver que conseguirá aumentar a sua rede profissional.

Se realizou recentemente um estágio numa empresa, deve conectar-se com os colegas que conheceu e com quem lidou no local de trabalho. Este tipo de contactos podem ser bastante úteis para o seu futuro.

Além disso, os seus colegas podem mesmo ser uma referência para futuras oportunidades de emprego e escrever recomendações, uma potencialidade desta rede à qual é atribuído muito valor.

4. Conhecidos de outras áreas profissionais

É de extrema importância ter uma rede profissional diversificada, isto é, que inclua pessoas de diferentes origens e que trabalhem em setores e funções diferentes das suas, mas que o possam complementar de alguma forma. Por isso mesmo, está na hora de sair da sua zona de conforto e adicionar alguns contactos que não estejam relacionados com o seu local de trabalho.

Se faz parte de equipa de voluntários, por exemplo, deve adicionar essas conexões à sua rede profissional. Lembre-se que as pessoas que tem a oportunidade de conhecer através deste tipo de vivências são um ótimo complemento para a sua rede.

5. Pessoas que possa ajudar profissionalmente

Em todo o seu percurso profissional, não deve apenas procurar pessoas que o possam ajudar ou ser uma mais valia para si. É importante obter, mas também dar ajuda. Por isso, pessoas que saiba que pode ter alguma influência e ajudar a nível profissional são igualmente contactos que deve ter no LinkedIn.

Não tenha medo de aceitar convites e de entrar em contacto com pessoas que procurem algum tipo de aconselhamento profissional e aproveite para transmitir todos os seus conhecimentos obtidos até hoje. Vai ver que se irá sentir muito satisfeito depois de ter ajudado alguém a progredir na sua carreira.

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Catarina Milheiro Catarina Milheiro

Finalista da licenciatura em Gestão de Marketing, entende a partilha de informação através da escrita, como uma forma nobre da comunicação.

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