Publicidade:

Aprenda a distinguir qual o melhor tónico para cada tipo de pele

Sabia que há um tónico para cada tipo de pele? Descubra qual é o melhor e mais adequado para a sua e tenha uma pele bonita e saudável.

Aprenda a distinguir qual o melhor tónico para cada tipo de pele
Não há desculpa para não tonificar a pele

Que o tónico é essencial em qualquer rotina de beleza já todas sabemos. Em regra, é ele que representa o último passo da rotina de limpeza da pele, servindo para remover alguns resquícios de sujidade ou maquilhagem que possam ter permanecido mesmo após termos lavado o rosto, equilibrando o pH da pele. Fomos, por isso, em busca do melhor tónico para cada tipo de pele.

Com efeito, embora todas devamos usar tónico de forma a garantir a limpeza total da pele e a remoção da sujidade (um dos segredos de uma pele bonita é precisamente o rigor na limpeza, como fazem as coreanas e as japonesas), nem todas podemos usar o mesmo tónico. Ou seja, como os diferentes tipos de pele têm necessidades específicas (por exemplo, uma pele oleosa tem necessidades diferentes de uma pele seca), há que procurar um tónico que seja adequado à necessidade da nossa pele no momento.

Assim, mostramos-lhe abaixo que tónico escolher em função da sua pele. Descubra e cuide ainda melhor do seu rosto.

Como saber qual o melhor tónico para cada tipo de pele?


tonico ideal para cada tipo de pele

Peles secas

Se a sua pele é seca, deve evitar tónicos com álcool, uma vez que secam ainda mais a pele. Prefira um tónico suavizante que deixará a pele fresca e limpa, sem que fique com a sensação de repuxamento. Hoje em dia são já vários os tónicos sem álcool no mercado, pelo que tanto pode optar por um de uma marca de farmácia como por um de supermercado. Marcas como a Garnier (bastante acessível e que pode ser encontrada em super e hipermercados) ou a Lancôme (encontra em perfumarias ou online) têm soluções bastante interessantes de tónicos específicos para peles secas.

Peles oleosas

Tem pele oleosa? Então, deve escolher com cuidado o seu tónico facial. O ideal é que use um que tenha na sua composição ácido salicílico, uma substância que ajuda a limpar os poros obstruídos, esfoliando e removendo as células mortas. Importante é também que tenha sempre em atenção o facto de dever escolher tónicos sem comedogénicos. Isto é, sem qualquer ingrediente que possa obstruir os poros.

Lembre-se que é muito importante que mantenha a pele limpa e que use produtos específicos de hidratação que regulem o excesso de sebo, enquanto purificam e hidratam a tez.

A La Roche Posay e a Vichy são algumas das marcas que têm tónicos específicos para peles oleosas. Pode encontrá-las em parafarmácias em todo o país.

Peles sensíveis

As peles sensíveis e reactivas precisam de algum cuidado na hora de tonificar. Assim, se é dona deste tipo de pele, opte sempre por tónicos calmantes, suavizantes ou hidratantes, sem álcool, que acalmem a pele enquanto equilibram o seu pH. O importante é, portanto, que opte por fórmulas menos agressivas e mais suavizantes, como a deste tónico da Vichy. Pode encontrar este tipo de tónicos quer em marcas de supermercado, como nas de parafarmácia e perfumaria.

Peles maduras

As peles maduras também precisam de cuidados específicos e, nesse sentido, tonificar com um produto que tenha substâncias activas como os alfa-hidroxiácidos permitirá eliminar as células mortas da pele, renovando a tez, o que resulta numa pele mais bonita e viçosa. Com efeito, há várias marcas com cuidados dirigidos às peles maduras. Entre elas conta-se a Thalasso que tem um tónico que atende as necessidades específicas deste tipo de pele, deixando-a mais bonita e saudável.

Agora que já sabe qual o melhor tónico para cada tipo de pele, da próxima vez que for escolher um tenha estas dicas em atenção. Verá que, após algumas semanas a tonificar a pele com um produto indicado para as suas necessidades, a sentirá mais bonita e revigorada. E lembre-se que, para além da questão estética, cuidar do rosto e da pele é também uma questão de saúde. Afinal, a pele é o nosso maior órgão.

Veja também:

Catarine Martins Catarine Martins

Licenciada em Direito pela Universidade de Coimbra, trocou as leis pela escrita e a cidade dos estudantes pelo Porto. Pelo meio, transformou a eterna paixão pela moda num blog, o Le Fashionaire e assumiu, com orgulho, que o jogo das palavras é o seu preferido.