Publicidade:

Como criar toques para telemóvel personalizados

Cansado de olhar para o smartphone sempre que ouve um toque igual ao seu? Saiba como criar toques para telemóvel personalizados.

Como criar toques para telemóvel personalizados
Efeitos sonoros, falas de filmes, músicas: tudo pode ser utilizado como toque

Ter toques para telemóvel diferentes dos que vêm por defeito com o seu dispositivo não só é divertido como até bastante útil. Imagine que pode associar um toque diferente a cada um dos seus contactos mais frequentes, ou mesmo associar um som ou uma música ao seu telemóvel para os seus contactos ouvirem quando ligam para si.

Para além de divertido, pode ser útil identificar imediatamente quem lhe está a ligar sem tirar o telemóvel do bolso, ou tentar impressionar quem lhe está a ligar fazendo essa pessoa ouvir uma música ou um som específico enquanto não a atender.

O melhor de tudo é que não é nada difícil criar toques para telemóvel personalizados. Pode fazê-lo rapidamente no seu telemóvel ou no seu computador. Ora veja.

Como personalizar toques para telemóvel


Comprar um novo toque

toques para telemóvel

Existem muitos toques para telemóvel disponíveis nas aplicações oficiais como a App Store ou a Play Store. Pode procurar ringtones (toques) ou notifications (sons para configurar as suas notificações) e alarms (sons para configurar o seu alarme).

As opções são muitas, desde clips com efeitos sonoros específicos a excertos de músicas e até frases de filmes. Quer tenha um Android ou um iPhone, basta comprar o toque e fazer o seu download para o telemóvel.

No iPhone tem ainda a opção de comprar toques através do iTunes. Basta tocar no More (botão no canto superior direito), tocar em Tones e escolher entre músicas, diálogos ou efeitos de som. Os preços variam, mas nunca vão muito além dos 0,90€ ou 1,50€ por toque.

Outra opção é ver se a sua operadora tem alguma aplicação de toques para telemóvel. Se tiver quer dizer que poderá escolher toques a partir de bibliotecas que costumam ser regularmente renovadas. Essa app poderá também oferecer-lhe um outra opção interessante: colocar toques ou outros clips de som como ringdings.

Um ringding é uma música ou um som que irá tocar para quem ligar para o seu telemóvel. Esta opção é especialmente interessante para quem tem um telemóvel mais profissional ou associado a uma pequena empresa caseira. Este tipo de serviço vai permitir-lhe personalizar a música ou o som que quem chama vai ouvir enquanto espera e pode ser escolhida em função de quem lhe está a ligar.

Ao contrário dos toques que terá de armazenar no seu telemóvel, os rindings são armazenados pela operadora. Os custos associados ao serviço ringding podem variar.

toques para telemóvel

Criar um novo toque sem pagar

Senão quiser gastar dinheiro em toques para telemóvel, existem muitas plataformas online que oferecem toques gratuitos, como o Zedge.

No entanto, se o que pretende mesmo é originalidade ou ter um toque que nunca encontrou nas bibliotecas online, saiba que facilmente o pode fazer sozinho, gravando o seu toque ou utilizando um som ou música que queira ver transformado(a) em toque.

Basta que para isso tenha no seu computador ou smartphone o ficheiro de som que lhe interessa. A via streaming – mesmo no caso das faixas para reprodução offline de aplicações como o Google Play Music ou o Spotify -, não permite a edição para transformar em toque, por isso terá mesmo de ter o ficheiro ou gravar um nos formatos adequados.

Formatos de som

Para o sistema Android, o formato MP3 pode ser utilizado diretamente como toque, mas o mesmo já não acontece no iPhone. Se é um utilizador de iPhone, já deve ter percebido que não consegue configurar um música da sua biblioteca (em formato MP3) para ser um toque para telemóvel, como acontece no Android. Isto porque a Apple criou um formato próprio para os toques, que é o M4R. Este formato funciona com Codificação Avançada de Áudio (AAC) como compressão padrão.

O que, à partida, parece um aborrecimento pode até ser uma vantagem em termos de qualidade final do som e tamanho do ficheiro. Isto porque este formato consegue comprimir muito o tamanho, sem perder a sua qualidade de som, garantindo que a memória e a performance do seu telemóvel não são afetadas pelos toques, por mais extravagantes que sejam.

Existem online conversores gratuitos para M4R, como o Ringtone Maker, por isso, se é um utilizador de iPhone, não se deixe limitar à biblioteca da App Store. O próprio iTunes, na área de criação de toques, permite fazer essa conversão.

Editar o seu clip de som

Já tem no seu dispositivo o ficheiro de som que quer utilizar, mas agora acha-o demasiado longo ou quer apenas utilizar uma parte? É aqui que entram os editores de som gratuitos, que pode encontrar online.

O nosso destaque vai, mais uma vez, para o Ringtone Maker – que para além de conversor de formatos também permite editar -, ou para o conhecido Audacity, mas existem muitos mais online, com graus de complexidade diferentes para utilizadores mais ou menos avançados no mundo da edição. Estes dois são bons para utilizadores iniciados.

Depois de instalado o software de edição, o seu funcionamento básico não varia muito de aplicação para aplicação. O que vai abrir, depois de selecionar ou carregar o seu ficheiro de som ou música, é um player para que possa selecionar a parte do som que quer ver transformada em toque para telemóvel.

A aplicação também poderá oferecer opções de fade in e fade out, para suavizar o corte que fizer ao som, de forma a que não comece ou acabe abruptamente. Depois, só terá de salvar as suas alterações. Já sabe, de preferência em MP3 para Android e em M4R para iPhone.

Para concluir, basta configurar a aplicação do seu novo toque à função que quiser: toque de chamada, toque de alarme, toque de notificação ou outra. Se, por algum motivo, não visualizar logo o novo clip de som que acabou de gravar, execute o sync tones no iPhone ou ligue e desligue o seu Android para que as pastas sejam atualizadas.

Veja também: