Publicidade:

Descubra que tipos de seguros pode ter

É importante saber que tipos de seguros existem para que a eles possamos recorrer, se estes se revelarem úteis. Fique a saber tudo.

Descubra que tipos de seguros pode ter
Que categorias de seguros existem?

Muito se ouve falar de seguros: seguro do carro, seguro da casa, seguro de acidentes pessoais e por aí em diante. Uns são obrigatórios, outros opcionais, mas a verdade é que, de facto, são muitos. Neste artigo, explicamos que tipos de seguros há e quais destacamos como os mais comuns.

Tipos de seguros para se salvaguardar


Sucintamente, os seguros servem três grandes propósitos:

  • Proteção em situações de risco
  • Compensação de danos
  • Precaver o futuro

E, para dar resposta a estas 3 questões, foram surgindo várias opções que se dividem em dois grandes tipos de seguros:

  • Seguros de pessoas – fazem parte destes tipos de seguros os de vida, saúde e relativos à integridade física
  • Seguros de danos – incluem os seguros de bens patrimoniais, créditos, etc.

Há, ainda, que ter em atenção que nem todos os seguros são feitos por opção. Alguns são-nos impostos. Por exemplo, se quiser comprar uma casa ou um carro, é obrigado a ter, respetivamente, um seguro habitação ou um seguro automóvel.

Também o seguro de acidentes pessoais é obrigatório. Mas, neste caso, a obrigação é da empresa. Porém, os trabalhadores independentes devem assegurar os seus próprios seguros.

Conheça agora os tipos de seguros mais comuns.

Seguro de vida

A proteção do seguro de vida é útil em dois tipos de situação: em caso de morte e em caso de acidente.

Caso a pessoa segura faleça, alguém, normalmente os herdeiros diretos, recebe um valor acordado no contrato, desde que as condições de morte não sejam contra o definido no mesmo. Por exemplo, suicídios não costumam dar direito a indemnização.

Caso a pessoa segura tenha um acidente e sobreviva, estes tipos de seguros costumam arcar com as despesas de internamento. O tomador do seguro também está protegido caso fique incapacitado.

Seguro automóvel

seguro automovel

Dos tipos de seguros aqui mencionados, talvez seja o mais comum, dada a quantidade de carros que andam em circulação.

O seguro automóvel é obrigatório para se poder circular na estrada. Dentro do seguro automóvel há algumas variantes, mas todos têm a componente de responsabilidade civil, que é obrigatória. Já o seguro contra todos os riscos é opcional.

Confirme que o seu seguro tem a cobertura que pretende para depois não ter uma surpresa desagradável. Não espere até ter um acidente e só nessa altura descobrir que não está protegido em determinada situação.

Seguro habitação

Para quem vive em prédios, o seguro habitação é obrigatório. Protege o imóvel em caso de incêndio ou outros acidentes e, se quiser, também pode proteger os bens que lá se encontram.

Seguro de saúde

seguro de saude

O aumento das taxas moderadoras e a menor capacidade de resposta do Sistema Nacional de Saúde têm feito com que muitos portugueses adiram a seguros de saúde. Em algumas empresas também fazem parte do pacote salarial.

Estes seguros são muito variados, tanto que há os que são muito baratos e outros com prémio de seguro bastante elevados. Pode encontrar-se 3 categorias de seguros de saúde:

  • Seguro por reembolso – aqueles em que o tomador do seguro paga a consulta ou tratamento e depois é reembolsado;
  • Seguro de rede – quando a seguradora tem uma rede de prestadores de serviços, a pessoa segurada escolhe um e paga apenas uma comparticipação;
  • Seguro por reembolso e de rede – seguros que contemplam as duas modalidades.

Se assinar contrato com uma seguradora, tenha muita atenção a todas as cláusulas e à abrangência do seguro que escolhe, porque alguns têm várias limitações e podem não ser assim tão vantajosos.

Seguro de acidentes pessoais

Estes seguros são muito comuns e podem protegê-lo tanto em trabalho como fora dele. Servem para atenuar situações em que tenha um acidente involuntário e podem protegê-lo relativamente a despesas médicas, internamentos e, em alguns casos, na morte.

Seguro de viagem

Com o aumento das viagens por todo o mundo, este é um seguro que toma cada vez mais peso.

Protege os segurados em acidentes que aconteçam em viagem. Algumas das coberturas são assistência em viagem, cuidados médicos, medicamentos, danos sobre terceiros e até mesmo indemnização em situações de morte ou invalidez.

Agora que já conhece vários tipos de seguros, pense bem se há algum que lhe possa estar a fazer falta. Alguns compensam bastante em situações inesperadas, como acidente, doença ou até situações planeadas, como uma gravidez.

Veja também: