Publicidade:

Tomar banho de água fria: conheça 8 benefícios desta prática

Apesar de parecer um pouco desagradável, tomar banho de água fria traz variados benefícios para o nosso corpo. Fique connosco..

Tomar banho de água fria: conheça 8 benefícios desta prática
Tomar banho de água fria é mais benéfico do que pensa

Tomar banho de água fria pode parecer um pouco assustador para alguns, principalmente quando as temperaturas estão mais baixas. Contudo, os benefícios que estão associados aos banhos frios são alguns, inclusive a perda de peso e a prevenção contra o aparecimento de varizes.

Todos nós sabemos que tomar banho é um hábito de higiene e de saúde que faz parte do nosso dia-a-dia. A maioria de nós prefere tomar banho com água quente ou morna, tendo em conta que nos faz sentir um pouco mais relaxados. No entanto, tomar banho de água fria traz uma série de benefícios para o nosso corpo.

8 benefícios de tomar banho de água fria


Se é daquelas pessoas que tem alguma dificuldade em despertar quando se levanta da cama, um banho frio (por muito estranho que possa parecer), pode ajudá-lo a ficar rapidamente mais desperto logo pela manhã.

É um facto que, tomar banho de água fria causa efeitos significativamente positivos no nosso corpo tanto a nível estético como também na sua saúde e bem-estar. Vamos conhecê-los.

duche

1. Ajuda a despertar

Sabemos que não é fácil acordar de manhã cedo e tomar um banho com água fria. No entanto, se tem normalmente alguma dificuldade em despertar e ficar ativo logo pela manhã, esta opção pode trazer mudanças positivas para a sua rotina diária.

A água fria estimula todo o nosso organismo, e é por isso recomendada a toma de um banho frio assim que o dia começa. Além de o ajudar a libertar aquela sensação de cansaço matinal, contribui também para que sinta mais energia ao longo do seu dia.

2. Melhora a circulação sanguínea

Tomar banho de água fria ativa a circulação do sangue no seu organismo. Ou seja, a água fria provoca um ligeiro aumento da frequência cardíaca e, paralelamente, causa uma contração nos músculos, efeitos estes que ajudam a melhorar a circulação do sangue.

Os banhos frios são uma ótima opção para quem se sente permanentemente cansado e sem forças, pois estimulam o nosso corpo de uma forma imediata.

3. Evita o aparecimento de varizes

Todos nós, independentemente de sermos mulheres ou homens, a dada altura na vida começamos a ter um certo medo em relação ao aparecimento de varizes.

Ao optar por tomar banho de água fria está a contribuir para uma melhor circulação do sangue e a provocar a contração muscular. Todo este efeito que a própria água fria provoca no nosso organismo, dificulta o aparecimento de varizes e, muitas vezes, pode até mesmo ajudar a reduzir algumas já existentes.

4. Melhora o aspeto do seu cabelo

Tomar banho de água fria ajuda a melhorar o aspeto do seu cabelo, dado que os nossos cabelos, quando expostos a baixas temperaturas por poucos minutos, tornam-se mais brilhantes e sedosos. Ao mesmo tempo, estamos também a evitar a queda de cabelo.

Mas tenha atenção! Nunca deve lavar a cabeça com água completamente gelada, mas sim com uma temperatura fresca apenas.

5. Mantém a sua pele firme e saudável

A água fria é o melhor tratamento de beleza que pode fazer para a sua pele se manter saudável.

Se quer combater as rugas e a flacidez em algumas zonas do seu corpo, optar por tomar banhos de água fria é a melhor opção que pode fazer. A água fria permite conservar a elasticidade e a firmeza da sua pele, ajudando ainda a eliminar as células mortas e evitando o aparecimento de estrias e celulite.

6. Ajuda a perder peso

Quando tomamos um banho de água fria, automaticamente a temperatura do nosso corpo baixa, o que faz com que haja um maior gasto de energia para conseguirmos manter o nosso corpo quente. Este processo faz com que o nosso metabolismo se torne mais acelerado e conseguimos então queimar algumas calorias.

Para pessoas que sofram de hipotiroidismo ou para quem tem uma metabolismo mais lento, tomar banho de água fria pode ser benéfico.

7. Aumenta as nossas defesas

A água fria aumenta as nossas defesas e, quando optamos por tomar um banho desta forma, estamos a contribuir para uma melhoria das funções do nosso sistema linfático. O  nosso corpo reage de forma imediata e estimula o sistema imunológico, fortalecendo-o. Desta forma, o seu corpo conseguirá responder melhor a alguns tipos de vírus ou infeções.

Além disso, e por incrível que pareça, quando toma um banho de água fria está a aliviar o stress que tem acumulado e a ansiedade.

8. Ajuda a recuperar do exercício físico

Os banhos de água fria são também bastante recomendados após a prática de exercício físico, dado que ajudam a aliviar as dores musculares e a acelerar e recuperação dos músculos.

Todos estes fatores contribuem para o bom funcionamento do seu organismo e para, ao mesmo tempo, o fortalecer.

Veja também:

Catarina Milheiro Catarina Milheiro

Finalista da licenciatura em Gestão de Marketing, entende a partilha de informação através da escrita, como uma forma nobre da comunicação.